A fortaleza de aço em Titã é considerada uma base inexpugnável dos superpesados. O último lare, [[Hotrenor-Taak]], está em um voo para a fortaleza de aço. Ele quer causar perturbações, de modo que uma força expedicionária de [[Gaia]] possa pesquisar ao redor do Sistema [[Solar]] sem serem molestados. Com um space-jet especialmente preparado ele voa para Titã e chega lá pouco antes de Detrolanc.

Quando [[Hotrenor-Taak]] pousa em Titã, ele é imediatamente detido por Mimikar, o comandante da fortaleza de aço. Detrolanc, que como Grande Herói de [[Paricza]] tem um posto mais alto do que o de Herói de [[Paricza]] de Mimikar, ordena a liberação de [[Hotrenor-Taak]], mas ele também é detido. No entanto Yargonz aciona as armas da nave auxiliar e força a liberação de Detrolanc e, portanto, também de Hotrenor-Taak.

Uma pequena frota de naves de pesquisa voa de [[Gaia]] para o Sistema Solar. E estas naves de pesquisa são até mesmo localizadas no Sistema [[Solar]], mas Detrolanc espera um caso semelhante ao que já lhe custou 83 naves, e deixa as naves de pesquisa sem serem molestadas. Em breve, é afirmado por [[Kershyll Vanne]] que o sol anão [[Duende]], que já fora reduzido para não mais de 10 km de tamanho, será transformado em um buraco negro. A muitos milhões de anos-luz de distância, no Sistema [[Medalhão]], o brilhante cientista Payne Hamiller faz uma descoberta semelhante: também [[Medalhão]] está se convertendo em buraco negro. [[Kershyll Vanne]] entra em contato com o concepto [[Homer G Adams]] e fica confirmado que a Terra e a [[Lua]] devem usar os dois buracos negros como via de transmissor.

Um robô chamado Babboch e dois empregados são colocados à disposição do lare. Babboch deve espiar [[Hotrenor-Taak]], mas Babboch pôde ser manipulado usando Messerschmitt, um robô estacionário convertido a bordo do space-jet. [[Hotrenor-Taak]] começa a depositar cargas explosivas miniaturizados em toda a fortaleza de aço. Embora o superpesado Zuffraq esteja suspeitando dele, [[Hotrenor-Taak]] o prende facilmente usando Babboch.

Yargonz quer investigar os rumores de que a consciência de Leticron ainda vive: ele deve estar preso em uma pedra de metal [[TEP]] em uma das colunas do pátio das colunas. A fim de libertar Leticron, ele busca apoio de Mimikar e o liberta de seu cativeiro. Isso cria confusão suficiente para permitir a fuga de [[Hotrenor-Taak]] com seu space-jet.

Quando [[Hotrenor-Taak]] explode as bombas, Detrolanc já teve o suficiente. Ele assume que um grande ataque contra a sua base é iminente, e dá a ordem para abandonar a fortaleza de aço Titã. Pouco tempo depois, a frota dos superpesados se afasta.

Gostou deste resumo? Quer ler todos os emocionantes detalhes desta história? Então não perca tempo, pois este livro já foi lançado na versão digital SSPG.

Confira como adquirir PR848 - Titã, o Último Bastião (Digital) diretamente no site da SSPG.