O ultimato expira em 16 de outubro. Apesar da brevidade do tempo, os imortais [[Reginald Bull]], [[Galbraith Deighton]] e [[Julian Tifflor]] decidem fazer uma inspeção no Vale Enada. Grande surpresa em ambos os lados – durante a sua presença o deformador de tempo-zero volta. A informação mais importante é trocada rapidamente, o ultimato dos cappins tem prioridade.

Outras pessoas estão preocupadas com o reaquecimento do sol. Um grupo de garimpeiros se une e voa para Netuno, a fim de “sair de férias”. Eles aguardam pela explosão do sol e estando em Netuno, terão tempo suficiente para escapar.

Em 16 de outubro, o campo paratron de Mercúrio tem de ser ligado novamente porque a radiação solar é muito forte. A aceitação do ultimato é decidida em uma conferência. Um tênder da frota da classe DINOSSAURO e fornecido aos cappins. Todos concordam que ambos os lados precisam construir uma relação de confiança. Na SUN DRAGON mais detalhes são definidos. Assim, a equipe do tênder da frota será composta apenas de robôs, e é pré-programado um curso que termina em outra galáxia. As negociações são caracterizadas pela desconfiança inicial em ambos os lados. [[Perry Rhodan]] e Lecufe, o líder dos cappins, se reúnem no satélite da morte.

O dialogo traz entendimento entre as partes, o terrano mostra filmes do desenvolvimento da Humanidade, incluindo a sequência de acontecimento para a criação do campo AAT que protege o Sistema Solar. Os cappins asseguram que o satélite da morte foi construído por antepassados distantes, por motivos desconhecidos. Eles concordam sobre as modalidades de retirada e destruição do satélite solar. Os sistemas de aquecimento solar devem ser destruídos primeiro.

No entanto, ninguém considerou a inteligência artificial do satélite da morte. Depois que estranhos entraram no satélite e estes começarem com a ajuda dos cappins a destruir as instalações, a estação robô responde. Os cappins e terranos são classificados como inimigos. Os cappins são forçados por uma polarização pedonormativa através da radiação modular de frequência de sexta-referência a uma pedotransferência forçada para o hiperespaço, o que acaba na morte dos cappins. Os terranos são atacados por robôs. Os terranos e três cappins são resgatados com a ajuda de Gucky. Eles devem ser levados para fora do Sistema Solar. A estação é envolvida novamente em seu escudo de energia impenetrável.

Lecufe fala com [[Geoffry Abel Waringer]] sobre os problemas do deformador de tempo-zero, o que leva algum tempo. Ele pode dar a Waringer informações valiosas. Quando os cappins estão se aproximando da eclusa temporal, a estação ataca e mata também os últimos três cappin através de uma pedotransferência forçada. Há evidências de que o satélite da morte tenha começado a se autorreparar. Uma segunda expedição do tempo parece ser necessária urgentemente.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.