Depois de alguns reparos, podem começar a dirigir na neve e no gelo. Logo eles encontram os primeiros fantasmas da neve. Em um lago congelado, os fantasmas da neve quebram o gelo. Eles fazem a cobertura de gelo estourar. Em um passeio infernal o veículo a vapor atinge a costa segura do lago. Os companheiros buscam abrigo em uma caverna rochosa. Depois de uma noite sem intercorrências, o passeio selvagem continua. Uma avalanche, também iniciada pelos fantasmas da neve, não pode parar o veículo. Depois de seis dias de viagem eles atingem o vale do vapor. Então Adjover pode ser visto no horizonte.

Mais e mais peças do propulsor do veículo de esteiras se perdem. Antes que o veículo se rendesse, os companheiros chegam a Adjover. Quando os homens desprezíveis de Adjover querem molestar Farnathia, eles conhecem o poder de combate de Fartuloon e Atlan. Só quando Eiskralle intervêm na luta e congela a cabeça de um homem do gelo, os atacantes abandonam sua uma tentativa de obter Farnathia violentamente. Umman, o governante de Adjover, expede um comando para que Fartuloon e seus companheiros venham a sua fortaleza no centro da localidade. [[Atlan]] para o veículo lagarta diretamente em frente do edifício e fecha todas as válvulas de segurança. A pressão no interior da caldeira aumenta cada vez mais. [[Atlan]], Fartuloon, Eiskralle e Farnathia vão refrescar-se em uma fonte. Quando o tanque finalmente explode, os quatro assaltam a fortaleza de Umman, cuja entrada foi arrancada para fora de suas dobradiças nas paredes. Pego de surpresa, Umman é obrigado a conceder-lhes o direito de hospitalidade e executar as suas ordens nos próximos dias.

Enquanto Fartuloon tem o Kergonen sob observação, [[Atlan]], Farnathia e Eiskralle estão à procura de uma acomodação relativamente confortável, que lhes seja confiante. Depois de um banho refrescante e abastecimento com novas roupas limpas, eles preparam para si mesmos uma grande refeição a partir dos estoques de Umman. Depois de um longo sono – a guarda do Kergonen é dividida entre eles – encontram um carro com o qual eles querem continuar a sua viagem para o Vale Kermant. Cinco Hr'seecs fortes, atrelados a um trenó, apresentaram um ritmo decente.

Um esquadrão de treze kralasenes está no encalço dos companheiros. Em Adjover eles são informados por Umman que os procurados estão indo para o Vale Kermant. Com alguns tiros do canhão de impulsos, que está instalado no telhado de sua casa, Umman espalha o terror em Adjover. O objetivo é melhorar o transporte de trenós, que ele entrega aos kralasenes para poderem continuar a perseguição. Uma vez que não funcionam unidades de potência auxiliares fora da aldeia, os kralasenes, é claro, assim como Fartuloon e seus companheiros têm de contar com esses meios primitivos de transporte. Esta zona misteriosa se estende pela planície do vapor até o polo norte do planeta.

Depois de uma viagem frenética, com todos os animais de tração próximos ao esgotamento, Asaka está perto. Em uma caverna próxima, Fartuloon tem dois Markas – veículos especiais de neve – escondidos com os quais eles agora continuam o caminho. É necessário superar a geleira de Asaka, uma extensa geleira de 30 km. Em alta velocidade, subindo o glaciar, eles são seguidos pelo kralasenes. Um veículo, um Marka com sete kralasenes, começa a atirar nos companheiros. Pouco tempo depois Fartuloon dispara no segundo Marka e mata o guarda-freio do carro. Os kralasenes estão mortos ou ficam gravemente feridos ao pé da geleira.

[[Atlan]], Fartuloon, Eiskralle e Farnathia são engolidos pelo nevoeiro no Vale Karmant. No centro do vale está a base. Dentro do edifício liso, branco e sem janelas, não há nevoeiro. Árvores, um riacho murmurante e flores caracterizam este idílio. Como manchas, são vistos cerca de cem fantasmas da neve, que esperam entre os companheiros e a base. Durante a ocupação do edifício, inúmeros fantasmas da neve tombam diante as armas dos companheiros. Apesar disso, de repente aparecem três kralasenes que sequestram Farnathia e se escondem no nevoeiro. Fartuloon impede [[Atlan]] de persegui-los. Os dois homens e Eiskralle se retiram para dentro do prédio.

Há um cristal OMIRGOS, por meio do qual Fartuloon quer deixar o planeta. Fartuloon, [[Atlan]] e Eiskralle percorrem a superfície do cristal, deixando assim Gortavor.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.