Atlan02 – A Fuga de Tarkihl

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Atlan02capa(092)

"Os mercenários do Imperador estão vindo – eles exigem a cabeça do Príncipe de Cristal."

Título Original: Flucht aus dem Tarkihl

Autor: Clark Darlton

Tradutor: Augustus e Antônio Sérgio

Revisor: Delgado

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Conversão da capa brasileira: José Antonio

Publicação na Alemanha: 09/07/1973

Publicação no Brasil: Outubro/2011

Época: Ano 10496 de Árcon (8024 aC)

Personagens principais: AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
, Fartuloon, Eiskralle, Armanck da Declanter, Farnathia da Declanter, Sofgart.

Local da ação: Gortavor.

Curiosidades:

Além dos 137 PRs da série principal lançados no EUA, teve também 5 volumes da Série AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
, incluindo este, e um Romance Planetário. Para o Projeto Traduções, estes 6 volumes em inglês, na época ainda inéditos no Brasil, foram muito importantes, pois foi a partir da iniciativa de tradução deles, que se criou o germe da ideia de termos apenas tradutores integrantes do projeto, o que possibilitou um grande aumento do número de volumes traduzidos, com os mesmos recursos. Foi também com estes volumes que pela primeira vez foi possível ter mais de um livro na cota, além de ler outros livros do Perryversum, algo que sempre foi desejo de muitos.

Visão Geral

Resumo

Em Gortavor, depois de voltar do deserto da aranha, Fartuloon recebe uma notícia pelo Tato Armanck da Declanter: um representante direto do imperador Orbanaschol III. chegou a Tarkihl e quer que seja marcado um encontro com o cirurgião.

O jovem Príncipe de Cristal AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
, que não tem conhecimento de sua origem nobre, e seu companheiro Eiskralle, ouvem a partir de uma passagem secreta a conversa. O enviado do Imperador entra na sala – é Sofgart o cego!

Fartuloon é interrogado por Sofgart o cego, o comandante dos kralasenes. Sofgart é um arcônida extremamente magro, cujo rosto é uma reminiscência de uma caveira. Uma prótese ocular eletrônica, constituída por duas estruturas metálicas em forma de funil que estão conectadas com um clipe de prata é montada na testa. Durante o interrogatório, Sofgart, que não está informado sobre a verdadeira identidade de AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
, exige insistentemente que Fartuloon lhe diga o paradeiro do Príncipe de Cristal Mascaren da Gonozal.

Fartuloon se recusa a entregar o príncipe de cristal, e é levado pelos kralasenes para a ala azul de Tarkihl.

AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
e Eiskralle deixam seu posto de observação. Eles estão determinados a ajudar Fartuloon, e visitam Farnathia da Declanter, que está familiarizada com as regiões subterrâneas da fortaleza. Eles se abastecem com provisões, em seguida, os três companheiros iniciam sua marcha para a ala azul. Em frente à cela de Fartuloon há três kralasenes de guarda, Eiskralle os ataca com suas garras de gelo e, em seguida, mata com um radiador de impulsos um dos guardas. Fartuloon é liberado e leva o pequeno grupo através de passagens secretas para um esconderijo.

Farnathia consegue voltar despercebida para o seu quarto. A garota se informa pelo dispositivo de vídeo sobre as últimas novidades em relação ao início da caçada a Fartuloon. Depois de uma breve visita a seu pai, Farnathia se abastece com provisões e deixa seu quarto. De repente, ela se vê contra Sofgart o cego. Durante uma briga corpo a corpo, Farnathia consegue derrubar Sofgart com uma figura de metal.

De volta ao esconderijo, ela faz um breve relato dos acontecimentos. Ela acredita ter matado Sofgart. Não resta outra opção, para fugir dos caçadores kralasenes, a não ser retirar-se ainda mais nas profundezas de Tarkihl.

Muitas horas depois, eles chegam a uma cidade abandonada no subterrâneo, com um diâmetro de cerca de dois quilômetros. Há um sistema viário bem desenvolvido e parques. A enorme cavidade é iluminada por um sol atômico. Depois de uma pausa, os companheiros de Fartuloon penetram ainda mais em regiões desconhecidas de Tarkihl. Logo eles se encontram com os ‘Servos Silenciosos’. Estas esferas serviram aos construtores desconhecidos da cidade e mantém ainda o reparo dos equipamentos e máquinas enigmáticos nas inúmeras passagens secretas e labirintos.

Farnathia confessa que cometeu um erro: lançou uma linha guia de um rolo de fita marcadora, desde que deixou a cidade, para eventualmente descobrir a saída a partir das profundezas do submundo, o que agora se revela como um golpe de sorte. Fartuloon consegue explicar aos ‘Servos Silenciosos’, que eles devem enrolar o fio novamente. Então, eles se livram dos seres estranhos e a corda não pode dizer muito mais para os kralasenes.

Quando, alguns dias depois, os perseguidores kralasenes aparecem na sua vizinhança, Fartuloon que conhece os sistemas de Tarkihl através de um livro da biblioteca do Tatos, leva os refugiados a regiões mais profundas.

A próxima parada é um enorme lago, 1.000 metros abaixo da superfície do planeta, que também é iluminado por um sol atômico e alimentado por uma cachoeira. Na margem esquerda há uma passagem que leva de volta para a parte conhecida de Tarkihl. Eles alcançam uma câmara em cujas paredes há alças com anéis de metal ligados a cabos. Ali não há gravidade. Na sala ao lado funciona uma espécie de transmissor de matéria, que transmite aqueles que entram de um lado para o outro. A função de um transmissor é bem conhecida pelos arcônidas. Nas seguintes há mudanças alternadas de fenômenos como alta gravidade, calor ou frio. Então os companheiros chegam ao ‘Rio Sujo’.

Com grande esforço, eles conseguem atravessar o rio. O próximo alvo é o chamado limiar. Mas para alcançá-lo, os companheiros têm que passar através de uma infinidade de ‘Servos Silenciosos’ do passado que se recusam veementemente a lhes deixar passar. Quando os companheiros passam entre os ‘Servos Silenciosos’, algo estranho acontece. Eles são levantados por inúmeros servos e carregados. Eles são levados a uma sala com cinco saídas. Um dos corredores leva ao limiar, uma estação de transmissores. Numerosas telas, que representam mundos diferentes, indicam claramente os possíveis alvos do transmissor. Fartuloon, no entanto, opta pelo Deserto da Aranha em Gortavor.

O limiar realmente leva Fartuloon, AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
, Eiskralle e Farnathia para o Deserto da Aranha. De lá, eles seguem até a Terra Branca, onde há uma base secreta de Fartuloon.

Por enquanto, os companheiros escaparam dos caçadores de Sofgart o cego. Mas a marcha árdua para a Terra Branca, localizada a cerca de duas semanas a pé pelo Deserto da Aranha, vai exigir muito deles.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.