O grupo decide se separar. Perry Rhodan, Belinkhar e Chabalh procurarão no Faehrl por pistas sobre o arquivo Epetran, enquanto Atlan da Gonozal, Ishy Matsu e Ivan Goratchim estão procurando o companheiro Onat da Heskmar. Para poder se inscrever no instituto, Perry e Belinkhar precisam de algum financiamento. Além disso, a TIA’IR não pode simplesmente deixar a comitiva. Ambos os problemas podem ser facilmente resolvidos comprometendo a TIA’IR para Ihin da Achran. Uma vez que a timoneira há muito tempo está de olho na bela nave, nenhuma complicação deve ser temida. Em Iprasa, todos continuarão usando seus nomes de disfarce.

Depois de pousar em Iprasa, o grupo em torno de Belinkhar dirige-se ao Instituto. Lá arcônidas ou descendentes de arcônidas podem ativar seus sentidos extras. Quando ainda o altamente nobre Estar da Tesmet se juntou a Belinkhar e Perry Rhodan, Torgan da Rufo inicia o teste de entrada fisiológica. Ele deve determinar se o sujeito de teste atende aos requisitos físicos para a ativação do sentido extra. Rufo observa que Perry Rhodan não é adequado para ativação. Belinkhar, como descendente de arcônidas e Estar da Tesmet como arcônida é admitida na Ark Summia. Mas, porque Perry tem que ficar no instituto, Belinkhar determina que Perry seja seu servo honorário. No entanto, com Estar da Tesmet, eles parecem ter encontrado um inimigo. Ela deixa Belinkhar sentir seu desprezo claramente. Belinkhar, Perry e, acima de tudo, Chabalh não têm lugar no Faehrl na opinião dela. Mas, também Chabalh pode ficar no instituto. Ao longo do teste, um velho senta-se à margem, constantemente fazendo malabarismos com bolas brilhantes. Sua opinião parece ter algum peso. O velho Kishori decreta que o purrer não será separado de seu mestre. Kishori acompanha os três acompanhantes em suas acomodações. Ele lamenta que Rhodan não seja adequado. A Ark Summia começa no dia seguinte.

Atlan, Ivan e Ishy estão procurando pelo derengar Onat da Heskmar. Eles estão a caminho do oásis onde ele foi visto pela última vez. Os três são recebidos por duas mulheres nômades que oferecem água e alojamento. Mais tarde, Atlan e Ivan se juntam a um grupo de nômades que se reuniram em volta de uma fogueira na fria noite do deserto. Depois que o arcônida deu vinho para os nômades, os dois são levados para um círculo. Eles aprendem sobre a provável localização de Heskmar. Satisfeitos, eles voltam para a caverna. Está vazia. A mutante Ishy Matsu deveria procurar por Heskmar durante sua ausência com seu paradom. Água derramada e algum sangue fazem Ivan suspeitar que Ishy foi sequestrada. Como os companheiros de Ishy estão com os nômades, ela vagueia por Iprasa, graças ao seu dom. Ela vê o oásis, o mar flamejante, as geleiras que penetra uma das grandes pirâmides dos taa e olha para o seu viveiro, e até mesmo em um taa em si. Quando ela termina, exausta de sua jornada, ela é dominada por um taa. Ele leva Ishy para uma das duas grandes pirâmides para um lugar que parece uma despensa. Temendo por sua vida, ela febrilmente procura uma saída. A rainha dos taa vem em sua direção acompanhada por outro taa. Ela tenta acalmá-la. Ela não tem nada a temer.

Na noite anterior a Ark Summia, Belinkhar dormiu mal. Com Perry Rhodan e Chabalh, ela vai para o teste. Chabalh não é permitido no edifício. Ele recebe a ordem de dar uma olhada ao redor no Instituto Faehrl. Quando a mehandor, Estar da Tesmet já está lá. Bastante inesperadamente, ela não a rejeita, mas até mesmo deseja boa sorte a Belinkhar. Quando todos os doze hertasones estão presentes para o dia, o exame começa e prossegue por mais de quatorze horas. Ao término do primeiro teste, Belinkhar ouve vozes que a insultam e que perturbam sua concentração. Algumas horas ainda estão diante dela. Completamente exausto, ela consegue terminar o primeiro exame. Ela não espera que possa competir no segundo dia da Ark Summia. Kishori anuncia os resultados do teste. Belinkhar e Estar da Tesmet podem completar a próxima fase com seis hertasones. Quando ela retorna ao seu alojamento, Chabalh já está esperando por ela. Ele relata sobre o estranho comportamento de Kishori. Muito nervoso, ele visitou alguns lugares. Depois de um tempo, ele encontra a paz novamente. De repente, Chabalh percebe um cheiro de queimado que vem da orelha de Belinkhar. Após um exame mais detalhado, Perry encontra uma sonda destruída na orelha. A voz que Belinkhar ouviu, não veio dela. Ela foi manipulada. Com suspeita, ela deixa seu sangue ser examinado pelo seu robô de serviço pessoal. Por trás da de sua severa exaustão no primeiro teste, ela suspeita um envenenamento. O exame de sangue confirma um anestésico no sangue. Belinkhar acredita que Estar da Tesmet está por trás dos dois.

Depois que os nômades se comprometeram a ajudar na busca por Ishy, Atlan e Ivan partem com eles. Com o nômade Oradia e um homem mais velho chamado Hugatan. Ambos são os mais experientes em lidar com os taa. Hugatan não acredita que Ishy Matsu esteja em perigo. Atlan tem dificuldade em dissuadir Ivan de seus reflexos militares das guerras na Terra. Por fim, Ivan se acalma. Enquanto isso, a sequestrada não está em perigo na pirâmide. O taa pede ajuda a Ishy. Quando ela olhou para o taa, ela também viu a consciência coletiva dos insetoides e isso, por sua vez, a mutante pôde reconhecer o outro lado e vice-versa. Com seu dom, Matsu deve dar aos taa um vislumbre de seu santuário principal, um esqueleto petrificado da primeira rainha taa. Isso está escondido em uma pirâmide menor, debaixo do campo defensivo energético do Instituto Faehrl. Os taa não tem acesso a ele. Ishy pode lhes conceder o desejo. Os taa veem como seu santuário e insistem para que a mutante os ajude na recuperação. Para isso, eles precisam de ajuda. O velho chamado Dois-Savaquist-Cinco junta-se ao grupo em torno de Atlan.

Perry Rhodan permite que Chabalh mostre os lugares onde Kishori se comportou tão estranhamente. Ao mesmo tempo, o antigo mestre os encontra. Em uma conversa, eles falam sobre a história do Faehrl, o regente e sobre Epetran da Ragnaari. Porque Ragnaari tornou-se uma pessoa que foi erradicada dos livros de história. Quando Perry pergunta, Kishori se fecha. O segundo teste de Belinkhar dentro da Ark Summia está chegando. A tarefa de Belinkhar é impor sua vontade a Estar da Tesmet, sem defesa, se necessário com tortura. Belinkhar começa a influenciar Estar com leve choque elétrico, mas para a tortura. No final se verifica que os candidatos estiveram lidando com hologramas como interlocutores. Portanto, tanto Estar da Tesmet quanto a mehandor passaram no teste. Enquanto Belinkhar abortava a tortura por razões de consciência, Tesmet interrompe por razões lógicas.

Depois que Savaquist adquiriu os itens necessários de Atlan e Ivan, o mutante e o taa conseguem explodir uma fenda estrutural no campo defensivo energético por um curto período de tempo e alcançar o outro lado. Quando eles querem pegar o ancestral taa e sair, eles são interrompidos brevemente por robôs. Ishy pôde desativá-los. Eles conseguem escapar de volta para a grande pirâmide. Com grande emoção e alegria, os taa recebem seu santuário. Ishy Matsu ganhou novos amigos. Enquanto isso, o velho nômade Hugatan junta-se a Atlan da Gonozal e Ivan Goratchim. Ele conta a eles que viveu com os taa por um longo tempo. Ele alcançou a sabedoria com eles. Atlan e Ivan ficam perplexos, diante deles senta-se Onat da Heskmar.

Rhodan e Chabalh tentam novamente desvendar o segredo de Kishori. Novamente, eles são pegos pelo professor. Kishori descreve a sua angústia a Perry. Embora ele tenha completado com sucesso a Ark Summia, ele não conseguiu ativar com ela seu sentido extra. Desesperado por isso, ele se tornou um alcoólatra. Para Rhodan, isso também esclarece o comportamento de Kishori.

Belinkhar começa o último teste. Para os três hertasones, é uma questão de atravessar um mundo holográfico para uma espaçonave. Esta espaçonave só pode acomodar uma pessoa. O primeiro a alcançá-la tem o direito de ativar seu sentido extra. A terceira hertasone Talisha, que ainda está no processo, tenta derrubar Estar da Tesmet. Embora Belinkhar seja capaz de se livrar de ambos os adversários imediatamente, ela avisa Estar e ambas colocam Talisha fora de ação. Posteriormente, a duas vão separadamente para a espaçonave. Porém, Belinkhar ameaça cair em um abismo entre si e a espaçonave. No último momento, Estar estende uma mão para ela. Também desta vez, Tesmet a justifica suas ações com as expectativas dos examinadores. Neste dia, dois hertasones ganham o direito de ativar seus sentidos extras. Após o sino de ativação, Belinkhar tem um novo companheiro constante.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.