PR1503 – Situação de Crise: Topsid

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

c1503

Os intrusos do Galacticum – um povo é exposto

Título Original: Krisenfall Topsid

Autor: Robert Feldhoff

Tradutor: Paulo Lucas

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 11/06/1990

Publicação no Brasil: Novembro de 2017

Época: 1169 NCG

Local da ação: Topsid

Personagens principais: Shakian-Grod, Alker-Grod, Gorgol, Dao-Lin-H’ay, Homer G. Adams

Resumo

Desde 1149 NCG o Galacticum tenta introduzir o padrão galáctico no planeta Topsid, que recaiu no primitivismo e foi dividido em três blocos. Em 1155 NCG, depois que a indústria e a economia de Topsid chegaram no nível necessário, o Mahkaman da Liga Enshgerd-Ahk do sistema Genshaka, o Trakrun do Império Trukrek do sistema Trukanu, o Kimako da Aliança Guragkor-Gmen no sistema Kogmena, todos mundos coloniais, conseguem acabar com as lutas internas. Cada um dos três reinos consegue obter doze fortificações de vigilância da antiga Barreira de Cronopulsos. O subsequente e rápido rearmamento de Topsid fez com que o Galacticum, em 1156 NCG, criasse um embargo de armas. Mas todos os três Estados tópsidas conseguiram um lugar na comunidade de povos.

No começo de novembro de 1169 NCG, Dao-Lin-H’ay informa a Homer G. Adams sobre incidentes entre espaçonaves tópsidas e unidades dos povos de Hangay, que ela representa como Conselheira Galáctica. Por meio de pressão econômica, Adams consegue obrigar os tópsidas a conceder acesso ao seu planeta para uma comissão do Galacticum formada por terranos, blues, unitros e ferrônios, além de Dao-Lin-H’ay. O representante do triunvirato de Enshgerd-Ahk é Shakian-Grod, filho de fazendeiros desapropriados que frequentou a escola de sabotadores e mais tarde ingressou na carreira diplomática, é pressionado pelo clone Gorgol, seu professor e atual diretor de inteligência da Liga, a assassinar Dao-Lin-H’ay, representante dos odiados habitantes de Hangay. O diplomata, convencido de que só uma Topsid unida pode encontrar reconhecimento na Via Láctea e, portanto, que seu povo tem de enxergar inimigos em todos os povos extragalácticas, atrai a kartanin, em 29 de novembro, para uma armadilha. Mas ele a salva no último momento e é executado como suposto traidor em nome do triunvirato.

Em 15 de novembro, Willom leva Sato Ambush para bordo da ANEZVAR e parte com o pararrealista e Eirene para Akkartil. Em 30 de novembro, Perry Rhodan parte com a ODIN; Reginald Bull, Alaska Saedelaere, Ernst Ellert e Testare com a CIMARRON; Atlan com a KARMINA; e Gucky, Beodu e Salaam Siin com a HARMONIA. Todos para o setor Simban.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir