PR1908 - Refúgio no Mar de Gelo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

PR1908

"Uma última parada em Propter – um povo está condenado à destruição"

Título Original: Asyl im Eismeer

Autor: Robert Feldhoff

Tradutor: 

Artista da capa alemã: Swen Papenbrock

Publicação na Alemanha: 17/03/1998

Publicação no Brasil:

Época: Janeiro de 1290 NCG

Local da ação: Salmenghest, Sistema propter

Personagens principais: Zuunimalkhahen, Eismer Störmengord, Perry Rhodan, Om Verhaybb, Mondra Diamond

Curiosidades: 

Visão Geral

Resumo

Salmenghest: os galáticos que haviam partido a bordo da KAURRANG para a galáxia Whirlpool e naufragado naquela outra galáxia menor, escaparam por pouco do tremor no sistema Quar. A bordo da GLIMMER, a nave de Eismer Stoermengord – um pesquisador de tremores da galáxia DaGlausch – eles observam como o sistema Quar é destruído pelas forças do tremor. A GLIMMER também foi exposta a essas forças e sofreu estragos por isso. O propulsor linear está avariado e funciona irregularmente. O único lugar nas proximidades em que a GLIMMER poderia ser consertada é o sistema Propter, a 8,9 anos-luz de distância do sistems Quar.

Eismer Stoermengord está grato de verdade aos galáticos pelo seu salvamento, porém não está muito satisfeito com a presença deles a bordo de sua nave. Ele oferece a Rhodan a realização de um favor pelo salvamento de sua vida, com a condição de que se separe logo depois dos visitantes indesejados. Quando a GLIMMER aproxima-se do sistema Propter, surge justamente então o prenúncio de uma tragédia. Os poucos setchens que escaparam antes da catástrofe haviam chegado ao sistema Propter com suas reservas de energia no final. As fortes, porém, obsoletas naves não podiam voar mais por conta própria e têm que fazer um pouso de emergência no planeta dos propterianos. A falta de água, ar respirável e energia não deixam a Om Verhaybb, comandante da frota, outra opção a não ser ignorar os chamados pelo rádio recusados pelos propteranos.

A mentalidade dos habitantes do sistema Propter, que moram na água e respiram por brânquias, foi fortemente moldada por um ataque dos dscherros. O sistema Propter parece uma fortaleza sólida com fortes espaciais e instalações de defesa que falam claramente por si que uma invasão e ação de pilhagem como feita há muitos anos pelos dscherros nunca mais seria aceita sem resistência. Em razão dessa experiência, os propteranos tinham se recolhido e não toleravam mais intrusos em seu sistema. Somente o comércio essencial com suas espaçonaves especialmente projetadas e construídas é que ainda deixava os propteranos entrar em contato com outros povos.

Quando os setchens aparecem no sistema Propter, esse trauma irrompe novamente e Zuunimalkhahen, o Príncipe-Mor dos propteranos, abre fogo contra as naves sem defesa. Os galáticos, todos diante de Perry RhodanPerry RhodanDefinição: Administrador-Geral do Império Solar. Desde o final do século XX, Perry Rhodan tem sido reeleito sucessivamente para o cargo, pois foi ele quem, com a ajuda da tecnologia arcônida, unificou a Terra e evitou um conflito nuclear global. Perry Rhodan parou de envelhecer em 1976, quando recebeu do superser Aquilo uma ducha celular....
, são obrigados a observar sem fala que o pesquisador de tremores Eismer Stoermengord não toma nenhuma iniciativa para acabar com aquela mortandade sem sentido. O pesquisador parece ficar quase indiferente em relação à luta dos setchens pela sobrevivência. Rhodan logo resolve tomar o controle da GLIMMER das mãos do pesquisador e coloca a nave como proteção diante da formação dos setchens. O respeito que o povo de Salmenghest tem pelo pesquisador de tremores é tão alto que Zuunimalkhahen suspende o fogo. Rhodan aproveita essa circunstância para entabular negociações e consegue até mesmo que a frota enfraquecida dos setchens receba permissão para fazer um pouso de emergência no mundo natal dos propteranos. Zuunimalkhahen, que estava passando justamente naquele momento por um drama familiar, com a morte iminente de seu único filho, porém, permanece irredutível.

O lugar em que o Príncipe-Mor instrui os setchens a pousar é uma rocha gelada no meio de um mar de gelo. Embora salvos da morte por enquanto, os setchens encontram-se mais uma vez em um ambiente hostil. O frio e a fome espalham-se e fazem suas vítimas. Os galáticos tinham deixado a GLIMMER nesse meio tempo e tentavam ajudar os sofridos setchens. Eismer Stoermengord, que partira imediatamente depois para uma doca espacial dos propteranos, relata a Zuunimalkhahen a ação de força pessoal de Rhodan e retira dessa forma a responsabilidade de si e do corpo dos pesquisadores de tremores. O pesquisador está preocupado principalmente com a possibilidade de a neutralidade do corpo de pesquisadores de vibração, reconhecida em todo lugar, sofra prejuízos. Esse receio sobrepões até mesmo à consciência de Eismer Stoermengord, que lhe diz para talvez ir ajudar os setchens. Quando as condições na fria ilha do mar de gelo ficam ainda piores, Rhodan faz em companhia de Mondra Diamond uma última tentativa de intercessão.

Quando Zuunimalkhahen não responde aos chamados urgentes de Rhodan, o terrano mergulha com Mondra Diamond rumo à residência submarina do Príncipe-Mor. A razão para o silêncio do Príncipe-Mor é a morte iminente do seu único filho e sucessor. Justamente quando o jovem propterano finalmente morre, Rhodan e Mondra chegam à cidade submarina dos propteranos sob a proteção de seus trajes. Rhodan e Mondra encontram o Príncipe-Mor e “raptam-no” para levá-lo para junto das más condições dos setchens e confrontá-lo com a verdadeira miséria dos seres lagarto.

A visão da situação na ilha do mar de gelo deixa o Prícipe-Mor realmente horrorizado, mas ele não abandona sua atitude inicial. Somente quando a comandante setcheniana Om Verhaybb pede cheia de desespero ajuda para si e seus futuros filhos é que a postura rígida de Zuunimalkhahen se desmancha. Pensando justamente na perda de seu próprio filho, ele reconhece as necessidades prementes dos setchens. Depois que Rhodan leva o Príncipe-Mor de volta em segurança para sua residência subaquática, os propteranos dão início às primeiras ações de ajuda aos setchens necessitados. Agora os galáticos têm tempo para cuidar de seus próprios assuntos. Rhodan chama Eismer Stoermengord e lembra-o do “favor” que ele tinha prometido cumprir. Quando o terrano pede ao pesquisador de tremores para levá-los a DaGlausch depois que terminassem os reparos da GLIMMER, ele concorda.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.