Outro homem tem a intenção de reunir homens e mover-se para o Leste: Rantiss, companheiro de múltiplas aventuras de Atlan, encontra-se sob a máscara de um líder de cavaleiros e os guias no avanço para uma visão. Duzentos homens, que ele havia coletado das aldeias no caminho, são treinados e moldados em uma força poderosa. Eles devem se juntar a caravana e apoiá-los em seu caminho para o Rio Amarelo. Mas ele também tem de lidar com a adversidade: seguidamente ele tem de empurrar seus homens e a desconfiança dos aldeões, por fim, se transforma em uma luta que dura vários dias. Mas a pausa forçada tem suas vantagens: quando os cavaleiros se reúnem um pouco mais tarde com os Atlan e sua caravana das maravilhas, eles estão descansados e podem ajudar a superar as piores consequências da tempestade.

Os dois grupos se unem agora para o acampamento de inverno. Mesmo lá, no entanto, eles só podem permanecer limitados, porque comida e água suficientes não estão disponíveis para um longo prazo. Assim, o mais rápido possível, eles se equipam novamente para sair. A caravana está agora diante a parte mais difícil da rota: ao longo de várias semanas ambos os seres humanos e os animais têm de passar através do país das estepes, onde se encontram poços de água mais distantes. Uma rigorosa seleção é feita, as pessoas e animais fracos permanecem em assentamentos ao longo do caminho de volta, para que o resto da caravana possa alcançar a meta. Os rebanhos rápidos se movem à frente com os cavaleiros, por isso podem relaxar nos poços até que o grupo principal chegue, e, logo que possível os animais preciosos alcançam os rios do prado. Finalmente, o ponto em que a lenta comitiva deve seguir uma semana pelo deserto chega. Pelo menos aqui fica claro por que a caravana era dependente da ajuda dos cavaleiros de Rantiss: apenas os homens de Rantiss podem superar a corrida pela água e a caravana pode vencer esses tempos difíceis.

Exaustos, mas felizes, finalmente os sobreviventes da longa viagem alcançam o seu destino. Alguns estão lá para o comércio e vão retornar para suas respectivas casas, outros querem sossegar. Também Atlan e Rantiss atingem o final da viagem comum: Rantiss encontrou uma mulher e quer voltar com ela para o oeste a fim de viver lá. Para Atlan, AQUILO reserva uma recompensa agradável: juntamente com Asyrta-Maraye, sua companheira da longa viagem, Atlan é colocado em uma ilha no meio do mar, onde passam algumas semanas felizes antes que AQUILO os levar de volta ao esconderijo subterrâneo.

Muitas pessoas, animais e bens tiveram que ser deixados para trás no caminho do delta do Nilo para a Mesopotâmia, enquanto outras foram adicionados. No final, Atlan e Rantiss conseguiram trazer pessoas o suficiente para o seu destino, a fim de estabelecer uma base sólida para o que será uma das principais artérias de comércio posteriores: a Rota da Seda.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.