• Home

PR1503 – Situação de Crise: Topsid

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

c1503

Os intrusos do Galacticum – um povo é exposto

Título Original: Krisenfall Topsid

Autor: Robert Feldhoff

Tradutor: Paulo Lucas

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 11/06/1990

Publicação no Brasil: Novembro de 2017

Época: 1169 NCG

Local da ação: Topsid

Personagens principais: Shakian-Grod, Alker-Grod, Gorgol, Dao-Lin-H’ay, Homer G. Adams

Resumo

Desde 1149 NCG o Galacticum tenta introduzir o padrão galáctico no planeta Topsid, que recaiu no primitivismo e foi dividido em três blocos. Em 1155 NCG, depois que a indústria e a economia de Topsid chegaram no nível necessário, o Mahkaman da Liga Enshgerd-Ahk do sistema Genshaka, o Trakrun do Império Trukrek do sistema Trukanu, o Kimako da Aliança Guragkor-Gmen no sistema Kogmena, todos mundos coloniais, conseguem acabar com as lutas internas. Cada um dos três reinos consegue obter doze fortificações de vigilância da antiga Barreira de Cronopulsos. O subsequente e rápido rearmamento de Topsid fez com que o Galacticum, em 1156 NCG, criasse um embargo de armas. Mas todos os três Estados tópsidas conseguiram um lugar na comunidade de povos.

No começo de novembro de 1169 NCG, Dao-Lin-H’ay informa a Homer G. Adams sobre incidentes entre espaçonaves tópsidas e unidades dos povos de Hangay, que ela representa como Conselheira Galáctica. Por meio de pressão econômica, Adams consegue obrigar os tópsidas a conceder acesso ao seu planeta para uma comissão do Galacticum formada por terranos, blues, unitros e ferrônios, além de Dao-Lin-H’ay. O representante do triunvirato de Enshgerd-Ahk é Shakian-Grod, filho de fazendeiros desapropriados que frequentou a escola de sabotadores e mais tarde ingressou na carreira diplomática, é pressionado pelo clone Gorgol, seu professor e atual diretor de inteligência da Liga, a assassinar Dao-Lin-H’ay, representante dos odiados habitantes de Hangay. O diplomata, convencido de que só uma Topsid unida pode encontrar reconhecimento na Via Láctea e, portanto, que seu povo tem de enxergar inimigos em todos os povos extragalácticas, atrai a kartanin, em 29 de novembro, para uma armadilha. Mas ele a salva no último momento e é executado como suposto traidor em nome do triunvirato.

Em 15 de novembro, Willom leva Sato Ambush para bordo da ANEZVAR e parte com o pararrealista e Eirene para Akkartil. Em 30 de novembro, Perry Rhodan parte com a ODIN; Reginald Bull, Alaska Saedelaere, Ernst Ellert e Testare com a CIMARRON; Atlan com a KARMINA; e Gucky, Beodu e Salaam Siin com a HARMONIA. Todos para o setor Simban.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.