PR1523 – O Projeto

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

c1523

Eles assumem o legado dos cantaros – uma rede de rádio é reconfigurada

Título Original: Das Projekt

Autor: Kurt Mahr

Tradutor: Eduardo José Corrêa de Carvalho

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 29/10/1990

Publicação no Brasil: Julho de 2018

Época: 10 de Setembro ao fim de outubro do ano de 1170 NCG

Local da ação: Terra, Quorda

Personagens principais: Perry Rhodan, Nikki Frickel, Loydel Shvartz, Moses Shelman, Tashu Morela, Ruddy McInerny, Kainon Nurav

Resumo

Após a experiência dos sinergísticos, que rendeu como resultado os dados de uma possível órbita do novo mundo artificial Peregrino, Perry Rhodan está à procura de uma solução técnica para localizá-lo. Para tanto, ele pensa na antiga rede de controle dos cantaros, que poderia ajudar devido aos seus 50 milhões de satélites. O custo da reprogramação das estações de controle é considerável. A LTL e a Liga Hanseática Cósmica disponibilizam 2.300 espaçonaves para isso. Pequenas formações, cada uma composta por duas espaçonaves, devem instalar um total de 5.000 estações até o final de 1171 NCG, para atuar como elementos de controle e cada uma reprogramar cerca de 10.000 satélites.

Uma das formações do projeto UBI AQUILO1 é formada pela TABATINGA, a antiga nave de Gesil, e a LORETO, uma nave esférica de 200 metros. Com a exceção da comandante Nikki Frickel e seu substituto Loydel Shvartz, toda a tripulação da TABATINGA foi trocada. Em 23 de setembro do ano de 1170 NCG, os preparativos para a missão são concluídos e a pequena formação parte para o Southside. No setor espacial Techma, no planeta Quorda, o terceiro mundo do sol Kymran, deve ser construído um dos controles.

Uma vez no destino, a tripulação da TABATINGA observa que, ao contrário das informações disponíveis, Quorda foi colonizado. Cerca de vinte anos antes, um grupo de pesquisadores se estabeleceu no mundo para explorar os processos hiperenergéticos do sol, que está na fase de transição entre dois estados termonucleares. A recepção é amigável e os cientistas concordam em ajudar os recém-chegados durante a instalação do elemento de controle.

No mesmo dia, Loydel Shvartz tem um embate desagradável com um crocobuf; uma forma nativa de vida, um cruzamento entre crocodilo e búfalo, que pode atingir um comprimento de quase oito metros. Os quordanenses informam que eles foram expulsos da área de seu assentamento já há dezesseis anos. E que este incidente não pode ser explicado. Quando na manhã seguinte a gritaria de um crocobuf no cio pode ser ouvida no vale, Loydel Shvartz pensa sobre uma possível ameaça ao equipamento a ser instalado e ao assentamento dos pesquisadores. Mas a consequente procura por uma população de animais não apresenta resultados.

Uma semana depois, os primeiros testes do sistema são positivos. A maior parte dos satélites localizados na área de influência do elemento de controle reage aos sinais emitidos e retomam suas atividades. Satisfeita, Nikki Frickel relata o sucesso à Terra. Entretanto, na noite seguinte ocorre um incidente e o ataque de cerca de oitenta crocobufs só pode ser detido com dificuldade. O comportamento dos animais é completamente atípico. Loydel Shvartz segue as pisadas do rebanho até seu local de origem; lá ele encontra em uma caverna sinais de que os crocobufs foram influenciados por estranhos. Mas ele não obtém provas da identidade dos sabotadores – exceto um pedaço de couro. Estes foram destruídos em uma explosão.

Em 18 de outubro, a conversão de 12.000 satélites é completada e, de acordo com os planos, as tripulações da TABATINGA e da LORETO devem verificar in loco a operacionalidade dos satélites. À noite eles se reúnem na casa do “ancião da aldeia” Moses Shelman, para celebrar a conclusão dos trabalhos de instalação e se despedir dos locais. No caminho de volta às naves, eles notam um fenômeno luminoso incomum que reconhecidamente se aproxima da LORETO. Como o fenômeno não responde às chamadas, Nikki Frickel manda atirar. Maciços disparos dos canhões de impulsos fazem com que a estrutura instável finalmente entre em colapso e o perigo é afastado. Depois deste segundo ataque, fica claro que alguém está interessado em sabotar o Projeto. No dia seguinte, as duas naves partem para continuar o trabalho nos satélites. Após a LORETO deixar o sistema, a tripulação da TABATINGA testemunha a espaçonave linguide TARA-SU sair do hiperespaço. Mas ela desaparece depois de uma breve manobra de orientação.

Em 26 de outubro, o trabalho de inspeção é concluído e Nikki Frickel informa à Terra. Quanto ela pensa em contatar com a LORETO, chega desta um chamado de emergência. Quando de repente este cessa – Bordur Ohlsan, o comandante da LORETO ainda conseguiu informar sobre atacantes desconhecidos – fica claro que a nave de escolta da TABATINGA foi destruída. No local do ocorrido, não se pode fazer mais nada pelos atacados e em Nikki Frickel desperta a suspeita de que os linguides poderiam estar por trás dos ataques. O surgimento improvável da TARA-SU perto de Quorda apenas reforça sua profunda desconfiança em relação aos linguides.

Na Terra, Perry Rhodan está justamente pensando como se poderia cooperar com os nakks na busca por AQUILO quando chega a notícia da destruição da LORETO. Ele não pode acreditar na teoria de Nikki Frickel sobre a autoria ser linguide; e o fato de que as outras formações do projeto não tiveram problemas o encorajam. Ele prefere acreditar que a TABATINGA se aproximou da meta da procura e envia uma flotilha de 23 naves da Liga Hanseática para o Southside. Enquanto essa procura os atacantes desconhecidos, Nikki Frickel pode retornar para Quorda. Ela procura novas pistas da identidade dos atacantes.

Uma pesquisa de dois dias desenterra fragmentos de equipamentos técnicos que os desconhecidos instalaram em uma caverna e destruíram após sua retirada. Um estudo em profundidade chega à conclusão de que os materiais utilizados não são originários da Via Láctea. Deste modo, os estranhos, que obviamente não podem ser linguides, devem ter seguido um caminho muito longo para sabotar a busca por AQUILO. Enquanto a TABATINGA retorna à Terra, os quordanenses fazem uma descoberta. Nos cérebros dos crocobufs mortos no ataque ao elemento de controle, Ruddy McInerny e Tashu Morela encontram esferas de origem artificial com alguns milímetros de diâmetro.

1Nota do revisor: “UBI ES” vem do latim e significa literalmente “Onde você está?”. No entanto, também pode ser lido como uma frase nominal “Onde Aquilo está?”.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir