A conselho de seu advogado, Pilon Bonhero finalmente faz um pausa, onde visita os laboratórios de pesquisa da LCSTM. Ele tem uma conversa com Ramon Prince, um membro da equipe de Waringer, que assumiu uma encomenda especial feita a LCSTM. O jovem pesquisador encontrou uma surpresa em suas pesquisas no campo da tecnologia da localização em seu trabalho. Pilon Bonhero lhe oferece apoio financeiro completo, já que não há nenhuma relação com sua pesquisa no trabalho real.

Após continuar a ser ameaçado por sua tia, Pilon Bonhero finalmente anuncia a chamada lei de precaução que surgiu no ano 3218, e que sua tia deve pensar melhor.

Enquanto isso, em [[Império Alfa]] eles supõem que os lares, apesar de sua superioridade técnica não foram capazes de obter despercebidamente acesso aos dados estritamente protegidos, por exemplo, NATHAN. Acredita-se que em vez disso, eles estão usando espiões humanos, e por isso cunham o termo inspetores do Hetos ou abreviado IH. No entanto, uma primeira missão dos mutantes [[Balton Wyt]], [[Ribald Corello]], [[Takvorian]] e [[Merkosh]], o vítreo, acaba por ser um fracasso, os suspeitos inspetores dos Hetos são apenas criminosos comuns.

Em 27 de janeiro de 3459, um roubo ocorre no centro de pesquisa da LCSTM. Um ladrão consegue penetrar no laboratório de pesquisas de Ramon Prinz. Quando Pilon Bonhero chega à cena do crime para ajudar, ele é atacado pelo intruso camuflado por defletor. Eventualmente é possível expulsar o invasor.

A disputa entre Martola e Pilon Bonhero chega ao ápice na sequência. Quando Pilon Bonhero acompanhado de Raven Hornisch visita sua tia para falar com ela pessoalmente, o detetive tenta matar a presidente da LCSTM. Na luta entre Pilon Bonhero e Raven Hornisch que ocorre em seguida, Raven Hornisch acaba atingindo mortalmente a si próprio com sua arma e Martola Bonhero é levada a um hospital – seu sobrinho está sob suspeita de assassinato.

Na cama do hospital, Martola Bonhero percebe que cometeu um erro catastrófico. Na realidade, ela é uma sósia – a real Martola Bonhero foi sequestrada e assassinada pelos lares. Ela mesma é do planeta [[Rudyn]], onde cresceu na pobreza abjeta. Ela então aceitou de bom grado a oferta dos lares, para trabalhar como espiã e a mudança repentina da mais profunda pobreza para a maior riqueza e abundância de poder, no entanto, foi demais para ela.

Quando fica evidente que ela será submetida a uma medição individual de seus padrões de ondas cerebrais, para a verificação de sua identidade, ela decide fugir. Consegue escapar, no entanto, só depois que ela deixa três homens mortos em seu caminho para a liberdade.

Agora, este caso também chama a atenção em Império Alfa. Novamente [[Balton Wyt]], [[Ribald Corello]], [[Takvorian]] e [[Merkosh]] são enviados para uma missão. Em 1º de fevereiro, a equipe consegue efetuar prisão do inspetor do Hetos. Sob influência hipnossugestiva, ela confessa tudo. Seu verdadeiro nome é Veila Wong. Ela passou informações para um desconhecido durante um ano. Não tem nenhum conhecimento sobre os outros inspetores do Hetos, com exceção de um: Raven Hornisch, que obviamente foi incumbido de matá-la, após ela sair cada vez mais fora do seu papel.

Ramon Prinz, que agora se deslocou com sua pesquisa para [[Império Alfa]], fornece mais informações que levam ao reconhecimento de que Raven Hornisch também havia sido responsável por invadir seu laboratório na LCSTM.

Em 7 de fevereiro de 3459, foi usado o novo dispositivo de localização desenvolvido por Ramon Prinz, o goniômetro de sombras, pela primeira vez uma espaçonave CEV é tecnicamente radiolocalizada. A espaçonave dos lares tentou secretamente pousar na região do Himalaia. Os especialistas em [[Império Alfa]] chegaram à conclusão de que, durante a visita do Administrador-Geral aos lares, algo deve ter dado errado. Presume-se que a tripulação da espaçonave CEV tem a tarefa de interceptar [[Perry Rhodan]], quando ele retornar ao Sistema Solar.

Novamente [[Balton Wyt]], [[Ribald Corello]], [[Takvorian]] e [[Merkosh]] partem para uma missão. Eles devem explorar a situação na espaçonave CEV. A equipe do supermutante [[Ribald Corello]] é descoberta pelo lares. Ocorre uma luta que quase tem um desfecho fatal para os quatro. No entanto, os lares descobrem durante esse confronto que a nave de [[Roctin-Par]] chegou ao Sistema [[Solar]] e param a luta a fim de prosseguir no seu objetivo principal. [[Ribald Corello]] consegue apenas informar [[Império Alfa]] antes do planador da equipe ser arremessado por uma explosão e quase bater contra uma parede de pedra. Com dificuldades, o líder da equipe mantém o planador funcional e, junto com seus companheiros feridos, consegue sobreviver até que finalmente chega a ajuda de Império Alfa.

[[Reginald Bull]], em companhia de [[Galbraith Deighton]], está a bordo de um cruzador da frota a caminho de uma reunião com Rhodan e passa esta informação para o Administrador-Geral. Em seguida, [[Atlan]] elabora um plano para encobrir que Rhodan faz causa comum com os rebeldes lares provconeses.

Rhodan, seguindo o plano de [[Atlan]], engana [[Roctin-Par]] e os outros rebeldes usando os poderes dos mutantes. Além disso, ele usa a tecnologia lare para transferir a ação ao vivo em todas as telas do Sistema Solar. [[Atlan]] aproveita esta oportunidade para sair da espaçonave CEV dos rebeldes usando uma nave auxiliar. Em seguida, [[Roctin-Par]] com a ajuda de um circuito secreto, consegue dominar novamente [[Perry Rhodan]] e seus companheiros.

O plano tem sucesso, Rhodan pode manter as aparências frente aos lares. Mas [[Roctin-Par]] insiste em enfrentar até mesmo a espaçonave CEV próximo a Terra. Os rebeldes conseguem destruir a nave dos seus inimigos.

[[Atlan]] voa para Quinto Center. [[Perry Rhodan]], e seus 15 companheiros restantes, fazem o caminho para a galáxia natal dos lares, NGC-3190, a bordo da espaçonave CEV de Roctin-Par.

Gostou deste resumo? Quer ler todos os emocionantes detalhes desta história? Então não perca tempo, pois este livro já foi lançado na versão digital SSPG.

Confira como adquirir o mesmo diretamente no site da SSPGPR652 - Duelo Entre as Estrelas (Digital)