• Home

PR1520 – Negócios com Topsid

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

c1520

O segredo dos L’ung – uma kartanin caça traficantes de armas

Título Original: Geschäfte mit Topsid

Autor: Marianne Sydow

Tradutor: Delgado

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 8/10/1990

Publicação no Brasil: Junho de 2018

Época: 17 de Abril a 1 de Setembro do ano de 1170 NCG

Local da ação: Humanidrom, Terra, Kartan

Personagens principais: Dao-Lin-H’ay, Ronald Tekener, Alaska Saedelaere, Ernst Ellert, Testare, Teng-Ciao-L’ung

Resumo

Em 17 de abril do ano de 1170 NCG, Dao-Lin-H’ay se sente entediada no Humanidrom e assiste o discurso de abertura de Perry Rhodan. Quando ela deixa a reunião do Galacticum em busca de seus aposentos, ela encontra um tópsida obviamente perdido. Embora ela vá em seu auxílio, ele se mostra hostil e foge. Ele perde um objeto que a kartanin identifica como um apontador de garra da família L’ung. Quando testemunha, pouco depois, que os tópsidas anunciam a anexação de planetas já colonizados, ela suspeita que o duvidoso clã L’ung está envolvido em negócios de armas com Topsid e decide prosseguir na investigação de suas suspeitas.

Em 21 de julho do ano de 1170 NCG, Alaska Saedelaere, Ernst Ellert e Testare chegam à Terra. Eles se apresentam imediatamente no QG da Liga Hanseática e pedem apoio para seu projeto de procurar em Fornalha por pistas da superinteligência AQUILO. Mas, devido à ausência de Homer G. Adams, não têm sucesso. Em desespero, eles se dirigem a Ronald Tekener, que também estava na Terra. Ainda assolado pelo remorso, o Smiler considera incompreensível o fato de ele ter atirado sem hesitação no nakk Clistor em Peregrino. O fato de que os outros antigos imortais nunca aceitariam isso faz com que ele se lembre do maldito tempo posterior à morte de Jennifer Thyron, no qual ele se sentia isolada do resto do grupo. Quando é informado da pista encontrada pelos buscadores de AQUILO, ele imediatamente se sente entusiasmado e presta assistência aos mesmos. Ele providencia junto à Liga Hanseática Cósmica a cessão da TAMBO, uma espaçonave pequena, mas poderosa. Em 25 de julho, os companheiros partem na direção de Cata-vento.

Em 6 de agosto, Dao-Lin-H’ay se encontra em To-zin-kartan, a capital de Kartan. Lá ela se apresenta diante das Mulheres Superiores e pede seu apoio. Supostamente ela quer reforçar as relações comerciais entre a Liga Hanseática Cósmica e o reino kartanin. Para isso, ela procura contato com os dirigentes das empresas kartanin. A recepção é fria, mas a Mulher Superior Teng-Ciao-L’ung, um macho kartanin, concorda em conceder ajuda.

Durante a visita a uma das fábricas da família L’ung, uma porta trancada cai sobre Dao – uma circunstância mais do que incomum em Kartan. Na noite seguinte, ela penetra sorrateiramente no edifício e consegue encontrar os documentos da empresa. Em resumo, foi criado um sistema de transporte de armas na direção da Via Láctea e estabelecidos grandes negócios com o reino tópsida Trukrek-Hun. Dao pega provas suficientes do negócio e se retira.

Em 8 de agosto, a TAMBO chega a Kartan. Ao tentar obter permissão para falar com as Mulheres Superiores, Ronald Tekener e seus companheiros são enviados para Teng-Ciao-L’ung. Para o Smiler, o kartanin parece quase aliviado quando descobre que seus visitantes estão apenas de passagem e pretendem seguir para Fornalha. Assim, ele oferece apoio e permite que Tekener apresente suas preocupações em uma reunião das Mulheres Superiores. Antes da reunião, o terrano procura Dao-Lin-H’ay, que Teng-Ciao-L’ung informou estar no planeta.

Quando Tekener e Dao-Lin-H’ay se apresentam diante das Mulheres Superiores, Mei-Mei-H’ar informa que o pedido de assistência não será concedido. Os kartanins resolveram há algum tempo que deixariam os nocturni cuidarem de si mesmos, a fim de dar-lhes uma oportunidade de se recuperarem dos efeitos do choque de DORIFER. Mas Dao não se abate diante destas declarações e decide partir para a ofensiva. Quando fica claro que pelo menos as Mulheres Superiores Teng-Ciao-L’ung e Can-Tang-W’u não são avessas a ajudar os terranos, Dao vai com tudo. Ela ameaça tornar público como as Mulheres Superiores repeliram Ernst Ellert quando este pediu ajuda para a Via Láctea, há centenas de anos, mas elas só enviaram a corroída NARGA SANT, tripulada por revolucionários impopulares. Os kartanins querem evitar este escândalo a todo custo e cedem. A WO-MUN e a CHIANG-LU acompanham a TAMBO.

Após o inesperado sucesso da visita às Mulheres Superiores, Tekener conversa com Dao-Lin-H’ay. Ele quer saber da antiga Voica o que realmente está acontecendo em Kartan e por que ela escondeu em sua partida que queria visitar sua terra natal. Mas ela se mostra distante e explica que queria visitar G’hori-S’osh – um local de culto de sua família. Mas a resposta não satisfaz o Smiler, que segue secretamente a kartanin. Chegando ao destino, Tekener se vê em meio a pesada tempestade de neve. Quando ele é atingido por um pedaço de gelo e cai inconsciente, é Dao-Lin-H’ay que o salva e o leva de volta a bordo de seu planador.

No caminho de volta para a capital, a kartanin esclarece para Tekener o pano de fundo de sua visita a Kartan. Numa decisão repentina, os dois decidem visitar de novo as Mulheres Superiores e apresentar os documentos roubados por Dao-Lin-H’ay como prova das maquinações de L’ung. Como resultado, Teng-Ciao-L’ung é forçado a retroceder e os dez cargueiros armas vendidas para Topsid ainda podem ser detidos. Dao-Lin-H’ay e Ronald Tekener depois voltam com a ARDUSTAAR para a Via Láctea enquanto a TAMBO, com os buscadores de AQUILO é acompanhada pelas duas naves kartanins, seguem em direção a Fornalha. Na Terra raia o dia 1º de setembro do ano de 1170 NCG.

 

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.