Atlan 17 - O Duplicador de Consciências

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Atlan17capa(136)

“Através de uma chamada de emergência são atraídos a Tsopan – o planeta dos pesquisadores da consciência.”

Título Original: Die Image-Maschine

Autor: Kurt Mahr

Tradutor: Augustus César

Revisor: Marcos Roberto

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 13/05/1974

Publicação no Brasil: Setembro/2013

Época: 33 Ansoor de 10.497 da Ark (8023 aC)

Local da ação: Tsopan

Personagens principais: Atlan, Fartuloon, Eiskralle, Farnathia, Soon-Soon

Visão Geral

Resumo

Após Kraumon, o Príncipe de Cristal Atlan e seus amigos estão a caminho do Castelo de Richmond com a POLVPRON. Restam duas transições antes de seu objetivo ser alcançado. Conforme relatado por Eiskralle, uma chamada de emergência é recebida. A uma curta distância está localizado um sistema solar. Atlan realiza uma mudança de rumo. Procurando a fonte da mensagem de hiper-rádio, a POLVPRON está voando para o segundo planeta e é capturada por um campo de contenção. O campo de energia obriga a espaçonave a pousar. Mesmo durante a abordagem os companheiros localizam um couraçado maahk que é transportado por um campo de repulsão no espaço sideral.

Fartuloon e Atlan querem explorar com o planador a cidade vizinha. Mas, para sua surpresa, as portas do hangar da POLVPRON não abrem. Os companheiros tentam desvendar a estrutura do campo da prisão. Depois de horas de trabalho eles têm sucesso em tornar o campo na frente de um pequeno hangar ineficaz. Eiskralle e Atlan querem deixar a nave, para olhar em volta na cidade vizinha. Os amigos restantes devem tentar, entretanto, inutilizar o campo em frente à embocadura do canhão de bordo, para que eles possam se defender em caso de emergência. Todos se equipam com codificadores, a fim de serem capazes de se localizar a qualquer momento.

Mesmo antes de Atlan e Eiskralle poderem deixar o POLVPRON, um grito ecoa através da espaçonave. Farnathia está desaparecida. Ela foi raptada pelos habitantes do planeta, com um campo de transporte.

O skine Soon-Soon e um de seus companheiros estão ansiosos para saberem quem na tripulação da POLVPRON conseguirá libertar a mulher. Esta pessoa deve ser diferente dos outros devido a maior energia, conhecimento e prudência. Este seria um excelente tema para as suas reais intenções.

Com um planador, Atlan e Eiskralle partem e seguem o caminho marcado pelo codificador de Farnathia. Na periferia Atlan desliga propulsão antigravitacional do planador e voa apenas com a almofada antigravitacional destinada a estabilização do voo. Ele espera escapar da localização. Atlan e Chretkor sobrevivem a uma aterrissagem forçada ilesos.

O codificador de Farnathia começa a mudar a sua localização. Atlan suspeita de uma armadilha e marcha em direção ao objetivo original. O dia amanhece, numerosos planadores sobrevoam o espaço aéreo sobre a cidade. Eles procuram Atlan e Eiskralle. Um dos planadores está se dirigindo para os dois amigos. O Chretkor dispara um tiro, que atingindo o veículo, faz com que ele deixe de funcionar. Ele descobre um ser estranho em um arbusto. Em sua excitação Eiskralle agarra a criatura inconsciente com as mãos. O ser solidifica congelado. Antes que os planadores se aproximem os dois homens fogem para o mato.

Eles entram em um grande edifício, aparentemente apenas parcialmente utilizado. Eles se infiltram através de corredores, passagens e numerosos quartos, mas estão todos vazios. Nenhum traço de Farnathia pode ser descoberto. Eiskralle começa a chamar em voz alta. A moça realmente responde. Muito felizes, Atlan e Farnathia se abraçam. A sala em que o arcônida parou é protegida por um campo de força. Um skine aparece na porta. Ele se apresenta como Soon-Soon. Atlan o ameaça com o radiador. Mas o skine não tem medo da morte e se recusa a desligar o campo de força. Depois de alguns minutos, Atlan desiste. Soon-Soon diz que ele precisa de seus prisioneiros para fazer cópias de sua consciência. Isto será feito com que nenhuma dor e os riscos são mínimos. Entre mil casos, em média, apenas em um há dificuldades. A consciência duplicada é então examinada pelos skines, que por isso não sofrem com nenhuma dificuldade.

Atlan não está satisfeito com esse projeto e oferece Fartuloon, como um objeto das experiencias, em troca de Farnathia e Eiskralle. Soon-Soon aceita a negociação. Farnathia e Eiskralle são levados pelos skines para a POLVPRON.

Atlan é levado por Soon-Soon para mais fundo no edifício. Lá ele encontra um velho skine que é o mais importante cientista deste povo. Ele é "o Primeiro", "o Sábio" ou "Superior" e "o Pesquisador." Atlan recebe algumas informações sobre o povo dos skines. Sua sede de conhecimento é freada pela chegada de Fartuloon. Uma forte explosão, causada por um dos dispositivos explosivos colocados despercebidos por Fartuloon, sacudiu o prédio. Os skines detectam problemas. Fartuloon ataca as criaturas de aparência estranha, com a arma de choque, que permanecem imóveis no chão. Atlan e o cirurgião saem do edifício e vão com o planador para a POLVPRON. Pouco antes da espaçonave, os dois homens caem em sono profundo. Atlan se encontra novamente em um enorme salão. Ele foi colocado em um tubo transparente. Ao lado dele, também instalado em um dos tubos estreitos, Atlan descobre Eiskralle. O Chretkor esclarece ao Príncipe de Cristal dos acontecimentos que tiveram lugar depois de ter caído no sono no planador. O veículo foi retirado pelos skines com controle remoto e foi colocado no hangar de planadores da POLVPRON. Pouco tempo depois Atlan foi retirado do planador com um transmissor único, que não requer qualquer contraestação. Fartuloon não foi capaz de acordar. Eiskralle foi levado pelo transmissor de bordo da POLVPRON e se recuperou no tubo.

Soon-Soon chega aos dois amigos. Em breve, uma cópia exata de sua mente deve ser produzida. Atlan dá instruções a Eiskralle para tocar a parede do tubo com as mãos. Depois de contorções aventureiras ele é realmente bem-sucedido. Um grande pedaço do tubo estoura. O tubo começa a vacilar e ameaça cair. O Chretkor cuida de Atlan e destrói a prisão. Os skines presentes na sala saem correndo nervosamente. O Príncipe de Cristal e Eiskralle fogem do prédio.

Soon-Soon não está disposto a abandonar seu projeto, apesar da destruição substancial. Ele consegue pegar Atlan e Eiskralle novamente e coloca um tubo de estruturas altas em cada um. O Chretkor tenta novamente tocar a parede dos tubos e transformá-los em gelo. Mas antes de seu plano ser coroado com sucesso a estrutura desce e desaparece lentamente no solo. Soon-Soon dá-lhes de volta a sua liberdade. Uma imagem de sua consciência foi feita com sucesso. Eiskralle retorna ao POLVPRON enquanto Atlan permanece com Soon-Soon. O cientista mostra a ele uma gravação da consciência de Eiskralle. O Príncipe de Cristal vê em uma folha de uma estrutura de formato irregular que se assemelha a uma aranha com inúmeras pernas. De um núcleo central brilhante avançam filamentos semelhantes ao de uma aranha.

Após Soon-Soon busca uma gravação com a cópia da consciência de Atlan. Em seguida, duas formações em forma de aranha são reconhecíveis. Isso explica ao arcônida a comoção dos pesquisadores skines. Fica imediatamente claro para Atlan que seu sentido extra é responsável, que pode ser referido como uma consciência própria. Atlan simula ser ignorante. Os skines têm algo que nunca experimentaram em seus milhares de anos de pesquisa. Um som estranho é ouvido no enorme hall. Os cientistas estão perplexos e começam a discutir. Soon-Soon mostra novamente uma imagem da cópia de consciência de Atlan. Uma das duas aranhas desapareceu. Na célula de memória apenas uma das duas imagens produzidas pode ser encontrada. A outra imagem fugiu. No entanto, para sair, seria dependente de um corpo. Deve ter levado um skine. Os cientistas descobrem que um de seus técnicos está faltando. Atlan é solicitado a ajudar na busca por sua própria consciência.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.