Em Ustrac, o terceiro planeta do sol Impron, mais do que 1.000 setores com diferentes condições ambientais foram criados, separados por campos defensivos energéticos do mundo exterior, a fim de simular missões sob condições reais. Para controlar o complexo de treinamento, a hiperimpotrônica ASAC foi construída, cujo componente orgânico foi afetado pela radiação de imbecilização do Enxame e tornou-se incontrolável. O almirante Frociwen Myn Cahit, chefe do planeta do treinamento, desativou a parte orgânica do sistema e 2.000 robôs pos-bis para evitar um caos iminente.

Na noite após a chegada, King Pollack move-se para a sala de controle, onde conhece uma mulher de cabelos grisalhos. Uma pergunta formulada para ASAC sobre o número de membros da população Ustrac com um QI acima de 160 dispara um alarme que ativa numerosos guardas. Pollack decide fugir, terminando em um escritório ocupado por oficiais da USO. Quando o almirante Myn Cahit chega e Pollack é questionado sobre o motivo de sua ação todas as noites, os homens são atacados por um robô pos-bi. Pollack pode empurrar o almirante para fora da linha de tiro, machuca-se e perde a consciência.

Faynybret e sua tripulação retiram-se para o quartel-general do almirante Myn Cahit para discutir a situação. Uma paralisação dos robôs pos-bis pelo componente positrônico da ASAC não é possível, o que também levanta a questão de como o robô poderia ter se reativado do nada.

King Pollack agora consegue escapar do complexo de escritórios destruídos. Ele pode construir, a partir da arma de energia de um robô destruído, uma bomba, cuja explosão destrói os robôs ainda não reativados. Surpreendentemente, isso também tem um impacto sobre todos os outros robôs, porque eles ficam parados e não representam mais perigo. King Pollack é gravemente ferido e levado para ser tratado na estação médica. A velha, para quem ele perguntou sua condição, não parece ser conhecida de ninguém em Ustrac.

No dia seguinte, o treinamento com hipnotreinamentos e o uso dos espaços de treinamento começa. A primeira missão é em uma cúpula com ambiente semelhante a Júpiter, a segunda missão é realizada em uma atmosfera semelhante a Vênus. Em vez disso, há para o grupo que é liderado por Orin Ellsmere, uma paisagem fria do deserto. Embora o equipamento de alta temperatura não seja adequado para este ambiente, Ellsmere decide marchar para o destino pretendido. Quando King Pollack sai para procurar a fonte de gases tóxicos que causa problemas no grupo, ele mais uma vez encontra a velha.

Em 14 de Abril do ano 3442, um grupo de doze membros, com Orin Ellsmere como comandante, deve enfrentar a primeira área. Apesar do sinal do computador de bordo que é responsável pela transferência de Pollack, Ellsmere sentiu uma sensação inexplicável de inquietude e verifica várias vezes os dados calculados, sem ser capaz de determinar um erro. Ele decide fazer uma inspeção pessoal do computador de bordo, que consiste em três unidades independentes. A inspeção, em que Ellsmere encontra a velha e ela se dissolve no ar diante de seus olhos, mostra que em todas as três unidades de computadores foram feitas modificações semelhantes. No último segundo, o lançamento das naves pode ser cancelado. Uma investigação posterior mostra que a espaçonave teria sido destruída na entrada para o espaço linear. Como King Pollack tinha relatado o sistema de computador manipulado como totalmente operacional, suspeita-se dos hipnotreinamentos.

Os responsáveis em Ustrac deduzem a partir dos estranhos acontecimentos que ASAC deve ser responsável por isso. Cheborparczete Faynybret expressa o pressuposto de que ASAC pode ser equipado com uma segunda unidade orgânica, cuja existência o almirante Myn Cahit não tem conhecimento. Pelo desligamento de todas as atividades dos componentes positrônicas de ASAC, atividades residuais podem ser traçadas a partir de impulsos de uma fonte desconhecida na positrônica. Faynybret, Ellsmere, Hollingsworth e Pollack estão no seu caminho para a fonte desconhecida dos impulsos. Depois de algum tempo, Hollingsworth, que formou a retaguarda, desaparece sem deixar vestígios. Em um ponto, em que o caminho entre as vigas de aço leva para profundezas, impulso hipnóticos, oriundos de uma aparição da velha, abalam Ellsmere e evitam o quase acidente.

Enfim, os três homens chegam a uma plataforma com uma estrutura semelhante a cubos de dez metros. Aqui, Hollingsworth retorna até eles e indica que escolheu uma rota diferente. Quando os homens colocam suas armas de energia prontas para atirar, Ellsmere nota que Hollingsworth está apontando sua arma contra Faynybret, e pode torná-lo inofensivo com a ajuda de sua arma de choque. Diante dos cubos, centenas de formas aparecem, as quais têm a aparência da velha e irradiam impulsos hipnóticas que forçam os homens a recuarem. Durante a operação, os radiadores energéticos não têm nenhum efeito, as figuras só podem ser destruídas pelos radiadores de choque. Embora inicialmente mais novas figuras aparecem, depois de algum tempo, os homens têm a vantagem, até que a última velha desaparece. Dentro do cubo, está um tanque preenchido com um líquido esverdeado, com pedaços de massa cinzenta nadando. A matéria orgânica compacta tinha usado sua energia mental para a projeção das velhas, o que levou em sua totalidade ao colapso da consciência orgânica.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.