Ele destrói espetacularmente alguns quilômetros quadrados da metrópole Vetrahoon City, provocando com isso uma catástrofe. Com uma velocidade assustadora, a cristalização da superfície do planeta alastra-se incontrolavelmente, e parece não haver nenhuma possibilidade de detê-la.

Alguns dias antes deste funesto acontecimento, Sheremdoc decide procurar a Stormon, a nave do Cavaleiro Permanoch, que esteve escondida por dois milhões de anos em algum lugar sob a superfície de Marte. A busca é bem-sucedida e a Stormon é encontrada, porém parece que ninguém será capaz de entrar no interior da nave, pois é necessário um código quase impenetrável para abri-la.

Enquanto isso novos estilhaços cristalinos caem na superfície de Marte. Nesse meio tempo os terranos suspeitam já ter a explicação para os recentes acontecimentos: os estilhaços cristalinos vêm do sistema Aariam no Arresum, e pertencem àquela espaçonave que foi destruída pela [[BASE]] no cinturão de asteroides formado pelos destroços do 22º planeta, que havia sido destruído por Permanoch no passado.

A cristalização da superfície de Marte prossegue rapidamente. Sheremdoc autoriza a completa evacuação de Marte, pois não há mais perspectiva de se deter os cristais. No último minuto a Stormon consegue ser aberta, graças ao especialista hanseático Lafalle. Contudo já é tarde, pois a frente cristalina alcança a nave do Cavaleiro e arruiná todas as esperanças dos terranos.

Em 7 de fevereiro de 1217 [[NCG]] Marte está completamente coberta pelas estruturas cristalinas do Abruse. O raio de ação da radiação mortal já alcança mais de mil quilômetros, e avança constantemente.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.