• Home

Informações

Informações sobre o Projeto Traduções.

e-books e e-readers

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

kindleVocê precisa mesmo de um e-reader?

Um e-reader é o que você precisa e que vai atender suas necessidades? Antes de qualquer coisa, é necessário analisar se o que você precisa não é um tablet/foblet e/ou um notebook.

O propósito do e-reader é substituir o livro de papel. Apenas isso. Não é acessar a Internet, enviar emails, ver fotos, embora até de para fazer isso, com dificuldades. Mas se você quer comprar um e-reader para isso, então o recomendado é que comece a avaliar um tablet ou notebook.

Eu iniciei minhas leituras no notebook, o que não foi nada agradável. Posteriormente passei para o iPad 2, porém continuou desagradável devido ao peso. Adquiri o Galaxy Table 2 de 7″ e fiquei bastante satisfeito, pois, tinha quase tudo do notebook/iPad e ainda por cima, pela leveza tornou-se muito cômodo ler no mesmo. Porém ainda estava num dilema, tinha que carregar um telefone e um tablet para fazer tudo que eu queria. Por fim adquiri o Galaxy Note II para substituir o tablet e o Smartfone, já que ele é um foblet (mistura de telefone com tablet) e posso dizer que este é o caminho ideal para qualquer um que queira ler normalmente.

Tudo isso é para deixar bem claro uma coisa: Smartfone/tablet/foblet é uma coisa, e-reader é outra.

O foblet me permitiu ler ebooks, mas com o tempo começou a incomodar minhas vistas. O Kindle (o e-reader, não o Kindle Fire) é como ter um livro de papel dentro de um dispositivo eletrônico e essa é a maior vantagem dele, por agregar os dois mundos.

Então a pergunta aqui é: você lê muito, a ponto de ficar com a vista doendo ao ler no PC/notebook/smartfone/tablet/foblet? Se sim, já pensou em ler livros usando a tecnologia disponível para isso?

Se você respondeu negativamente talvez o que você precise é de:
Um tablet, no que sugiro um Galaxy Table 3 de 7″ que é barato, tem as vantagens do Android e é muito bom. Se você gosta do IOS, e prefere a MAC, um iPad Mini que é mais caro e tem as vantagens do mundo Mac.

Ou um foblet, no que sugiro um Galaxy Note II e que é mais barato ou um Galaxy Note III que é o último lançamento, e por isso mais caro. Podem existir outros aparelhos nesse seguimento, mas não me aprofundei o suficiente para opinar mais extensamente sobre o assunto.

O iPad e Cia já possui o iBook que é um excelente leitor de ebooks, já aparelhos com Android, independente de qual seja, sugiro a instalação do Moon+ Reader que lê ePub, mobi, chm, cbr, cbz, umd, fb2, txt, html, rar, zip ou OPDS além de enumeras funcionalidades.

Ok, se você leu até aqui, e respondeu positivamente as perguntas acima, então é mesmo o e-reader que você precisa, veja detalhes abaixo:

koboCom luz ou sem luz?

Avalie também se, com base nos seus hábitos de leitura, você precisa de um e-reader com luz embutida ou não. Você costuma ler em ambientes sem luz? Você tem facilidade para iluminar o e-reader, se necessário, ou precisa que ele já tenha esta funcionalidade?

Eu, por exemplo, gosto de ler à noite, mas não posso ficar incomodando minha esposa e filha, então precisei de um dispositivo com luz embutida.

Comparação dos modelos básicos

Segue comparação dos modelos básicos das linhas Kindle, Kobo e Lev, comparando as características dos equipamentos equivalentes nestas três linhas de e-readers. A maior diferença entre estes modelos e os do próximo tópico é que estes não possuem iluminação embutida para leitura em ambientes escuros.

comp1

levComparação entre os modelos com iluminação embutida

Segue comparação dos modelos de e-readers de cada linha que oferece iluminação embutida para leitura em ambientes escuros ou com pouca luz.

comp2

Este artigo contem diversas referências e textos dos artigos postados no site http://www.vidasempapel.com.br/, devidamente adaptados ao contexto do Projeto Traduções e minhas próprias experiências no assunto, além da necessidade de responder as dúvidas de seus integrantes postadas na Lista do grupo. Sugiro a leitura dos excelentes textos e artigos postados principalmente por Cris Ferreira no site citado.

Imprimir Email

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.