Homer G. Adams trabalha quatro dias obsessivamente e depois foge das armadilhas da imprensa, em 4 de outubro, para a solidão do norte do Canadá. A intrometida repórter Chris Oelra segue o chefe da Liga Hanseática e tenta pressioná-lo por meio de falsas acusações. Mas Adams é resgatado por Gucky, que tinha a princípio mergulhado em jogos de azar, participado de experiências perigosas e também impedido ataques e fraudes. Icho Tolot voa para Halut e briga lá com o destino que não lhe permite dar à luz uma prole antes de sua morte. Ronald Tekener, no qual novamente desperta a dor pela morte de Jennifer Thyron e que agora responsabiliza AQUILO pelo roubo do ativador celular dela, parte junto com Julian Tifflor e uma equipe arqueológica para o Camboja, onde foi encontrado um arsenal do século 20. Alaska Saedelaere se rende ao charme da música e passa a reger uma orquestra fictícia sintronicamente gerada. Na Espanha, Roi Danton duela com o mestre de esgrima Jorez Estaban e só recobra a razão quando é confrontado com seu filho doente, que sofre da peste de Alsashat. Reginald Bull parte com um pequeno veleiro para uma travessia do Oceano Pacífico, durante a qual ele espera morrer. Quando o barco congela e ameaça virar, Gucky salva o marinheiro inexperiente. Em 13 de outubro, Rhodan, Atlan, Bull, Danton, Tifflor, Adams, Saedelaere, Tekener, Tolot e Gucky partem do Sistema Solar com a EIDOLON, uma nave esférica de 100 metros de diâmetro, voando para Peregrino.

Seguindo para o sistema Jergelen, em 29 de setembro, Lloyd e Tschubai fazem uma parada em Cassanagk, um planeta do sol Vecten, onde Tschubai conheceu há cerca de 1.000 anos os pacíficos cassas, seres parecidos com libélulas. O mutante descobre que os seres foram quase completamente erradicados, porque uma alteração genética na cor dos olhos os dividiu em dois campos antagônicos.

Finalmente a ELCADOR chega ao planeta Compol, no sistema Jergelen. Em torno dele giram não apenas as naves delfim dos linguides, mas também espaçonaves de carga dos blues, que concederam extensa ajuda econômica aos linguides. Curiosamente, os cargueiros não são descarregados por meio de transmissores, mas por meio de escaleres. O linguide Senfro Datalba mostra de bom grado a colônia para os mutantes. Os linguides são perfeitamente humanoides. Seus corpos são cobertos por pelos densos, que são cuidadosamente personalizados por meio de coloração, penteado e corte.

Como a nave ANEZVAR, que chega mais tarde, não tem permissão de pouso em Compol, Eirene transmite via rádio para Tschubai e Lloyd a mensagem da superinteligência. Mas os dois portadores de ativador celular reagem com calma e visitam em 11 de outubro, inicialmente em segredo, o local de construção da futura capital Lingofer, da qual Datalba tenta mantê-los longe. Quando Lloyd percebe os impulsos de pensamento de Datalba em um edifício em chamas, Tschubai salva o linguide por teleportação. Mas, depois do salto, o linguide perde a cabeça e os dois mutantes caem em profunda inconsciência, da qual acordam apenas em 15 de outubro. Fortemente enfraquecidos, pois seus ativadores celulares pararam de trabalhar, Lloyd e Tschubai tentam alcançar a ELCADOR.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.