PRNeo0017 – O Administrador

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

c-neo17

Temporada: O Mistério Galáctico (3ª)

Título Original: Der Administrator

Autor: Frank Borsch

Tradutor: José Antonio Cosenza

Revisor: Projeto Traduções: Marcel Vilela de Lima e Marcos Roberto Inácio Silva

Artista da capa alemã: Dirk Schulz / Horst Gotta

Conversão da capa brasileira: José Antonio

Publicação na Alemanha: 11/05/2012

Publicação no Brasil: Maio/2014

Época: Setembro de 2036

Personagens principais: Perry Rhodan, Chaktor, Wuriu Sengu, Ariane Colas, Cyr Aescunnar, Julio Enriquez, Crest da Zoltral, Thora da Zoltral, Fulkar, Frank M. Haggard, Homer G. Adams.

Local da ação: Gol e a Estação Subaquática nos Açores

Curiosidades:

Enquanto a positrônica no início do livro simplesmente nega a existência do transmissor e refere-se ao reino das lendas, ela diz no final do livro que Crest poderia usar o transmissor mais tarde. Não se explica por que ela agora aceita a existência e a função do transmissor.

Na cúpula, há uma sala com sistemas de criogenia, que também foram utilizados. O DNA de um comandante arcônida que não envelhece foi encontrado lá. No esconderijo do comandante, existem mais dois sistemas de criogenia que aparentemente foram usados. Uma vez que existem relatos de apenas duas pessoas nos registros do comandante (ou seja, o comandante e Cunor), surge à questão do por que os dois foram dormir as vezes no esconderijo secreto ao invés da estação.

Visão Geral

Resumo

No sistema Vega a TOSOMA, a nave-capitânia da humanidade, solta um escaler ferrônio sob o planeta Gol. A bordo da PANERC estão Reginald Bull, Perry Rhodan e o ferrônio Chaktor. Eles se atrevem a descer sobre o gigante gasoso, um mundo com uma enorme variedade de tempestades e uma alta gravidade de 20 gravos. A fim de resistir a essas condições extremas, a PANERC foi atualizada com a tecnologia tópsida que pode ser recuperada a partir do remanescente, após as destruições das lutas. Gol é um lugar excepcional do sistema Vega, porque embora os ferrônios tenham dominado o espaço em seu sistema há milênios, uma nave de pesquisa ferrônia nunca voltou ilesa das camadas mais baixas da atmosfera de Gol. Além disso, na cultura ferrônia Gol, é o lugar onde as almas dos pobres ferrônios ("os espíritos de Gol") estão presos. A descida inicialmente é executada sem incidentes, em seguida, os instrumentos do escaler parecem medir valores errados, no que as reações subsequentes tomadas pelo piloto automático do computador de bordo põem em perigo o escaler. Perry Rhodan decide desligar o computador de bordo, e consegue ele mesmo estabilizar o escaler pelo controle manual, ao descer eles observam um vale seco. Lá, eles descobrem uma espaçonave dos tópsidas e pousam com sucesso na sua vizinhança.

Na antiga estação subaquática dos arcônidas, nos Açores é noite profunda. A maior parte da tripulação está dormindo. O velho arcônida, Crest da Zoltral, dificilmente precisa dormir e utiliza o tempo livre, para pensar sobre sua situação, na vazia central de comando da estação. Então ele começa a fazer perguntas a positrônica da estação, inclusive sobre a sua finalidade, as instalações de criogenia e o desaparecimento dos colonos e finalmente ele tenta aprender mais sobre o desconhecido comandante de idade desconhecida cujo DNA tem telômeros não abreviados, uma possível referência a sua imortalidade biológica. A positrônica não pode fornecer nenhuma informação nova, no entanto, obviamente alguém cobriu faixas e bloqueou algumas informações. Crest instrui a positrônica a mostrar uma imagem ao vivo da sala com o transmissor. O dispositivo é claramente visível, mas a positrônica alega não ver nada. Enquanto Crest discute essa contradição com a positrônica, Cyr Aescunnar chega. O historiador está obcecado com a questão dos vestígios de colonos arcônidas, que ele quer debater com Crest.

Em Gol a expedição examina a espaçonave tópsida em busca de sinais de vida, mas não a encontra. Os sistemas de abastecimento estão funcionando, apesar dos danos a nave. Graças a um código fornecido por Trker-Hon, o Sábio, eles conseguem entrar na nave. Ela demonstra ser a NESBITT-BRECK, como Reginald Bull descobre depois de uma breve inspeção.

Na estação subaquática Crest pede aos mutantes Wuriu Sengu e Ariane Colas para investigar mais intensamente a estação. Os dois formam um bloco mental comum, a fim de melhorar as suas habilidades. Enquanto Sengu apesar do bloco mental não pode ver mais nada, Colas percebe um cheiro que eles interpretaram como sendo um traço do comandante da estação.

Bull é bem-sucedido em fazer um diagnóstico condição da nave. Como a positrônica está destruída, Chaktor se ofereceu para trazer peças de reposição da PANERC. No entanto Rhodan notou logo após nas câmeras externas que Chaktor desapareceu, e deixa a NESBITT-BRECK para encontrar Chaktor. Pouco antes de chegar até Chaktor, Rhodan tem uma visão na qual ele flutua sem traje protetor no espaço, sobre um mundo que se parece com uma bola cortada ao meio. Existem florestas, planícies e uma cidade num planalto elevado no lado direito. Enquanto ele voa para o hemisfério, ele ouve uma voz que lhe diz que ele deveria vir até ele, porque ele precisa de sua ajuda. Sua próxima percepção é Bull, que o chama a si, e leva ele e Chaktor de volta para a NESBITT-BRECK. Bull explica que a positrônica do traje teve capacidade suficiente para fazer voar a espaçonave.

Crest, contrariando a oposição da positrônica da cúpula submarina dos açores, abre a parede atrás da qual o rastro termina. Porque ele espera que talvez haja armadilhas, ele envia um robô, como ele sabe que uma transmissão pode ser interrompida, Crest faz o robô levar um cabo conectado em si, eles se comunicam com puxões no cabo. Quando o robô relata estar tudo livre, Crest, Colas e Sengu penetram no corredor. Pouco antes do final do corredor eles são atacados com feixes de energia que atingem exatamente a capacidade máxima de seus trajes, um teste para demonstrar se eles são arcônidas. O robô então ameaça os dois terranos e quer deixar passar somente Crest e matar os terranos. Quando Crest se recusa a se afastar do terranos, a positrônica da estação, finalmente o aceita e autoriza a entrar no esconderijo com seus companheiros.

A TOSOMA traz com ela de Vega a capturada nave tópsida NESBITT-BRECK e o embaixador ferrônio Malikk. Após o desembarque, Perry Rhodan é apanhado por Bai Jun, o prefeito de Terrânia. Rhodan deve ser escolhido em breve pelos representantes dos terranos como administrador da União Terrana. No caminho para a cidade Bai Jun lhe explicou-lhe que ele não deveria ser eleito administrador por apenas cinco anos, mas por toda a vida. Rhodan lhe diz que ele não considera isso uma boa ideia, pois isso seria uma ditadura.

No esconderijo recém-descoberto nas profundezas da cúpula, Crest mostra ao historiador Aescunnar os artefatos que foram armazenados nele. Porque o abrigo têm duas câmaras de criogenia, eles suspeitam que os objetos foram recolhidos por dois arcônidas que tinham que entrar em períodos de hibernação por diversas vezes, e que os dois agora estão provavelmente mortos, uma vez que nenhum traço de seu veículo submarino apareceu e eles não vieram a público com o pouso de emergência da nave arcônida na lua ou a chegada dos fantans. Crest descobre um pergaminho com caracteres arcônidas que ele leva secretamente.

Em Terrânia, Homer G Adams mostra a Rhodan seu escritório na torre Stardust. Ele também faz com que o desenvolvedor Júlio Enriques apresente em parceria com os colegas um novo tradutor, que se instala com a ajuda de nanotecnologia no sistema nervoso e torna possível a comunicação sem saída de voz adicional.

Crest quer ficar sozinho com pergaminho para assim ser capaz de ler o mesmo sem ser perturbado. As duas primeiras frases que ele pode ler falava que o autor teve que enterrar um velho, um companheiro que ele viu envelhecer chamado Cunor. Para ele, um sinal de que o próprio autor deve ter permanecido jovem. No entanto, antes de entrar em sua cabine ele encontra Trker-Hon, que o envolve em um dialogo. Ele conversa sobre a busca de Crest e sobre estar ligada a busca dos tópsida no sistema Vega. Para se ver livre dele, Crest envia-o para o esconderijo onde está Aescunnar. Finalmente, ele pode ler o texto, que adiante relata que Cunor (não muito contra sua vontade) foi morto pelos nativos. O autor suspeita que Cunor não suportasse envelhecer ao lado dele. Neste ponto, Crest é chamado pelo Dr. Manoli, e tem que tomar imediatamente o caminho para a superfície.

Para ser capaz de pensar sem ser perturbado, Rhodan deixa seu escritório, mas é acompanhado pelos agentes Willicot e Jennings, que foram destacados para sua segurança por Mercant. Rhodan despista-os, nos arredores de Terrânia, e vai para o apartamento de porão, em que se encontra o corpo de Ernest Ellert. Lá ele encontra com Sue Mirafiore, que lhe fala para ter coragem, e o incentiva a fazer seu discurso não para atender os desejos de bilhões de humanos, mas especialmente para atender aos seus desejos. Então Rhodan recebe um telefonema de Manoli, que afirma ter más notícias a respeito de Crest. Depois de seu discurso aos delegados, Rhodan propõe a eleição de Adams para o cargo de administrador.

Crest recebe de Manoli, Dr. Haggard e Fulkar a notícia de que ele está sofrendo de um câncer agressivo e que pode viver sem tratamento, apenas algumas semanas. O tratamento também tem pouca chance de sucesso. Chocado com a notícia, Crest decide retornar à cúpula submarina e usar o transmissor para pesquisar sobre o mundo da vida eterna. Tatiana Michalovna quer acompanhá-lo. No caminho para o transmissor ele confronta Trker-Hon que afirma saber sobre as intenções de Crest, eles então decidem fazer a viagem em trio.

Thora da Zoltral explica a Rhodan os motivos de Crest, e em companhia de Ras Tschubai eles voam com Bull de Terrânia para os Açores a fim de parar Crest. Tschubai teletransporta com Rhodan e Thora para a sala de transmissão, mas eles não podem parar os três. Após o desaparecimento do grupo o transmissor é destruído. Rhodan explica a Thora que eles vão usar outro transmissor para procurar Crest.

Homer G Adams é eleito pelos delegados para ser o administrador.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.