PR1000 - O Terrano

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

PR1000 Digital Capa Completa 400x400

“A destinação cósmica da humanidade”

Título Original: Der Terraner

Autor: William Voltz

Tradutor: Ernst Weissmann

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Autor do Resumo: Traduzido por César Augusto Maciel a partir do texto disponível na home page de Cedric Beust e complementado por Márcio Inácio Silva.

Publicação na Alemanha: 21/10/1980

Publicação no Brasil: 20/09/2019

Época: Milhões de anos, 1º NCG.

Local da ação: Terra, Vagabundo, Éden II.

Personagens principais: AQUILO, Carfesch, Berritz, Charruta, Jynker Rook, Perry Rhodan, Reginald Bull.

Curiosidades:

O livro contém dez capitulos chamados de - capitulos "graffiti". Nele, os destinos de dez terranos são retratados como destaque: Taou Sund Heng, Kdoro, Standing Bear, Pedro Armendariz, J. Walker, Walter Hansen, Jod Kellar, Roger Mand, J. Chandler e por último Perry Rhodan.

PR1000Banner

Visão Geral

Resumo

Perry Rhodan1 – A chegada

Carfesch, um emissário do cosmocrata Tyrik, chega a Éden II, o planeta de AQUILO. Ele traz dois ativadores celulares consigo e precisa dá-los a AQUILO. O imortal o saúda e diz a Carfesch que de agora em diante ele sempre estaria ao seu lado.


jod2 – A busca

Charruta e Berritz estiveram patrulhando o universo por várias décadas, tentando encontrar um dos escolhidos para o ativador celular. Eles chegam a uma região do espaço onde dois contínuos estão sobrepondo-se. Uma batalha está ocorrendo no terceiro planeta. Naves cilíndricas saídas da brecha no espaço estão lutando contra naves esféricas. O detector que Charruta e Berritz têm a bordo revela que o portador está no planeta. Seu nome é Atlan.

Dez mil anos se passariam antes do segundo portador ser encontrado.

3 – A busca – parte 2

Jynker é o comandante da KORKOOR-AAR. Há muitos anos sua nave sofreu um acidente que fez com que a maior parte dela se tornasse radioativa. Jynker é o único tripulante vivo, pois todos os outros estão mortos ou se tornaram mutantes que agora tentam matá-lo.

O detector dá um sinal e Jynker precisa chegar ao outro lado da nave para dirigi-la ao planeta onde o portador em potencial foi encontrado. Ele atinge seu objetivo com dificuldade, porém a nave colide com o planeta.

walter4 – O garoto

O jovem Perry, com seis anos de idade, está pescando com seu tio. Ele lhe fala sobre seus sonhos recorrentes a respeito de viagens espaciais e civilizações unificadas. Quando trovões começam a ser ouvidos, Perry ruma de volta para sua casa. Quando seu tio se vira para observá-lo, percebe que Perry havia desaparecido.

chandler5 – A janela para o cosmos

Perry materializa-se diante de AQUILO e Carfesch. AQUILO fala a Rhodan sobre uma janela para o Cosmos. Quando indagado sobre a localização da janela, AQUILO diz que ela estava dentro dele, e que se abriria quando chegasse o momento certo. A pedido de AQUILO, Perry fecha seus olhos para observar a janela. Ele vê-se então dentro de um raio de luz, ressonando em harmonia com tudo. Confuso, Perry abre seus olhos, mas AQUILO não lhe dá nenhuma explicação adicional. Então Carfesch envia o garoto de volta ao seu lar, apagando as memórias dessa experiência.

Pouco depois AQUILO se teleporta para um sistema solar composto por quarenta e dois planetas. Lá, entre o nono e o décimo planeta, ele deposita uma pista para o futuro Enigma Galáctico que Rhodan teria que solucionar em sua busca pela imortalidade.

pedro6 – A estrada para o cosmos

Este capítulo é um resumo de toda a saga, desde o volume 1 até o 999. Cédric e César resolveram não o descrever, mas em suma é:

Nas décadas seguintes, com a ajuda da tecnologia superior arcônida, Perry unifica a Humanidade, defende a Terra de invasões alienígenas e começa o avanço para a galáxia. Com isso ele toma conhecimento da existência de outros povos, como os tópsidas, os saltadores e os aras. O ser espiritual AQUILO dá aos mais importantes terranos a imortalidade relativa. Perry Rhodan encontra-se com Atlan, o Solitário do Tempo. Em companhia do arcônida imortal ele combate os druufs, seres vindos de outro universo, e protege o pequeno reino sideral terrano dos ataques do robô regente dos arcônidas. Perry Rhodan encontra-se com os antepassados dos arcônidas, os aconenses. Os antis inundam os mundos da galáxia com o liquitivo, uma droga mortal. Surgem poderosos robôs positrônicos-biológicos das profundezas do espaço intergaláctico, que envolvem os povos da Via Láctea em sua guerra contra os invisíveis laurins. O supersser AQUILO espalha 25 ativadores celulares pela galáxia, levando as inteligências da Via Láctea a uma corrida pela imortalidade. Os terranos entram num conflito com os blues, seres que criaram um poderoso império no setor oriental da galáxia. O mundo colonial Plofos rebela-se contra o Império Solar.

Seguindo indicações do halutense Icho Tolot, Perry Rhodan e seus companheiros descobrem a estrada de transmissores solares para Andrômeda e encontram-se nesta outra galáxia com os maahks, seres que respiram hidrogênio, e com os tefrodenses, seres humanoides semelhantes aos terranos. Através de uma viagem no tempo até uma época situada 50.000 anos no passado, Perry Rhodan toma conhecimento da história dos lemurenses, a Primeira Humanidade. Finalmente os terranos vencem os Senhores da Galáxia, os tirânicos senhores de Andrômeda. Os policiais do tempo e suas espaçonaves vivas atacam o Império Solar, na tentativa de punir os terranos por seus crimes contra o tempo. Perry Rhodan é enviado para a galáxia M-87 com sua nave-capitânia CREST IV e descobre a origem dos halutenses. Os terranos avançam para as Nuvens de Magalhães e conseguem finalmente derrotar os líderes da Polícia do Tempo.

walkerA Terra é ameaçada por poderosos impérios formados pelos seus antigos mundos coloniais e vê-se obrigada a proteger-se atrás de um campo temporal. Perry Rhodan viaja 200.000 anos no passado com o deformador do tempo-zero e descobre na Terra primitiva as atividades dos takerers, uma parte do povo dos cappins. Para evitar uma iminente invasão, Perry Rhodan viaja com a nave MARCO POLO à galáxia natal dos cappins e ajuda Ovaron, o Ganjo dos ganjásicos. O Enxame, uma minigaláxia peregrina, atravessa a Via Láctea e diminui a inteligência de seus habitantes. Perry Rhodan, acompanhado de alguns imunes à onda de imbecilização, luta contra os Ídolos, que assumiram o poder no Enxame há milhares de anos, e devolve o controle da minigaláxia aos cynos, seus senhores originais. Os fantasmas de mutantes dados como mortos há séculos retornam do hiperespaço e provocam uma crise. Em busca de uma solução para o problema, Rhodan encontra-se com os paramags e defende o Sistema Solar de seus ataques de antimatéria. O ser espiritual AQUILO e seu gêmeo negativo Anti-Aquilo jogam um jogo de xadrez cósmico, cujas figuras são Perry Rhodan e seus companheiros. Num universo paralelo eles se encontram com seus malévolos gêmeos negativos. Na Via Láctea surge à doença DAP e, num golpe traiçoeiro de Anti-AQUILO, o cérebro de Rhodan é separado de seu corpo e enviado para a distante galáxia Naupaum. Os lares, representantes do Concílio das Sete Galáxias, conquistam a Via Láctea. Durante a tentativa de colocar a Terra em segurança através de um transmissor solar, ela é enviada inesperadamente para uma remota região do universo, o Turbilhão Estelar, passando a orbitar a estrela Medalhão a partir daí.

KdoroA energia emitida por Medalhão provoca na Terra a Afilia: os seres humanos transformam-se em seres frios e insensíveis, incapazes de sentir emoções. Após serem banidos pelos afílicos, Perry Rhodan e alguns imunes começam a busca à Via Láctea com a nave de gerações SOL, descobrindo em sua viagem mais povos do Concílio dos Sete. Quando finalmente chega à Via Láctea ele vê-se obrigado a lutar contra Atlan, que havia agrupado o restante da Humanidade no Novo Império Einsteiniano (NIE), que “coexistia pacificamente” com os invasores lares. Perry Rhodan começa seu voo de retorno à Terra e entra numa região dominada por uma superinteligência estranha, a IMPERATRIZ DE THERM. Nesse meio tempo o sistema Medalhão entra num sorvedouro cósmico e a Terra torna-se um planeta despovoado. Enquanto os povos da Via Láctea põem um fim à dominação dos lares, Perry Rhodan e a SOL resolvem o conflito entre a IMPERATRIZ DE THERM e a superinteligência BARDIOC, que havia se desenvolvido a partir de um Poderoso renegado. Com isso ele salva a Terra ameaçada e adquire conhecimentos sobre importantes fatos cosmológicos. A Terra retorna ao Sistema Solar e é repovoada pelos seres humanos sobreviventes. A SOL e a nova nave de longa distância terrana BASE voam para a galáxia Algstogermath. Lá os terranos descobrem dentro de um esconderijo hiperespacial a PAN-THAU-RA, a nave semeadora roubada do Poderoso BARDIOC. Para encontrar as fontes de matéria, transformadas num perigo devido ao mau uso da PAN-THAU-RA, Perry Rhodan e seus companheiros começam a busca aos castelos cósmicos dos Sete Poderosos, escondidos dentro de microuniversos. Finalmente Perry Rhodan consegue salvar a superinteligência AQUILO, que estava presa num Sorvedouro de Matéria. Seu amigo Atlan começa sua longa viagem ao encontro dos Cosmocratas, que vivem além das Fontes de Matéria. Enquanto isso, na Via Láctea, o ambicioso e inescrupuloso mutante Boyt Margor torna-se uma ameaça, e no centro da galáxia uma antiga instalação dos Cavaleiros das Profundezas acorda para uma nova vida. Na ânsia de lutar contra as Hordas de Garbesch, desaparecidas há um longo tempo atrás, os orbiters colocam-se contra os terranos. Jen Salik, descendente do Cavaleiro das Profundezas Armadan von Harpoon (assume o comando dos orbiters e salva a Terra, atacada por eles); os seres que surgem repentinamente são os descendentes das Hordas de Garbesh, que destroem o Punho de Provcom.

roger7 – O homem

De volta ao presente, Carfesch materializa-se diante de Perry Rhodan, dizendo-lhe que AQUILO queria vê-lo. Logo em seguida o emissário dos cosmocratas desaparece. Rhodan não faz ideia de como ele poderia chegar a Éden II, nem onde encontrar o planeta eterno. É Gucky quem lhe dá a resposta: após sondar Rhodan profundamente, ele lhe diz que aquele era o momento de usar o Olho de Laire. O olho do robô transportará Rhodan ao local apropriado.

Rhodan retira o olho do cofre temporal onde ele havia o depositado e concentra-se nele. Ele então desaparece diante dos olhos de Gucky.

8 – No centro da esfera de poder

Rhodan materializa-se num local estranho preenchido por um tipo de fumaça. Ele é saudado por uma risada familiar, embora ela não pertença a AQUILO. Para a surpresa de Rhodan, o convidado revela ser Tako Kakuta. Kakuta explica que durante a Nova Crise de Geração ele e sete outros mutantes se uniram à consciência coletiva de AQUILO, que é onde ele está agora. Rhodan pergunta se ele também teria que se unir a AQUILO, porém Kakuta diz que não. Então os dois homens teleportam-se para se encontrar com AQUILO.

O ser imortal fala a Rhodan da Liga Hanseática Cósmica, uma associação comercial intergaláctica que deverá ser criada pela Humanidade. Há muitos perigos esperando por Rhodan nessa aventura, e ele terá que recorrer ao Olho de Laire para dar a impressão de que pode estar em vários locais ao mesmo tempo. Indagado sobre detalhes específicos a respeito dessa comunidade comercial, AQUILO não faz mais nenhum comentário.

Contudo, Rhodan sente que, ao mencionar aquilo, o imortal tinha um interesse oculto, e ele finalmente convence AQUILO a se explicar. O imortal diz que o que estava para acontecer com a Liga Hanseática Cósmica teria consequências diretas na luta que ele estava travando contra uma entidade chamada SETH-APOPHIS. O nome parece familiar para Rhodan, porém ele não consegue obter mais informações.

standing9 – O segredo do sorvedouro de matéria

SETH-APOPHIS é uma superinteligência muito poderosa capaz de recrutar pessoas sem que elas tenham consciência disso. Dessa forma AQUILO está tendo dificuldades para contra-atacar e precisa da ajuda de Rhodan. Os cosmocratas estão do lado de AQUILO e ele precisa de uma zona neutra para ocupar o lugar entre sua esfera de poder e a de SETH-APOPHIS.

AQUILO diz a Rhodan que, para compreender a essência dos cosmocratas, a raça humana precisa tornar-se uma superinteligência. AQUILO descreve o processo evolutivo como uma cebola, sendo a casca externa a mais evoluída. Quando uma raça progride na escala evolutiva, ela afasta-se do centro da cebola. A navegação espacial permitiu à raça humana mover-se um nível para fora. A luta contra o Hetos dos Sete a fez progredir mais um nível. A Liga Hanseática Cósmica deverá permitir aos humanos a passagem para outro degrau evolutivo. O Hetos falhou porque estava mais preocupado com poder do que com evolução.

A raça humana pode tornar-se uma superinteligência algum dia, porém não poderá fazê-lo sozinha, necessitando unir-se primeiro a outras inteligências. Quando AQUILO deu a Rhodan um ativador celular, ele concedeu à Humanidade um período de vinte mil anos. Agora está claro para Rhodan o que ele deve fazer nesse período: a Humanidade deve tornar-se uma superinteligência.

Consciente do choque causado em Rhodan por essas revelações, AQUILO lhe permite que faça uma pausa. Rhodan retorna para seus aposentos e conversa com Carfesch. O emissário dos cosmocratas diz a Rhodan que gostaria de trabalhar com ele na Terra. Antes que Carfesch possa fornecer maiores detalhes sobre seus motivos, AQUILO chama Rhodan novamente.

Alguns acontecimentos inesperados forçam AQUILO a encurtar a permanência de Rhodan em Éden II. Ao que parece SETH-APOPHIS recomeçou seus ataques à esfera de poder do Imortal. Quando uma superinteligência entra em colapso, um Sorvedouro de Matéria é criado. Rhodan lembra-se de ter ido a um Sorvedouro de Matéria na Galáxia Peregrina. Lá ele sentiu a presença de uma entidade chamada JARMITHARA, uma ex-superinteligência.

TaouSunQuando uma superinteligência evolui para o próximo degrau, ela se torna uma Fonte de Matéria. Rhodan lembra-se de ter se encontrado com uma entidade chamada GOURDEL quando ele e Atlan estavam na Fonte de Matéria. Quando uma Fonte de Matéria evolui, ela torna-se finalmente um cosmocrata.

Rhodan estabelece a conexão com os Cavaleiros das Profundezas, uma ordem criada pelos cosmocratas. Seu objetivo consiste em garantir a criação e a estabilização do maior número possível de Fontes e Sorvedouros de Matéria. Eles representam a polarização do universo, e, se uma delas superar em número a outra, o universo não será mais capaz de receber novas energias, entrando finalmente em colapso.

Rhodan então é enviado de volta aos seus aposentos, onde Carfesch lhe diz que ele se juntaria a ele e viveria na Terra para ajudá-lo em suas futuras missões. Utilizando o Olho de Laire, os dois homens teleportam-se para a Terra.

Após sua chegada, Rhodan conclui que a Humanidade estava entrando numa nova era. No ano 3588 o calendário gregoriano deixa de existir, e a nova data agora é 1º NCG, do Novo Calendário Galáctico.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Confira como adquirir este episódio diretamente no site da SSPG. PR1000 - O Terrano (Digital)

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.