• Home

Ciclo 04 - O Segundo Império

Episódios 150 a 199 – Período da história: 2326 a 2329
Data de publicação na Alemanha: 1964 a 1965
Data de publicação no Brasil: 1979 a 1983

O superser “Aquilo” espalha 25 ativadores celulares pela galáxia, levando as inteligências da Via Láctea a uma corrida pela imortalidade. Os terranos entram num conflito com os blues, seres que criaram um poderoso império no setor oriental da galáxia. O mundo colonial Plofos rebela-se contra o Império Solar.



PRBR 0150Os terranos registram o ano 2326. Atlan renunciou ao posto de Imperador de Árcon e fundou a United Stars Organization (USO), um tipo de “corpo de bombeiros galático”, que intervém em todo local onde a Segurança Solar não é capaz de agir.

Neste ano “Aquilo” torna-se ativo novamente e espalha vinte e cinco ativadores celulares pela galáxia. Junto com muitos outros seres, os especialistas da USO também os procuram, entre eles terranos adaptados ao meio ambiente como o siganês Lemy Danger e o ertrusiano Melbar Kasom. Inveja e ciúme dominam o cenário, e incontáveis seres procuram pela imortalidade. A mutante Anne Sloane possui um ativador, porém devido a isso é morta por um especialista da USO rebelde do povo dos antis. Lemy Danger consegue chegar ao executor, porém ele é morto durante uma tentativa de fuga, durante a qual Danger atinge o ativador celular. Um gerador gigante clandestino entra em atividade e irradia ondas energéticas pentadimensionais, com consequências catastróficas.

No planeta Zannmalon são descobertas gigantescas quantidades de ovos, onde estão os chamados gafanhotos córneos. Em pouco tempo toda a superfície é devorada pelas vorazes lagartas.

Também há gafanhotos córneos em muitos outros planetas, que começam a se multiplicar logo depois. Com ajuda de seu ácido de gafanhoto eles conseguem dissolver matéria e devorar qualquer material orgânico ou inorgânico. O que surge no momento de sua divisão é um fluido compacto e incolor, o molkex.

A superfície do planeta é primeiramente devorada de uma vez e transformada num poderoso lago de molkex, e depois disso as lagartas dissolvem-se igualmente em molkex. O planeta está então coberto por um oceano de molkex. Do molkex surgem finalmente os gigantescos vermes do pavor, e de seus ovos saem novamente gafanhotos córneos.

Depois os terranos descobrem que os ovos dos vermes do pavor maturaram-se através de um impulso dado pelos geradores da frente de choque energético gravitacional. Em um mundo aquático há o primeiro contato entre homens e um verme do pavor. Este dá aos terranos o segredo do valor de sua espécie e estabelece com eles uma aliança contra seus senhores, os senhores do Segundo Império.

Os vermes do pavor são compreendidos através de conversores de símbolos e são pacíficos por natureza, além de serem altamente inteligentes. Seu organismo pode transformar energia incidente em massa corporal. O tempo de vida dos vermes do pavor é em média 900 anos, e pouco antes de sua morte um verme do pavor faz um sistema de cavernas com numerosos caminhos, onde coloca até 150.000 ovos.

Um comando explorador descobre o planeta gigante Hércules, em cuja terceira lua Impos se encontra um ativador celular e também um poderoso planetário de um povo antigo, os chamados oldtimers.

O físico e astrônomo Tyll Leyden descobre que há 1,2 milhão de anos um gigantesco ser multidimensional surgiu na Via Láctea e devorou em seu caminho incontáveis sistemas estelares. Ele encontrou um fim para seu caminho de destruição no mundo Impos, cujos habitantes, os oldtimers, conseguiram apresentar-lhe resistência. Eles conseguiram criar uma zona de sobrecarga, na qual o ser denominado Suprahet entrou e absorveu completamente, e ele finalmente explodiu. Uma grande parte de sua massa estável materialmente se espalhou nas proximidades, e originou os planetas Hércules e Tombstone.

Tombstone se tornou o ponto de origem e mundo natal dos vermes do pavor. Durante mais de um milhão de anos eles vegetaram lá, até quando foram descobertos pelos blues, há cerca de 3.000 anos atrás. O planeta foi devorado em virtude da metamorfose dos gafanhotos córneos até ter apenas 10 por cento de sua massa original e assim privando os vermes do pavor de um local para viver. Os blues prontificaram-se a levar os vermes do pavor para outros mundos antes do amadurecimento dos ovos. Por isto eles exigem para si uma grande parte do molkex produzido pelos gafanhotos córneos. Os vermes do pavor também devem estar à disposição para servirem como exército de ajuda.

Finalmente os blues passaram a utilizar cada vez mais geradores de frentes de choque energético gravitacionais para maturar artificialmente os ovos, com o objetivo de terem cada vez mais molkex à sua disposição e para blindar suas espaçonaves, que assim se tornam quase indestrutíveis.

Devido à sua grande fecundidade os blues espalharam-se em curto tempo no Eastside, onde eles construíram um gigantesco império estelar. Os divididos povos blues são dispersos entre si e conduzem violentas guerras fratricidas. O povo principal são os gatasenses, os únicos cujas naves de guerra possuem uma cobertura de molkex. Terranos e blues entram em encarniçadas lutas. Os homens descobrem que eles só poderão ganhar a guerra através de uma nova arma, que deverá destruir as blindagens de molkex do inimigo. Eles seguem a pista do segredo da blindagem de molkex e desenvolvem as bombas anti-molkex.

Estas bombas levam à virada a favor dos terranos. Os gatasenses capitulam e assinam finalmente um tratado de paz com a Terra.

Pouco depois, no ano 2328, ocorre uma rebelião de colonos terranos contra o Império Solar. O líder é Iratio Hondro, o governante de Plofos.

No planeta Stup astronautas terranos ficam no domínio de uma emocio-radiação, que diminui a capacidade cerebral. A fonte da radiação é uma estação dos plofosenses numa lua do planeta. A nave capitânia terrana é destruída e Rhodan é raptado, junto a Atlan, Reginald Bull, Melbar Kasom e o mutante André Noir. Gucky consegue realmente achar o planeta prisão, porém quando os ajudantes chegam, os prisioneiros já foram sequestrados pelos neutralistas, os adversários do governante. Contudo, os espiões do governante seguem a pista do rapto novamente e guiam a frota de Hondro para um grande ataque ao quartel-general dos rebeldes – a lua Badun. Antes que o quartel-general no entanto se destrua, um poder misterioso ataca e rapta o grupo de Rhodan junto a Mory Abro, a filha do líder dos neutralistas. O caminho dos raptados leva ao planeta Kahalo no centro da Via Láctea. De lá eles levam uma espaçonave automática para um mundo radioativo, onde há todavia vida imaterial. Os desaparecidos enviam sinais de socorro, que são captados por uma expedição de ajuda dos ratos castores. A ação de Julian Tifflor leva ao salvamento de Rhodan e seus companheiros.

Enquanto isso um grupo terrorista age no Sistema Solar, formado por escravos de Hondro.

Finalmente Rhodan começa um contra-ataque contra Hondro. Sua fuga conduz para Last Hope, e de lá para o planeta Opposite, onde ele encontra a morte. Pouco antes ele entrega seu ativador celular para Rhodan, que o dá para Mory Abro.

Rhodan e Mory Abro casam-se pouco tempo depois. Em setembro de 2329 os blues atacam de surpresa, equipados pelos aconenses, Árcon III, o mundo da guerra dos arcônidas. Antes que os terranos possam atacar, o planeta é destruído.

Veja abaixo os detalhes em nossos resumos!

Não há artigos nesta categoria. Se há subcategorias mostradas nesta página, elas podem conter artigos.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.