PRNeo0022 – Cisternas do Tempo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

c-neo22

Temporada: O Mistério Galáctico (3ª)

Título Original: Zisternen der Zeit

Autor: Wim Vandemaan

Tradutor: Marcel Vilela de Lima

Revisor: Projeto Traduções: Delgado e Marcos Roberto Inácio Silva

Artista da capa alemã: Dirk Schulz / Horst Gotta

Conversão da capa brasileira: José Antonio

Publicação na Alemanha: 20/07/2012

Publicação no Brasil: Agosto/2014

Época: Fim da Idade das Trevas dos ferrônios, cerca de 7900 aC

Personagens principais: Perry Rhodan, Reginald Bull, Sue Mirafiore, Ras Tschubai, Garrean, Shim, Mar-Ton Guall, Eneida, Carfesch.

Local da ação: Ambur.

Curiosidades:

Na capa on-line da versão alemã o título do livro aparece grafado um pouco diferente: 'Die Zisternen der Zeit'.

 

Visão Geral

Resumo

Após entrar em um transmissor em Reyan, a expedição encontra-se novamente em uma caverna. Num momento em que a Grande Guerra da Idade das Trevas irrompe, só o velho ferrônio Lossoshér preferiu ficar em Reyan. Uma vez que ninguém mais está familiarizado com a operação de transmissores e o oxigênio na caverna está se esgotando, eles decidem explorar os arredores. Ras Tschubai salta com Perry Rhodan para fora e ambos percebem que também há pouco oxigênio fora da caverna. Ela está localizada em uma alta montanha, aparentemente, não estão mais no mundo da água Reyan, mas ainda sob a luz de Vega. O tamanho relativo do sol, cor do céu e teor de oxigênio da atmosfera só pode significar uma coisa: que estão no planeta não existente no presente, o Planeta X de Vega. A falta de oxigênio faz com que os membros da expedição tenham problemas graves de saúde. Rhodan diz que ele vê um assentamento à distância e faz o seu caminho para baixo para obter ajuda. Com suas últimas forças, ele é capaz de realmente chegar a um local com um edifício.

Na órbita deste mundo, chamado pelos ferrônios de Ambur, estão o governador Garrean e seu secretário Shim. Eles supervisionam a construção de um espelho orbital, que foi feita a partir de escombros da Grande Guerra, terminada há pouco tempo. É uma medida para terraformar o mundo hostil, o espelho vai derreter o gelo e, finalmente, aumentar o teor de oxigênio da atmosfera. Com uma manobra de risco de vida, Garrean consegue salvar o espelho orbital da destruição que seria causada por um defeito técnico, graças a Shim ele sobrevive. Não há tempo para celebrar este sucesso, o Thort Mar-Ton Guall chegou a Ambur e ele deseja ver Garrean pessoalmente.

Rhodan teve sorte, seu salvador acaba por ser a médica ferrônia Eneida, que salva ele e seus companheiros da 'zona irrespirável'. Eles estão agora em Ganashar, cidade que pertence a uma região autônoma da área da capital Karbush. Devido às condições ambientais hostis Ambur tem sido praticamente habitada apenas por militares e cientistas. Desde o fim da Grande Guerra Ambur ganhou muitos refugiados que não queriam viver sob o regime autoritário do novo Thort.

Diretamente do Thort o governador Garrean descobre o motivo de seu surpreendente aparecimento pessoal em Ambur: ele exigiu a evacuação de todos os moradores estabelecidos no mundo exterior, porque a povoação de Ambur exigiria uma quantidade desproporcional de recursos que seriam necessários com urgência para os outros mundos.

Ganashar demonstra ser o lar de uma pequena comunidade agrícola-industrial. Em troca de seus cuidados, se espera dos membros da expedição uma contribuição na forma de trabalho de campo e de enriquecimento do pool genético local. Enquanto ele ainda tenta se familiarizar com a nova situação, chega a Perry Rhodan a notícia do agravamento do estado de saúde dos membros ainda inconscientes, Sue Mirafiore e Reginald Bull. Eneida diz que em sua investigação ela encontrou restos de máquinas extremamente pequenas no corpo dos pacientes, menor do que os produtos da tecnologia ferrônia. Rhodan imediatamente tira a conclusão que aqui está trabalhando a nanotecnologia fantan, presumivelmente para proteger seu Besun contra perda.

Durante a evacuação forçada as tensões crescem entre os habitantes de Ambur e forças do governo do Thort. Garrean finalmente promete aos moradores, em nome do Thort a reconstrução de suas posses e a possibilidade de transportar seus bens, embora o Thort não tenha assumido com ele nenhum desses compromissos. Ele assume que o Thort é forçado pela situação a fazê-lo. Em resposta a seu secretário, ele sugere que o próprio Thort está sujeito a coerção de terceiros para evacuar Ambur.

Na verdade, o Thort encontra secretamente com outra parte, seus benfeitores que lhe forneceram os transmissores, com a ajuda de quem ele poderia obter e defender o poder sobre o sistema Vega. Sua pessoa de contato é o Explorador Carfesch que está com sua nave, um rolo azul-cobalto em Ambur. Acontece que o uso dos transmissores exige um preço: Ambur.

Em Ganashar, o humor da comunidade é aquecido pelo chefe da comunidade, o Profeta, que conclama pela resistência contra o Thort não eleito.

Enquanto isso Garrean e Shim reúnem-se em Karbush no apartamento de Shim, já que eles acreditam ser mais bem protegidos aqui contra monitoramento. Shim mostra primeiro a Garrean uma foto tirada de um velho satélite. Ela mostra um rolo azul-cobalto. Curiosamente, esta gravação foi agora removida do satélite. Ele também relatou a existência da rede de transmissores. Para Garrean é claro que um poder de fora do sistema Vega deve estar por trás disso. Ele decide descobrir mais sobre o rolo por experiência própria ao visitar um ex-combatente, o prospector Okpata que lhe contou sobre um rolo fantasma. Seus robôs de reconhecimento puderam tirar muitas fotos do rolo. Surge um padrão, que permite a Garrean e Shim fazer uma previsão de onde o rolo poderia aparecer na próxima vez.

Enquanto isso, Perry Rhodan está convencido de que só Sue pode ajudar a si mesma e a Bull e insiste com Eneida contra a sua convicção para despertar Sue com drogas fortes. Ele então pode informar a Sue sobre as nanomáquinas em seus corpos, Sue então luta com sucesso, com o apoio mental de Ras Tschubai, contra as nanomáquinas em primeiro lugar em si mesma e, em seguida, em Reginald Bull.

Em sua tenda em Karbush o Thort se volta para seus assuntos governamentais. Seu terceiro olho lhe permite perceber eventos em qualquer lugar do sistema Vega, complementados por um senso aguçado para eventos que seriam importantes para o futuro.

Rhodan está aguardando a recuperação final de Sue e Bull, quando o Profeta intervém nos acontecimentos. Ele e levado para uma entrevista, em seguida, ele é levado a uma prisão.

Garrean e Shim procuram nas montanhas pelo rolo. Eles eventualmente encontram-no, mas estão em situação tão precária nas montanhas que apenas o voo para bordo do rolo os salva. Dentro eles fazem experiência desconcertante. Seus relógios correr em ritmos diferentes e eles não são capazes de encontrar uma saída da nave.

Rhodan é retirado da prisão. Ele é levado a julgamento diante de uma multidão em uma praça pública em Ganashar. Eneida é assassinada. Rhodan está sendo forçado a executar Bull como traidor da comunidade, a fim de provar sua lealdade.

Além disso, o Thort segue a pista do rolo azul-cobalto. Ele viaja sozinho e corre para as montanhas sobre ele. Ele usa seu terceiro olho para persegui-lo, e vê para a sua surpresa Perry Rhodan. Ao tentar localizar Rhodan ocorre um acidente, o helicóptero bate contra as rochas e cai. Carfesch chegou a ele em primeiro lugar, e agradeceu-lhe por sua ajuda na limpeza de Ambur. O Thort Guall pode ainda ter a visão do seu sucessor recém-nascido, com um terceiro olho, então ele morre. A inteligência da nave azul-cobalto de Carfesch informou que aprisionou dois visitantes no 'emaranhamento'.

Rhodan decidiu usar sua arma para uma tática de dispersão, uma vez que o ataque de Karbush sobre a cidade começa o caos rompe completamente. O grupo pode se encontrar e subir em um dispositivo de efeito-solo. O objetivo é Karbush. Ao longo do caminho eles se encontram nas montanhas com a nave rolo e saltam por teleportação para bordo. Lá eles decidem não agir instintivamente como Garrean e Shim antes, e descer uma escada estranha em espiral, embora eles pareçam ouvir vozes – eles estão esperando.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.