PR2874 - Thez

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

PR2874

“Atlan no Lago dos Fauths — Perry Rhodan está lutando pela sobrevivência do Sistema Solar”

Título Original: Thez

Autor: Wim Vandemaan e Christian Montillon

Tradutor:

Artista da capa alemã: Arndt Drechsler

Publicação na Alemanha: 16/09/2016

Publicação no Brasil:

Época: Janeiro do ano 1519 NCG

Local da ação: Sistema Solar, Lago dos Fauths

Personagens principais: Atlan, Julian Tifflor, Perry Rhodan, Gucky, Hekéner Sharoun

Visão Geral

Resumo

Enquanto Atlan e Julian Tifflor são conduzidos no desembarque nos Domínios Intemporais, por Glossberc sobre o Lago dos Fauths1, eles falam sobre questões cósmicas. Atlan aprende muito sobre o início e o fim do Universo, bem como sobre Thez e o seu desenvolvimento. Entre outras, Thez recuperou uma máquina para destilação da energia vital de um caotender abatido. O Lago dos Fauths consiste do Licor Vital produzido com ele. Thez e os Domínios Intemporais formam uma unidade indivisível. Quando perguntado sobre a atitude da superinteligência AQUILO dirigida a Thez, Tifflor sugere que poderia haver uma espécie de acordo entre os dois. Tifflor também admite que ele pode providenciar a retirada do Tribunal Atópico da Via Láctea, mas ele é leal a Thez e está convencido da veracidade das suas ações.

Atlan reconhece que de Tifflor nenhuma ajuda é de se esperar. Este homem ficou afastado de seus congêneres nos últimos milhões de anos. Atlan terá que falar com o próprio Thez, mas é improvável que ele esteja interessado em deixar a Via Láctea se defender por si mesma, mas Thez parece desinteressado em abandonar a Via Láctea por si mesma e evocar não só a Ecpirose, mas desfazer talvez até as próprias origens. Assim, existe apenas uma solução para Atlan. De acordo com Glossberc, Thez domina a arte de preservar o universo no qual ele próprio e os Domínios Intemporais existem, e ao mesmo tempo em que evoluíram de forma diferente. Para a conversa com Thez, que acontece no centro do lago, de onde Atlan pode ignorar todos os momentos, o arcônida deve continuar a viagem sem Tifflor o companheiro de viagem.

No sistema Solar a situação é crítica. Alterado e ligado ao corpo de TAFALLA2, COLPCOR está à deriva perto do Sol e age como um ímã para a perfuração de passagem. Em 18 de janeiro de 1.519 NCG os tiuphores atacam. A arca estelar avança e envia suas saltadoras estelares como a primeira onda de ataque.

Irrompe uma batalha espacial envolvendo grandes perdas para ambos os lados, cuja tragédia em particular, é que ao lado dos tiuphores lutam inúmeras espaçonaves doutrinadas (dominadas por nano máquinas tiuphorenses, chamadas de doutrinadores) de vários povos galácticos. Amigos devem disparar em amigos. Perry Rhodan, comandante das Forças de Defesa, usa qualquer vantagem discernível. Acontece que os torpedos espaciais lineares onriones podem ser usados contra as arcas estelares. Um torpedo detona na vizinhança de uma arca estelar em um momento de transição para o espaço linear, de modo que a nave é lançada de volta ao espaço normal — sem hipermanto. Rhodan chega a um acordo com Shekval Genneryc, cuja frota se une aos defensores.

Muitas arcas estelares caem vítimas dos torpedos espaciais lineares. Além disso, as várias táticas de despistamento funcionam. Os tiuphores acreditam, que se LAOTSE3 estivesse sob o controle dos doutrinadores, os galácticos não teriam nenhuma possibilidade de defesa eficaz contra as nano máquinas. Eles perdem dezenove mil arcas estelares — um terço da força de ataque — que estão desamparadas e que desabilitam os hipermantos, para atrair os terranos em uma armadilha. Rhodan vira o jogo, sacrificando alguns fortes espaciais não tripulados e destrói as arcas estelares.

Vetris-Molaud informa e dá os parabéns ao portador de ativador celular por esta ação. 50.000 naves de batalha tefrodenses chegaram. Pela primeira vez, os tefrodenses lutam ao lado dos terranos. A missão de Vetris-Molaud é proteger a COLPCOR que, obviamente, foi vista pelos tiuphores.

Nos Domínios Intemporais, Atlan e Thez debatem sobre o sentido e o absurdo das ações do Tribunal Atópico na Via Láctea. Thez vê-se como o guardião do que é. Atlan chama isso de supressão da liberdade e a dignidade individual. Para demonstrar que ele preferia morrer do que não viver livre, Atlan corta o ativador celular e o destrói. Thez agora está pronto para um compromisso. O cisalhamento da discronia é permitido, de modo que haverá dois universos — um com o Tribunal Atópico, juntamente com Taran e Thez, em um sem. A coisa tem um gancho. AQUILO, como Atlan só agora descobre, é parte integrante de Thez. Em um universo sem Thez, não podem existir a Eiris4 das superinteligências, e elas fluirão para o universo de Thez. Uma esfera medindo 100 milhões de anos-luz em torno da Via Láctea será influenciada por este efeito. Os galácticos no futuro terão, portanto, que se virar sem a ajuda de seu velho mentor, possivelmente, outras superinteligências estão ameaçadas de extinção. Atlan recebe um novo ativador celular. O dispositivo consiste de um tecnomorfose (uma micromáquina do tamanho de um seixo, tão incrivelmente poderosa, que pode simular constantes FRESS) que envolve uma gota do Licor Vital e se funde com o corpo de Atlan. Atlan deixa os Domínios Intemporais com uma sonda atópica.

A batalha no Sistema Solar atinge o seu clímax, quando Tomcca-Caradocc Accoshai anuncia-se a Rhodan e exige a sua rendição. Rhodan responde destruindo algumas arcas estelares com o novo sistema Escoteiro que é usado para atacar as faixas sextadim das naves em hipermanto. Accoshai se impressiona, mas então explode a XOINATIU. Em uma ação suicida ordenada por Vetris-Molaud, mil naves tefrodenses se sacrificam para eliminar o comandante supremo adversário. Nesta situação, os tiuphores do presente escolhem Paddkavu Yolloc, por sua reputação de coleta de tarifa. Ele proclama que a campanha das faixas estaria terminada, a redenção se aproxima da conclusão e a viagem de todos os tiuphores deve continuar para Orpleyd. Rhodan entra em contato com a SHEZZERKUD por rádio e recebe resposta. Yolloc confirma que os tiuphores desaparecerão para sempre da Via Láctea — mas não sem o corpo de TAFALLA. Yolloc demonstra sua força com facilidade o que quase leva a RAS TSCHUBAI ao naufrágio. Em seguida, ele coloca outra demanda. Ele quer a constante FRESS de Rhodan na faixa sextadim da sua arca estelar. Rhodan concorda. Ele é acompanhado por Pey-Ceyhan para a SHEZZERKUD. Gucky se teleporta de volta da SHEZZERKUD que prossegue em voo, depois da ação realizada, não deixa dúvidas quanto à morte física de Rhodan. Quanto a COLPCOR, Yolloc tem menos sucesso, porque a nave atópica se defende. Ao mesmo tempo, a zona de perfuração se aproxima inexoravelmente. O Sol ameaça evoluir para uma gigante vermelha, dentro de um tempo muito curto. Julian Tifflor aparece. Até mesmo os tiuphores do presente não são páreos para a sua MOCKINGBIRD. Eles partem finalmente, quando Hekéner Sharoun o sucessor de Rhodan, ameaça destruir as faixas sextadim. A MOCKINGBIRD estabelece dois passageiros (Lua Virtanen e Vogel Ziellos) e puxa a COLPCOR do Sistema Sol. A perfuração de passagem segue e é combinada com a sua contraparte, de modo que a fenda temporal se fecha. O Sol está fora de perigo.

Pouco mais de uma semana depois, Gucky olha de volta sobre os acontecimentos. O Tribunal Atópico toma parte na retirada completa da Via Láctea. Os povos da Via Láctea estão bastante prejudicados e são confrontados com a tarefa de reconstituir-se após anos de domínio do Tribunal e os danos causados pelos estragos dos tiuphores. É questionável se a Liga dos Terranos Livres ainda possa existir, especialmente porque a colônia arcônida continua a crescer em Nova Atlântida. LAOTSE tem que ser reconstruído a partir do zero e a reparação da RAS TSCHUBAI levará anos. Enquanto Gucky deve esperar até que possa seguir a SHEZZERKUD para salvar Rhodan, se isso for possível. A meta é de 131 milhões de anos luz na distante galáxia NGC-6861 — Orpleyd.

1 Nota do revisor: Os fauths (singular: fauth) são os ajudantes de Thez, a governante dos Domínios Intemporais. O termo significa o mesmo que meirinho, vem do termo histórico vogt emprestado do latim advocātus. Os juízes atopes e seus assistentes são nomeados pelos Fauths. A conexão entre os atopes e suas espaçonaves é estabelecida pelos Fauths.

2 Nota do revisor: TAFALLA é uma das quatro entidades que formavam a superinteligência TANEDRAR. TANEDRAR era composta por TAFALLA, NETBURA, DRANAT e ARDEN. Porém sua união era instável e de tempos em tempos as entidades se separavam. Quando QIN SHI, uma “superinteligência parasitária” que precisa absorver energia vital periodicamente, ataca TANEDRAR absorve NETBURA e DRANAT e só ARDEN e TAFALLA escapam mas, TAFALLA entregou a ARDEN muito de sua substância para que essa pudesse combater QIN SHI. Depois na luta contra enviados dos cosmocratas foi ainda mais enfraquecida e mortalmente ferida. Quado TAFALLA estava agonizando pediu a Perry Rhodan asilo e encontrou seu lugar de descanso final no Sol.

3 Nota do revisor: Laotse é um lendário pensador chinês do seculo 6, por isso a combinação sintrônica e biopositrônica separada em dois segmentos da Residência Solar foi batizada com seu nome. Ambas são capazes de armazenamento de memória compartilhada e acessar periféricos compartilhados, no entanto, estão claramente separados na sua função. A principal tarefa da biopositrônica consiste em monitorar a rede de computadores permanentemente e no caso de uma contaminação com Korravir desligar a sintrônica, quando necessário, e assumir o controle exclusivo. Há também uma interação constante entre LAOTSE e NATHAN. Durante a comunicação, LAOTSE se apresenta com um rosto holográfica de um antigo asiático terrano, uma homenagem para o seu patrono.

4 Nota do revisor: A Eiris é a assim chamada "energia de estabilização espaço-tempo", necessária para a formação e manutenção das superinteligências e suas esferas de influência.    

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.