PR0050 – Atlan, O Solitário do Tempo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

PRBR 0050

"E o duelo entre Atlan, o arcônida do sexto sentido, e Rhodan foi memorável!..."

Título Original: Der Einsame der Zeit

Autor: K. H. Scheer

Tradutor: S. Pereira Magalhães

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 17/08/1962

Publicação no Brasil: 1977

Época: Fevereiro a abril de 2040

Local da ação: Terra, Hellgate

Personagens principais: Atlan (também como Phil Holding e Skörld Gonardson), Tombe Gmuna, tenente-general Peter Kosnow, Perry Rhodan.

Visão Geral

Resumo

O arcônida Atlan acorda após um longo período de hibernação em sua cúpula submarina situada perto do arquipélago dos Açores. Ele tinha ido para lá durante a catástrofe de 1971, quando os terranos se preparavam para desencadear a guerra atômica. Atlan acredita que agora é o último sobrevivente do planeta e é despertado por Rico, um robô que parece um ser humano. Descobre que perdeu todo contato com a superfície e seu satélite Tek-1 tinha sido derrubado dois dias depois do início de sua hibernação. O cérebro positrônico da fortaleza detecta radioatividade na direção do arquipélago dos Açores, o que parece confirmar o temor de Atlan.

Cinco dias depois, Atlan deixa sua fortaleza equipado com uma roupa de proteção e se lembra de saber antes de sua hibernação sobre o famoso piloto de testes Perry Rhodan e sua viagem a Lua. Ele pensou que a história da união de Rhodan com extraterrestres era falsa, mas ficou intrigado ao olhar uma foto mostrando o que parecia ser uma forte abóbada energética. Atlan é detectado por um submarino atômico e capturado como parte da caçada submarina sendo atingido por um torpedo paralisante no processo.

Atlan acorda e descobre que está a bordo de um submarino de turismo, o que contradiz sua hipótese sobre a guerra nuclear. Ele foi confundido com um peixe das profundezas e com a ajuda de seu psicorradiador, acaba tomando o controle da tripulação. Ele soube o que aconteceu desde 1971 e em particular a fundação do Império Solar, em 1990, sobre o qual Perry Rhodan comanda como administrador. Atlan decide ir a uma biblioteca para obter mais informações. Ele pega os documentos de identidade de um dos passageiros, Phil Holding, e deixa o submarino. Depois de ter escondido seu traje de proteção em um riacho, ele pega carona em um carro que o leva a Lisboa. Ele se instala no Hotel Escorial onde suas vibrações foram então registradas.

Atlan aprende durante suas visitas diárias à biblioteca que Marte, Vênus e algumas das luas de Júpiter foram colonizadas. Ele acaba sentindo a presença de telepatas e percebe que o submarino foi encontrado. Então toma um barco a fim de recuperar seu traje de proteção e retorna à sua fortaleza que estava debaixo de toneladas de lama por precaução.

Atlan decide ir para Terrânia, a fim de ter acesso a uma nave espacial que possa levá-lo de volta para Árcon. Ele cria uma identidade falsa assumindo o papel do cientista Skörld Gonardson e busca uma posição em Terrânia. Em 24 de Abril de 2040, ele viaja para Terrânia a bordo da ZACHO, o voo tem duração de meia hora. O tenente Tombe Gmuna informa que ele será responsável pelo controle de Estação S-18. Atlan está impressionado com a decolagem de uma nave de guerra da classe Império. Ele é apresentado a Peter Kosnow, o Ministro da Defesa do Império Solar.

Atlan usa seu psicorradiador para escapar de um raio-X que revelaria a ausência de suas costelas. Seu trabalho inclui testar corvetas da classe Panther e objetiva fugir com uma delas. Rhodan chega para realizar um voo de teste. Quando Atlan percebe que as suspeitas contra ele estão aumentando, usa seu defletor, fica invisível e utilizando-se de um helicóptero, atinge algumas oficinas num raio de três quilômetros. Ele, então, volta a pé depois de ter apagado seus rastros e ouve Rhodan pedir a Kosnow para enviar uma chamada solicitando Atlan a desistir de seu intento e tentar um contato com ele. Atlan entra na corveta antes de Rhodan decolar.

O plano original de Atlan era emergir do seu esconderijo depois da primeira transição, mas ao invés disso acaba desmaiando com o choque dos três longos saltos transitórios. Quando finalmente deixa seu esconderijo, ele encontra-se diante de Rhodan que detectou sua presença usando suas parcas faculdades telepáticas. Ele enfrenta Rhodan e devido a luta, a corveta fica fora de controle. Ambos caem em um planeta deserto chamado Hellgate. Perry Rhodan libera Atlan dos escombros após o acidente e os dois homens partem em direção a uma base a dois quilômetros do local da queda.

Atlan e Rhodan se enfrentam pela segunda vez usando tanto as armas quanto palavras na tentativa de intimidarem-se um ao outro. Rhodan tenta convencer Atlan que Árcon está agora sob o controle de um robô. Ele descobre que Rhodan teve um filho com Thora e ambos começam a lutar contra o calor torturante. Depois de doze horas, as dificuldades aumentam devido ao calor extremo e à escassez de água. Atlan canta uma canção usando uma letra infantil que fala a respeito de água e quase derrota psicologicamente Rhodan. Atlan então atira em Rhodan e acredita por um momento que tenha o matado. Depois de mais de oito horas e nos limites das suas resistências, Atlan e Rhodan chegam ao local da base e juntos conseguem abrir a porta.

Um robô acorda Atlan e Rhodan ao derramar água sobre eles e um cruzador terrano chega desembarcando vários homens. Atlan agora é um prisioneiro dos terranos e faz alusão à Guerra dos Trinta Anos ao falar de suas algemas, causando a fúria de Rhodan. Quem é Atlan e quantos anos têm? Será um inimigo ou um aliado?

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.