[[Ras Tschubai]] e [[Gucky]] teleportam para Matronis, a capital dos cappins na terra. [[Takvorian]] e Ovaron ajudam os mutantes com o seu conhecimento local para identificar a construção da Golamo. [[Ras Tschubai]] salta na sede da inteligência e olha ao redor sob a proteção de um escudo defletor. Ele encontra a cela de Marceile e explora as medidas de segurança. Devido a suas conclusões, a equipe pode atacar rapidamente e colocar Marceile em liberdade e segurança em poucos minutos.

Após a ação de libertação a central de controle é evacuada. Os teleportadores levam todos para a caverna, que está localizado perto do Vale Enada. Lá, o deformador de tempo-zero deve ressurgir. Aumenta as preocupações com [[Atlan]] e a máquina do tempo.

[[Atlan]] e a tripulação restante do deformador de tempo-zero fizeram em sua primeira visita fotografias sobre a aérea nas localizações de Ovaron. A partir desta informação eles identificaram todos os objetivos militares. Porque há um mapa preciso, bombas estão em todos os lugares onde essas instalações estão localizadas afundados nas rochas. Estas bombas devem sobreviver 3.000 anos. Todas as bombas estão equipadas com hiper-receptores, a fim de explodirem simultaneamente. Quando estava enterrando as bombas Tajiri Kase assusta um urso das cavernas, que quase o mata.

No futuro relativo, [[Perry Rhodan]] e seus companheiros estão ficando impacientes. [[Icho Tolot]], Paladino e [[Gucky]] se colocam em locais estratégicos no cerco.

Às 12h, o deformador de tempo-zero chega. Os viajantes do tempo são imediatamente atacados pelos cappins. O código de ativação das bombas é irradiado durante a materialização, e o anel de cerco ao redor do deformador de tempo-zero se acaba em explosões. No entanto, unidades menores mantêm a máquina do tempo sob ataque. Todas as grandes unidades estacionárias foram destruídas em conjunto pelas bombas colocadas 3.000 anos atrás.

[[Gucky]] e [[Ras Tschubai]] levam os participantes da expedição, sucessivamente, por teleportação para o deformador de tempo-zero. A cada sinal, [[Atlan]] desliga o campo paratron por um instante. [[Icho Tolot]] e Paladino rompem o anel e fazem o seu caminho sem ajuda para o deformador de tempo-zero. Toda a operação leva apenas 2 minutos. Somente após o deformador de tempo-zero desaparecer, aparecem a primeiras espaçonaves dos cappins, para se engajar na luta.

O objetivo do salto no tempo é de 600 anos, em um passado em que não há cappins vivos na Terra. Os membros da expedição descansam primeiro, os cappins e [[Takvorian]] se familiarizam com os terranos. Paladino caça durante a noite e um cozido de carne em um fogo ao céu aberto é consumido.

Em seguida, o desastre acontece: um homem da idade da pedra penetra despercebido no deformador de tempo-zero e dá uma pancada no dr. Kenosa Bashra e em Manuel Cascal. No ambiente desconhecido, o pré-humano mexe nos painéis de controle da máquina do tempo, que começa a se mover. A expedição fica presa.

Manuel Cascal pode se recuperar a ponto de conseguir atordoar o pré-humano, com a ajuda de robôs. Em um trabalho minucioso, Cascal consegue reconstruir o quanto a máquina do tempo deslocou-se no tempo. Com suas últimas forças, ele traz a máquina do tempo de volta para o tempo correto.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.