PR1909 - O Pesquisador de Tremores

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

PR1909

"Na galáxia das catástrofes – Rhodan conhece a história de um goldneriano."

Título Original: Der Bebenforscher

Autor: Robert Feldhoff

Tradutor: 

Artista da capa alemã: Swen Papenbrock

Publicação na Alemanha: 24/03/1998

Publicação no Brasil:

Época: Fevereiro, março de 1290 NCG

Local da ação: Salmenghest, Sistema propter

Personagens principais: Eismer Stoermengord, Perry Rhodan, Janthos, Bomicu Mes Gebertan

Curiosidades: 

Visão Geral

Resumo

Enquanto a nave GLIMMER de Eismer Stoermengord fica à espera nas docas do sistema Propter, o pesquisador de tremores conta aos galáticos a história de sua vida:

Eismer Stoermengord, nascido no planeta natal dos goldnerianos na galáxia DaGlausch, adoeceu quando criança da temida doença do centro. O pai de Eismer, o governador do planeta áureo, enviou seu filho para ser tratado no sistema Vrouber, a seis anos-luz de distância, onde se podia curar a doença. Como a viagem e o tratamento eram muito caros, a família de Eismer ficou para trás no planeta áureo. O governador deu a Eismer porém seu manto negro na partida, para lembrá-lo de sua família durante o tempo em que estivessem separados. Sob tratamento do vrouberano Bomicu Mes Gebertan, o jovem Eismer melhorou rapidamente. Eismer ficou conhecendo Janthos, um mercenário do povo humanoide dos prolongides.

Quando Eismer logo teve alta, ele ficou sabendo por um chamado de rádio de seu pai do alarme de tremor que fora disparado no sistema natal dos goldnerianos. Pouco depois o sistema foi envolvido pelos tremores e o planeta áureo foi destruído. A maioria dos goldnerianos perdeu a vida, assim como a família de Eismer. Eismer tinha se tornado um órfão. O vrouberano Bomicu Mes Gebertan assumiu a educação de Eismer e adotou-o. Ele instruiu o jovem goldneriano intensivamente nas Ciências, e com isso se cristalizava cada vez mais o interesse especial de Eismer pela inter-relação das duas galáxias DaGlausch e Salmenghest. Eismer estudava em detalhes a chamada Caldeira, uma zona de alta atividade energética situada entre as duas galáxias e responsável pelos tremores. Eismer tomou logo a decisão de se tornar um Pesquisador de Tremores, porém teve que aprender logo que a corporação dos pesquisadores admitia apenas os melhores candidatos de acordo com rigorosos critérios de seleção.

Eismer decide deixar o sistema Vrouber para atingir seu objetivo imediato. Por absoluta falta de dinheiro, o goldneriano penetra como clandestino a bordo de uma nave de cruzeiro, porém é logo descoberto e condenado a trabalhos forçados a bordo. Por quase um ano, o goldneriano executa seus trabalhos na sala de máquinas da nave, e então há uma nova mudança inesperada. A nave de cruzeiro é atacada e abordada. Criaturas da mesma raça do antigo amigo de Eismer, Janthos, invadem a nave de cruzeiro, roubam todos as mercadorias e executam todos os membros da tripulação. Eismer só escapa da morte porque sabe falar a língua dos prolongides.

Os piratas poupam o jovem goldneriano e deixam-no no planeta Seemerg, distante 1201 anos-luz do seu ponto de partida, o planeta-hospital Jember. Stoermengord permanece de início em Seemerg, já que ele não dispõe de dinheiro necessário para uma passagem para outro planeta e acaba encontrando um emprego em um laboratório de pesquisas. Por dois anos, Eismer trabalha nas pesquisas antes de encontrar um novo trabalho no consórcio Tampa. Quando ele consegue economizar dinheiro o suficiente para pagar uma passagem para Zophengorn, o goldneriano, agora com 21 anos de idade, deixa Seemerg. Zophengorn, o quartel-general dos pesquisadores de tremores, só é alcançável por meio das chamadas barcas gornischianas. Quando Eismer, depois de diversas escalas, finalmente atinge Zophengorn, ele já tinha sido submetido a diversos exames sem perceber. Zophengorn não é como um planeta comum, mas sim um anel de estações espaciais que orbita uma anã marrom.

O goldneriano é colocado na chamada “Cidade dos Recrutas”. Durante três longos anos, Eismer é educado em Ciências e somente após a conclusão desse período inicial é que o goldneriano é aceito na comunidade de Zophengorn. Quando Eismer finalmente recebe o “diploma de pesquisador”, só restam cerca de um terço dos candidatos iniciais. O goldneriano recebe logo depois sua nave, a GLIMMER. Eismer começa com suas atividades e confronta-se frequentemente com os resultados de seus avisos de tremores e os próprios tremores. Com o passar do tempo, o jovem pesquisador aprende a conviver com o desgaste e a organizar suas metas em torno do objetivo final de compreender o mecanismo completo dos tremores da Caldeira e com isso salvar as galáxias. Volta e meia Eismer retorna a Zophengorn para debater os resultados de suas pesquisas ou para estudar simulações no planetário.

Para sua grande surpresa, ele encontra-se um dia, durante sua estada no planetário, com Bomicu Mes Gebertan, seu antigo professor do sistema Vrouber. O reencontro transcorre de forma fria e distante, pois Bomicu Mes Gebertan inveja Eismer por ter conseguido atingir seu objetivo de se tornar um Pesquisador de Tremores. Ele relembra o goldneriano de que este lhe deve um favor e gostaria de que Eismer levasse-o ao sistema Lamuu, cujo astro central é uma estrela hipervariável. Ali, no único planeta do sistema, devem existir estranhos pássaros que são chamados de “teleportadores de nível”. Esses animais conseguem mudar de um nível de energia para outro e assim seriam capazes de sobreviver à “prisão de tremores” permanente gerada pela estrela hipervariável. Essa prisão corresponde ao tempo que se passa num planeta de um sistema que sofreu um tremor, mas que não foi realmente destruído por ele. Nesse caso, o sistema fica “capturado energeticamente”. Nenhuma máquina funciona mais, mundos povoados retrocedem em seu desenvolvimento. É regra que um Pesquisador de Tremores precisa primeiro ter sobrevivido a uma prisão de tremores para que possa alcançar o posto de um diretor.

Somente alguém com enorme capacidade mental ou dons paranormais poderia capturar um pássaro desses, fazendo o animal conectar-se ao seu potencial mental superior de forma que ele não se teleportasse para um outro nível de energia. As intenções de Bomicu Mes Gebertan são inequívocas. Ele quer voltar a Zophengorn com um pássaro capturado e demonstrar sua superioridade intelectual para ser aceito na banca de diretores da corporação dos pesquisadores de tremores – porém a tentativa falha. Bomicu Mes Gebertan sofre um acidente durante a operação e cai em um desfiladeiro. Eismer Stoermengord deixa o local do acontecimento e tenta encontrar o caminho para a banca de diretores à sua maneira. Ele tem que se tornar um veterano de tremores, sobrevivendo a uma prisão de tremores. Quando ele divulga o aviso de tremor para o sistema Quar, vê sua grande chance e pousa em Quarantimo. No último instante, ele é salvo pelos galáticos, que saem com a GLIMMER do sistema Quar à beira da explosão.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir