PR-RP08 - A Expedição dos Condenados

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

cRP08(212)a

"Eles embarcam em uma jornada sem volta"

Título Original: Expedition der Todgeweihten

Autor: Peter Terrid

Tradutor: Dirceu Alvir Rudnick

Revisão: Marcel Vilela de Lima, Marcos Roberto

Artista da capa alemã: Johnny Bruck, Dirk Schulz / Horst Gotta (livro de bolso)

Conversão da capa brasileira: José Antonio

Publicação na Alemanha: 11/1980

Publicação no Brasil: 2014

Época: 2400

Local da ação: Shakootee

Personagens principais: Kamee Nyssen, Shaktar Deringhouse, Yigael Cummings Freyt, Rod Nyssen, Michael Freyt, Conrad Deringhouse, Perry Rhodan, AQUILO, Atlan da Gonozal, Reginald Bull, Cachumbar, Ayurweda Curleachi, Bilgir Eqrem, Cavus Nyssen, Ertequin Freyt, Dogai Deringhouse e Paquor Armstrong.

Relação: PR 150

Nota: Os habitantes de Shakootee muito provavelmente são descendentes dos lemurenses. Assim, a partir de sua chegada “dezenas de milhares de anos atrás”, a nomenclatura, e o título de rei da cidade, ou seja, “Taamar”, tem uma semelhança distinta ao título Tamar.

Resumo

O romance é ambientado em 2400, poucos meses antes dos eventos do ciclo Os Senhores da Galáxia.

Kamee Nyssen é uma jovem e talentosa estudante de direito na cidade de Terrânia, que busca principalmente levar uma vida confortável. Ela não sabe nada sobre seus antepassados, seus pais estão mortos. Um dia ela recebe uma carta do renomado escritório de advocacia Armstrong, Armstrong & Armstrong com um convite para que ela compareça em 01 de julho de 2400, para um assunto relacionada à sua história familiar. Kamee está curioso e confirma presença.

No escritório de advocacia um encontro se realiza, no qual Kamee é saudada por dois jovens da sua idade, que são apresentados a ela como Shaktar Deringhouse e Yigael Cummings Freyt. Ela descobre que ela é uma descendente de Rod Nyssen e que os outros dois são filhos de Michael Freyt e Conrad Deringhouse.

Um pouco mais tarde, Perry RhodanPerry RhodanDefinição: Administrador-Geral do Império Solar. Desde o final do século XX, Perry Rhodan tem sido reeleito sucessivamente para o cargo, pois foi ele quem, com a ajuda da tecnologia arcônida, unificou a Terra e evitou um conflito nuclear global. Perry Rhodan parou de envelhecer em 1976, quando recebeu do superser Aquilo uma ducha celular....
entra na sala de conferência. Ele apresenta ao trio uma fita que mostra uma cena a partir do ano 2326. Na época, AQUILOAQUILODefinição: Entidade, espécie de superser formado de energia pura. É a superinteligência do Grupo Local de Galáxias, ao qual pertence a Via Láctea. Consiste na consciência coletiva de uma raça antiquíssima que voluntariamente despojou-se de seu corpo físico. No ano de 1976, tinha por residência o planeta Peregrino. Nessa ocasião, concedeu à Humanidade um prazo de vinte mil anos no qual ela deveria provar seu valor....
havia destruído o planeta Peregrino, impossibilitando assim novas duchas celulares, e espalhou 25 ativadores celulares na Via Láctea. No entanto, muito mais pessoas que isso haviam recebido a ducha celular, a morte era eminente para muitos dos colaboradores mais próximos de Rhodan.

Enquanto Rhodan e AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
da GonozalGonozalDefinição: Família de nobres e dinastia reinante arcônida, da qual Atlan é membro. Com o título de Gonozal VIII, Atlan governou o Império Arcônida de 2044 a 2114....
estavam em Quinto CenterQuinto CenterDefinição: Fortaleza espacial e quartel-general da USO. Recebeu esse nome em homenagem a Nike Quinto, um oficial terrano. Era uma antiga lua com 62 quilômetros de diâmetro, capturada do sistema solar a que pertencia por naves de grande porte que usaram raios de tração, e colocada numa posição estratégica importante no espaço vazio. Depois disso, ela foi escavada por dentro com raios térmicos e desintegradores. No espaço oco que se formou, foram construídas as instalações técnicas e de controle, abastecidas por usinas atômicas. Na superfície, deixada nas condições naturais, foram construídas somente torres blindadas recolhíveis, guarnecidas por canhões conversores, térmicos e vibratórios, e desintegradores. Por tudo isso, é a mais poderosa fortaleza espacial da parte conhecida da Via Láctea....
, Freyt agiu. Ele encomendou a NATHANNATHANDefinição: Nome que se costuma dar ao gigantesco computador terrano, um cérebro impotrônico, instalado nas profundas camadas rochosas da lua terrana. Na superfície da Lua encontra-se apenas um bloco gigantesco com um portão. O verdadeiro edifício está abaixo da superfície. Somente os especialistas é que têm acesso ao ciclópico computador e, naturalmente, as pessoas e seres credenciados por Perry Rhodan. O próprio computador rejeita todo aquele que não tem direito de entrar. A sua construção exigiu duzentos anos de trabalho. É capaz de resolver todo tipo de problema que lhe seja apresentado....
a elaboração de uma lista de todas as pessoas que tinham recebido ducha celular. E de todos os nomes, que devido a sua importância para a Humanidade, deveriam receber um ativador celular devem ser marcados. Ele próprio não apareceu na lista de sugestões – seu nome foi fornecido com a data previamente calculada da morte. Para salvar Rhodan de conflitos morais e morrer com dignidade, ele então convidou todos os antigos imortais, que estivessem ameaçados de morte, num total de 182 pessoas, para participar de uma reunião. Ele propôs a todos saírem com um cargueiro da Terra. 57 pessoas finalmente partiram poucos dias depois com a IMPERADOR CÉSAR AUGUSTO, uma alusão ao ditado “Ave César, morituri te salutant”1. As últimas palavras de Freyt na fita disseram que ele informaria a Rhodan no ano de 2400, as coordenadas de um boia flutuante e que nessa boia eles teriam mais informações sobre o destino deles.

1 (“Ave, César, aqueles que estão prestes a morrer o saúdam”) é uma conhecida sentença latina citada em Suetônio, De Vita Caesarum (“A vida dos Césares”, ou “Os Doze Césares”). Foi usada durante um evento em 52 dC no Lago Fucino por cativos e criminosos fadados a morrerem lutando durante um simulado de batalha naval ou Naumaquia — na presença do Imperador Cláudio. Suetônio relata que Cláudio respondeu “Aut non” (“ou não”).

Os três descendentes dos antigos imortais aceitam a oferta de Rhodan para uma expedição que seguirá os passos de seus antepassados com Reginald Bull. Com o space-jet MURG DO PYAZA, que pertence a um amigo de Bull, eles voam para o espaço. Nas coordenadas de Freyt eles encontram o cadáver de uma mulher envolto em uma vedação de glassite. Eles também descobrem outra mensagem de vídeo. Eles podem acompanhar como a morta, uma telepata, foi sepultada, e descobrem que Freyt queria voar para o planeta Shakootee, do qual, há mais de 200 anos antes, um antigo saltador lhe contará. O nome significa “Mundo do Abraço Eterno” e foi dado pelas pessoas que vivem lá. Lá eles encontram informações sobre onde está localizado Shakootee.

A expedição contínua sua viagem e chega a Shakootee. Em órbita lunar do planeta eles encontram a IMPERADOR CÉSAR AUGUSTO, abreviadamente ICA sem energia. Bull vai a bordo. A nave está esvaziada, e uma nave auxiliar está ausente. No entanto, não há mais mensagens.

Com a ajuda dos sistemas de localização, eles logo têm sucesso em localizar a nave auxiliar na superfície do planeta. A MURG DO PYAZA pousa no planeta e os quatro saem. A nave auxiliar é apenas um naufrágio completamente enferrujado. Nos momento seguinte, são atacados por cavaleiros armados com bestas. Bull não quis lutar com armas modernas para evitar um massacre, mas isso leva à prisão dos quatro terranos. Os estranhos os levam para uma cidade medieval, onde o regente da cidade, Cachumbar, os interroga. Uma vez que a língua dos estrangeiros não pode ser compreendida pelos terranos, o rei manda trazer um outro prisioneiro para servir de interprete. É um terrano maltrapilho, aparentemente um descendente dos tripulantes da ICA! Além disso, é notório que todos os moradores da cidade usam uma flor em um lugar de destaque.

O rei da cidade, cujo título é “Taamar”, interpela aos quatro sobre a razão para a intrusão deles no seu território e ameaça com consequências. Aparentemente há uma relação hostil com os terranos locais. Kamee rejeita a oferta do regente para se transformar em sua concubina, em vez disso, saca um radiador e ganha uma flecha no ombro. Todos os terranos são desarmados e jogados nas celas das masmorras. Bull tem esperanças de que em poucos dias ele será procurado, mas, as perspectivas de salvamentos são ruins.

No calabouço o prisioneiro, Ayurweda Curleachi, relata que ele já está preso há sete anos. Além disso, ele indica que o rei ofereceria a “submissão”, mas que isso era pior do que a morte.

Com efeito, o rei convoca os prisioneiros novamente. Um portador aparece com um vaso de flores, que são chamadas de Shakootee, e exorta os terranos a aceitarem a simbiose com as flores. Cheios de horror os quatro rejeitam, porque eles não querem ser escravizados mentalmente. O rei e os moradores estão com raiva. Posteriormente o Taamar condena os quatro, assim como seus antepassados, a visitar as montanhas até o Cume do Conhecimento, e o AbismoAbismoDefinição: Tipo de fenômeno cósmico. Trata-se de um redemoinho de energia no centro do Turbilhão Estelar, que gira em velocidade estonteante. Possui um tom vermelho cintilante em suas regiões periféricas que escurecem progressivamente em direção ao seu centro, onde apresenta um tom de negro profundo. Essa concentração hiperenergética se distingue por seu efeito transmissor de matéria. O ponto oposto do Abismo é o chamado Funil de Fissura ou Contra-Abismo. No ano 3460, era usado pelos ploohns como meio de transporte para a movimentação de sua frota espacial....
do Discernimento — uma viagem da qual ninguém voltou!

Logo depois de partir em uma caravana, há um ataque dos terranos locais, em que os prisioneiros são libertados. Os “terranos” são tecnicamente atrasados, esfarrapados e degradados. Eles vivem em um vale escondido em constante medo dos shakootees, como nomearam os nativos, com quem eles estão em guerra desde o início da colonização.

No assentamento do vale, Bull é reconhecido por um velho homem, que se apresenta como Bilgir Eqrem. É o último sobrevivente dos antigos imortais, já que ele tinha obtido a sua única ducha celular com a idade de apenas 30 anos. Ele também reconhece os companheiros de Bull como descendentes de seus antigos companheiros, e apresenta-os aos familiares locais. Estes são os homens Cavus Nyssen e Ertequin Freyt e a mulher Dogai Deringhouse. Em outra conversa, os visitantes aprendem que o conflito surgiu porque logo após a chegada dos terranos ao planeta os habitantes exigiram sua submissão, ou seja, a aceitação da flor Shakootee. Quando Rod Nyssen, Michael Freyt e Conrad Deringhouse foram às negociações na cidade, eles nunca mais voltaram, mas foram mortos nas montanhas. Agora, os colonos esperam pela ajuda de Bull.

Antes de mais planos poderem ser feitos, um grande número de shakootees invadem o vale. Todos os terranos são capturados. Mais uma vez eles rejeitam a submissão. O rei da cidade realiza um ritual misterioso em que ele parece falar com uma estranha criatura, ele anuncia que os três, os filhos de Nyssen, Freyt e Deringhouse e seus três parentes locais, devem ir até as montanhas. Eles têm dez dias, para voltar ou os prisioneiros serão executados, e Bull em primeiro lugar.

Vigiado por um grupo de shakootees, tem início a viagem. A caravana finalmente chega a um templo no qual as pedras parecem brilhar por dentro e eles só podem entrar no luar. Os seis entram sozinhos nas instalações subterrâneas nas quais pode ser visto milhares de pessoas petrificadas que usam uma flor. Barulhos estranhos propiciam a todos um ambiente de medo, mas eles continuam e veem no final, a uma flor Shakootee, cuja maior floração tem um metro de diâmetro. Kamee Nyssen sente um impulso interior para tocar a flor. Ela faz isso e, em seguida, pega uma pequena Shakootee que permite a simbiose. No momento seguinte, ela percebe a verdade: ela experimentou as últimas horas de Rod Nyssen, Michael Freyt e Conrad Deringhouse que uma vez estiveram ali. Freyt, gravemente ferido e diante da morte, arriscou contato com uma Shakootee e aprendeu que essas plantas não escravizam o povo de modo algum, mas sim atuam como uma espécie de consciência e os ajuda a se integrar no meio ambiente planetário. Todos os três morreram aqui e foram recebidos no coletivo das Shakootees. Após esta descoberta, também Shaktar Deringhouse e Yigael Cummings aceitam uma Shakootee.

Enquanto isso, uma nave do Império SolarImpério SolarDefinição: Organização estatal galáctica criada pelos terranos. A capital e sede do governo era a cidade de Terrânia. Fundado no ano de 1990, depois da unificação da Terra, o Império era um complexo extenso no espaço, com um mundo-matriz, ou seja, a Terra, além dos sistemas solares associados, que, apesar de sua autonomia, estavam ligados indissoluvelmente à política terrana. No ano 2400, contava com 1.112 planetas plenamente ocupados e um total de 1.017 sistemas solares, além de 1.220 mundos pertencentes ao anel exterior, escassamente povoados. No ano 3460, finalmente encontrou o seu fim com o desaparecimento da Terra e a dominação da Via Láctea pelo Concílio dos Sete....
, em busca de Bull pousou e chegou à cidade, onde Bull é mantido prisioneiro. O comandante, inicialmente se recusa a salvar Bull, porque esse a princípio foi condenado por um processo local legal. Bull fica furioso, mas o comandante tem uma ideia genial. Ele pergunta se Bull como “embaixador” não era inviolável também, e assim obtêm a sua libertação. No entanto, os outros terranos permanecem presos.

Bull tenta tomar medidas definitivas através de uma ação violenta, mas, o grupo de seis retorna das montanhas. O Terror se espalha, quando os terranos veem as flores nas cabeças. Mas Kamee esclarece a todos sobre o seu erro fatal. O velho Eqrem acredita em um truque e protesta com veemência. Cavus Nyssen pega uma flor e coloca e, depois de um curto período de tempo, a retira novamente. Eqrem ainda não está convencido, então Kamee persuade Bull a uma manifestação similar. Assim os colonos terranos finalmente percebem a inocuidade das Shakootees.

Muitos colonos aceitam as Shakootees, e finalmente há paz entre os dois grupos étnicos. Kamee Nyssen, Shaktar Deringhouse e Yigael Cummings permanecem no planeta Shakootee. Bull recebe como um presente do regente da cidade um vaso com uma flor Shakootee, enquanto isso Shaktar Deringhouse pede a ele para apagar as coordenadas do planeta. Bull lhe promete isso. Ele voa de volta à Terra, imprime as coordenadas e as elimina do armazenamento de dados. Ele acha que um dia, quando estiver cansado da imortalidade, poderia voltar para pesquisar o planeta.

Após o regresso, Bull é fortemente envolvido pelas operações de rotina diárias. Por isso, ele esquece a planta Shakootee no space-jet e só se lembra de seu fracasso, quando seu amigo, dono da espaçonave, lhe liga perguntando se ele gostaria de receber de volta um vaso de plantas mortas. No mesmo instante, ele pensa na impressão com as coordenadas do planeta Shakootee – e ele percebe que ele tinha jogado as mesmas há poucos instantes no conversor ao limpar os bolsos. Assim, a posição de Shakootee permanece um mistério.

Gostou deste resumo? Então saiba como participar do Projeto Traduções! Este livro está disponível para leitura na integra. 

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.