K. H. Scheer

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

db scheer 011Karl-Herbert Scheer (19 de junho de 1928 em Harheim (Hessen), Alemanha – 15 de setembro, 1991 em Bad Homburg, Alemanha) foi o idealizador e criador da série Perry RhodanPerry RhodanDefinição: Administrador-Geral do Império Solar. Desde o final do século XX, Perry Rhodan tem sido reeleito sucessivamente para o cargo, pois foi ele quem, com a ajuda da tecnologia arcônida, unificou a Terra e evitou um conflito nuclear global. Perry Rhodan parou de envelhecer em 1976, quando recebeu do superser Aquilo uma ducha celular....
, em parceria com Walter Ernsting (Clark Darlton). No entanto, todo o controle dos destinos da série estava nas mãos e na mente de Scheer, que com uma personalidade forte e autoritária, tinha um estilo controlador, não deixando margem a que os autores imprimissem grandes doses de suas opiniões nos roteiros elaborados por ele. Por conta disso, demitiu sumariamente alguns autores que em sua visão, não se adequavam às suas ideias.


Ele serviu na marinha na 2ª guerra mundial, e essa experiência se fez sentir em seus romances, onde suas experiências de combate em um submarino passaram a ilustrar a vida em uma nave espacial.

Talvez também por conta disso, ou por questões ideológicas, sua fase no comando da série ficou marcada por grande belicismo e defesa de um forte poder militar, o que lhe valeu as alcunhas de “Herbert Canhão” e “granada de mão Herbert”.

O personagem Perry RhodanPerry RhodanDefinição: Administrador-Geral do Império Solar. Desde o final do século XX, Perry Rhodan tem sido reeleito sucessivamente para o cargo, pois foi ele quem, com a ajuda da tecnologia arcônida, unificou a Terra e evitou um conflito nuclear global. Perry Rhodan parou de envelhecer em 1976, quando recebeu do superser Aquilo uma ducha celular....
foi chamado pela imprensa de o Hitler da ficção científica, pelo forte culto à personalidade do líder imposto por Scheer ao seu herói e pelos poderes ilimitados, que uma suposta “democracia” não escondia, que davam a Rhodan poder de vida e morte sobre seus subordinados, fazendo-o assim o protótipo perfeito do ditador, como os césares da Roma antiga, que com um gesto de mão decidiam sobre a vida ou morte das pessoas.

No entanto isso não impediu que ele tivesse admiradores e pessoas que compartilhavam de sua visão. E mesmo para os que não apreciam o belicismo exacerbado e a apologia ao absolutismo, se deixassem isso de lado veriam que as histórias de Scheer costumavam ser boas – principalmente as que versavam sobre espionagem e batalhas.

Mas a partir do 6º ciclo da série, ele passa a escrever cada vez menos, em virtude de problemas de saúde. (Nesse ciclo escreveu apenas cinco episódios). Sua última história como coordenador da série foi a de nº 500, “Eles Vieram do Nada” (Sie kamen aus dem Nichts), de 20 de abril de 1971. Após isso continuou como coordenador oficialmente, se bem que na prática isso já não acontecesse.

Criou o personagem AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
, uma espécie de alter ego de Perry Rhodan. Tratava-se de um aristocrata de família nobre e governante de Árcon, do qual foi imperador, em uma forma de governo absolutista. O personagem foi um grande sucesso, tendo gerado uma série paralela, e se mantêm até hoje como um dos personagens fixos da série Perry Rhodan.

PR1600Scheer se afastou da série por muitos anos, mas retornou a ela como um autor comum, no episódio 1074, “A Isca de M3” (Lockruf aus M 3), de 22 de março de 1982, quando seu ex-auxiliar Voltz era coordenador-geral da série.

Escreveu mais 25 episódios, sendo que o último foi o 1544, “Roleta dos Eleitos” (Roulette der Auserwählten), lançado em abril de 1991.

Para série Perry RhodanPerry RhodanDefinição: Administrador-Geral do Império Solar. Desde o final do século XX, Perry Rhodan tem sido reeleito sucessivamente para o cargo, pois foi ele quem, com a ajuda da tecnologia arcônida, unificou a Terra e evitou um conflito nuclear global. Perry Rhodan parou de envelhecer em 1976, quando recebeu do superser Aquilo uma ducha celular....
ele escreveu 79 livros; 76 da série Perry RhodanPerry RhodanDefinição: Administrador-Geral do Império Solar. Desde o final do século XX, Perry Rhodan tem sido reeleito sucessivamente para o cargo, pois foi ele quem, com a ajuda da tecnologia arcônida, unificou a Terra e evitou um conflito nuclear global. Perry Rhodan parou de envelhecer em 1976, quando recebeu do superser Aquilo uma ducha celular....
e 3 da série Atlan.

Escreveu para outras publicações como a série Utopia.

Usou pseudônimos como:
Pierre de Chalon
Roger Kersten
Diego el Santo
Klaus Tannert
Alexej Turbojew

Imprimir