PR1903 - Alarme de Tremores

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

PR1903

"A ameaça de Incêndio – perigo mortal para Quarantimo"

Título Original: Bebenalarm

Autor: Susan Schwartz

Tradutor:

Artista da capa alemã: Ralph Voltz

Publicação na Alemanha: 10/02/1998

Publicação no Brasil: 

Época: Janeiro de 1290 NCG

Local da ação: Salmenghest, Sistema Quar

Personagens principais: Perry Rhodan, Eismer Störmengord, Tebb Celestain, Poulton Kreyn, Reginald Bull.

Curiosidades: 

Visão Geral

Resumo

Os setchens reagem ao aviso do pesquisador de tremores Eismer Stoermengord com choque, mas mantêm-se serenos. Embora no sistema Quar haja naves suficientes para evacuar apenas seis por cento da população antes do tremor iminente, não ocorrem manifestações de pânico ou vandalismo. Em vez disso, os setchens concentram-se em ajudar pelo menos uma pequena parte de seu povo a escapar.

Entre a antiga tripulação da KAURRANG, a situação parece um tanto diferente. O ertrusiano Poulton Kreyn já havia sido desagradável muitas vezes antes, e era conhecido pela sua insubordinação. Agora ele sugere que os terranos capturem uma nave dos setchens e deixem esse lugar perigoso o quanto antes, mesmo que tenham que usar a força. Rhodan consegue contornar a situação e esclarece que não está disposto a empreender qualquer ação às custas dos setchens. Poulton Kreyn cede à autoridade de Rhodan.

Enquanto isso, os setchens preparam-se para o tremor iminente. Enquanto a evacuação prossegue a todo vapor, também são feitos preparativos no próprio planeta. Todas as instalações técnicas e estações de força são desligadas aos poucos para evitar explosões desastrosas. Estações de energia solar para geração de eletricidade são instaladas e todo o equipamento de tecnologia 5-D é desativado.

Na casa de Tebb Celestain também ocorrem preparativos. Rhodan e Bull estão presentes quando Tebb fica sabendo que recebeu um lugar nas poucas naves restantes de sua família. Surpreendentemente, ele abre mão de sua oportunidade e transfere à sua filha mais velha, Barr, a responsabilidade pelo salvamento de seus parentes. Tebb havia resolvido permanecer em Quarantimo. Rhodan e os outros terranos têm o mesmo destino, pois não há lugar para eles em qualquer nave setcheniana.

Quando Barr descobre por acaso o complô de Kobb e mostra as provas do crime a Tebb, este não quer acreditar de início. Jamais um setchen havia assassinado ou enganado um semelhante por motivos torpes. Com base nas informações fornecidas por Barr, Kobb seria culpada por ter explodido a nave de passageiros e teria feito tudo isso só para tirar vantagens comerciais e eliminar a concorrência de Tebb. Tebb vai pedir explicações diretamente à sua concorrente. Frente a situação da catástrofe iminente, ela confessa sardonicamente o seu crime, confiante em que não haveria mais nenhum julgamento que a responsabilizasse.

Tebb descobre que Kobb já havia pegado e escondido um dos dois foguetes capturados, para fazer saques depois que ocorresse a evacuação do planeta. Tebb revela esses fatos aos terranos e aconselha-os a capturar o tal foguete para colocarem-se em segurança. Ele próprio despede-se com esse último conselho aos galáticos e retira-se. Tebb só faz uma exigência, de que o maior número de setchens seja colocado a bordo.

Quando os terranos saem à procura na nave, os primeiros tremores leves acontecem. Os indícios da catástrofe só aparecem como fracas vibrações do solo, entretanto todos sabem o que aquilo significa. No dia seguinte começam os efeitos dos tremores. As temperaturas em Quarantimo caem violentamente, a gravidade na superfície varia por vários gravos e o sol Quar começa a falhar. Em meio ao caos incipiente, os terranos encontram o foguete escondido. Kobb está saindo realmente para saquear. Antes que os terranos possam alcançar a nave, ela parte. O que parece uma adversidade torna-se sorte, porém, pois logo depois o foguete cai com violência sobre Quarantimo. Kobb encontra seu fim merecido.

Quando os terranos já estão quase a ponto de perder as esperanças, a nave do pesquisador de tremores Eismer Stoermengord pousa de repente no espaçoporto de Quarantimo. A GLIMMER encontra-se sob a proteção de seus escudos e está em princípio inacessível. Todas as tentativas de contato dos terranos desesperados falham. Quando os escudos da GLIMMER caem subitamente, os terranos penetram na nave estranha e encontram o pesquisador de tremores inconsciente na sala de comando. Para surpresa dos terranos, após uma breve inspeção dos equipamentos, tudo indica que Eismer Stoermengord desativara os escudos de propósito. Como resultado, uma onda de choque penta dimensional havia levado o pesquisador de tremores à inconsciência.

Com ajuda do traje galorniano, Rhodan consegue ativar a GLIMMER e fazê-la partir. O pesquisador de tremores acorda pouco antes de abandonarem o sistema Quar e começa a vociferar. No mesmo instante, o sol Quar expande-se até um gigante azul e destrói a maior parte dos planetas habitados, incluindo Quarantimo. A onda de tremor destruiu o lar dos setchens. Apenas cerca de quatro milhões de indivíduos do povo lagarto sobreviveram à catástrofe.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.