A TCHAR retorna de um longo voo através de Morschaztas com uma carga ilegal. É pilotada por Remotlas, dois anos-luz antes do mundo de apoio Éden, quando o conversor linear quebra e Tibora deve instalar um conversor de substituição. Além disso, alguns cruzadores-patrulha surgem, mas se comportam muito estranhamente e seguem a TCHAR sem contato de rádio. Quando eles bombardeiam a espaçonave abruptamente, Remtachatz suspeita que a bordo estejam piratas os perseguindo. Uma vez que Tibora pode substituir o propulsor linear, a TCHAR é colocada em segurança, e Remotlas pousa em Éden. Os aventureiros estão entre os primeiros cappins que notaram o regresso de Morschaztas ao espaço normal.

Morschaztas não está mais protegida pelo campo da sexta dimensão e Ovaron esperava um ataque dos takeres. Enquanto ele deve organizar os seus problemas domésticos, Rhodan quer explorar a posição da Frota Takerer com a MARCO POLO. Depois de uma breve pesquisa, a MARCO POLO descobre prontamente a frota do Tashkar que faz um voo subluz aleatoriamente em direção a Morschaztas. Gucky ainda insiste em uma missão especial e voa em dupla com Mentro Kosum num space-jet em meio a Frota Takerer. A MARCO POLO executa ataques simulados com suas naves auxiliares na Frota Takerer. As 100.000 espaçonaves takeres reagem tão fortemente sobre a ameaça que o space-jet pode penetrar sem obstáculos para o coração da frota e a equipe da operação pode parar ao lado da espaçonave do Tashkar sem problemas – porque exatamente lá Gucky havia captado os impulsos de pensamentos de Guvalash.

Eles materializam na espaçonave, felizmente, em uma sala de armazenamento. Gucky explora o local discretamente e descobre que Guvalash quer levar a Mãe Primitiva a autodestruição com o cinto comudaque. Junto com seus companheiros, ele se teleporta para a sala onde está Guvalash e atacam imediatamente com as suas armas. Gucky atira e, em seguida, toma o cinto dele (embora apenas Guvalash sabia o mecanismo para desafivelar o mesmo) e leva os mutantes de volta à sala de armazenamento. Lá, no entanto, os takeres os rastreiam rapidamente, e com dificuldade os companheiros conseguem manter suas posições. Gucky percebe que o Tashkar escapou pelo transmissor de bordo. Cershamon agora paralisa todos os fluxos de energia na nave capitânia takerer e Gucky tenta um contato com Mentro Kosum ou a MARCO POLO.

Mentro Kosum e Arhaeger permaneceram no space-jet. Uma vez que os takeres agora são capazes de coordenar mais fortemente, Kosum foge para o espaço linear. Unidades dos takeres seguem a espaçonave com os seus sensores de semiespaço e uma vez que Mentro Kosum localiza aleatoriamente um mundo escuro, ele esconde o space-jet lá e desliga todas as instalações de energia reveladoras. Depois de três horas, Kosum retorna à frota porque ele conseguiu despistar os perseguidores takeres. A MARCO POLO há muito fugiu, em face da superioridade da Frota Takerer, para o ponto de encontro combinado em Morschaztas.

O Taschkar, que há muito tempo deixou sua pouco funcional nave capitânia, ordenou a destruição dos quatro mutantes invasores. Em vez de simplesmente atirar na espaçonave, envia batalhões de robôs takeres, que Merkosh transforma em pó com seu grito. Os takeres podem restaurar novamente o fornecimento de energia e apagam a maioria dos incêndios na espaçonave. Enquanto Cershamon agora usa seus poderes para manter os geradores de escudo inoperável, Gucky teleporta com Merkosh e Ras Tschubai para a bordo do space-jet, que vem direto do planeta escuro. Cershamon se sacrifica.

Voltando a Morschaztas, Gucky entrega o cinto comudaque a Ovaron e Ovaron faz um discurso para o povo dos ganjásicos. Gucky, entretanto, se culpa porque ele permitiu que Cershamon morresse. Mas, seus companheiros podem animá-lo novamente.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.