PR-RP03 - Mergulho na Eternidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

cRP03(004)

"Um homem da terra é testemunha do nascimento do Universo."

Título Original: Sturz in die Ewigkeit

Autor: Clark Darlton

Tradutor: Eduardo J. C. Carvalho

Revisores:

Augustus César

Marcos Roberto

Artista da capa alemã: Johnny Bruck, Alfred Kelsner (5 ª Edição)

Conversão da capa brasileira: José Antonio

Publicação na Alemanha: 1964

Publicação no Brasil: Setembro/2012

Época: 1971, 60 milhões aC.

Personagens principais: Professor F. Lehmann, Ernst EllertErnst EllertDefinição: Mutante positivo terrano, de origem alemã. A sua habilidade era chamada de teletemporação e consistia na capacidade de projetar seu espírito para frente no tempo e poder ver os possíveis futuros. Dessa forma, foi incorporado como um dos membros fundadores do Exército de Mutantes da antiga Terceira Potência. Porém, ao participar de uma missão para deter os deformadores individuais, ele sofreu um acidente que alterou o rumo de sua vida. Seu espírito separou-se do corpo e passou a vagar pelas dimensões temporais. Seu corpo permaneceu estranha e inexplicavelmente vivo, desafiando as leis físicas. Perry Rhodan mandou então construir um mausoléu especial para abrigá-lo, pois ele acreditava que um dia seu espírito retornaria. No ano 2044, Rhodan encontrou Ellert novamente. Ele estava sem memória e ocupava o corpo de um cientista druuf. Depois de se lembrar de quem era, ele retornou e ocupou novamente seu corpo original. Entretanto, seu espírito, que permanecia pouco tempo no corpo, tinha perdido a capacidade de viajar no tempo. Em compensação, havia adquirido outra faculdade. Tornou-se capaz de abandonar seu corpo e, transportando-se por espaços inconcebíveis, penetrar em outros seres vivos — na verdade, assumir esses seres. Ellert passou a ser chamado de “regulador”, pois entre suas faculdades se incluía a de se regular em conformidade com inteligências estranhas. Também recebeu um novo braço equipado com uma arma térmica. Depois disso, ele se perdeu novamente no tempo e no espaço. Retornou mais tarde como um concepto duplo, ocupando o corpo de Gorsty Ashdon....
, Gorx, Mal-Das, Gar-Lo, Rabor, Moras, ghorra Rush, Mguri.

Local da ação: O Universo.

Curiosidades:

Esta história continua no PR-TB 94 "A parede do tempo." No fim desta história Ellert entra num loop do tempo, voltando a 1971 uma semana antes do acidente, o que não coincide com o percurso histórico do Perryverso onde Ellert só reaparece depois que os terranos entram em contato com o Universo Vermelho dos druufs. Ellert então, provavelmente ainda está num universo paralelo. Isso provavelmente acontece em uma sequência diferente da história em que ele desembarcou no universo errado, e volta para a busca de seu lar correto.

Com a criação do Fundo de Auxílio foi possível traduzir mais dois Romances Planetários, que ainda não haviam sido integrados oficialmente como livros a serem traduzidos pelo projeto (uma enquete decidiu que os RPs e Atlans continuariam a ser traduzidos pelo projeto). Os custos de tradução e revisão foram revertidos para um fundo que ajuda aos fãs adquirirem as cotas. Com isso tivemos este RP03 e o próximo, o RP04, traduzidos.

Resumo

Em 1972, os deformadores individuais invadiram a Terra. Em um experimento nuclear do Professor F. Lehmann, o mutante teletemporador Ernst EllertErnst EllertDefinição: Mutante positivo terrano, de origem alemã. A sua habilidade era chamada de teletemporação e consistia na capacidade de projetar seu espírito para frente no tempo e poder ver os possíveis futuros. Dessa forma, foi incorporado como um dos membros fundadores do Exército de Mutantes da antiga Terceira Potência. Porém, ao participar de uma missão para deter os deformadores individuais, ele sofreu um acidente que alterou o rumo de sua vida. Seu espírito separou-se do corpo e passou a vagar pelas dimensões temporais. Seu corpo permaneceu estranha e inexplicavelmente vivo, desafiando as leis físicas. Perry Rhodan mandou então construir um mausoléu especial para abrigá-lo, pois ele acreditava que um dia seu espírito retornaria. No ano 2044, Rhodan encontrou Ellert novamente. Ele estava sem memória e ocupava o corpo de um cientista druuf. Depois de se lembrar de quem era, ele retornou e ocupou novamente seu corpo original. Entretanto, seu espírito, que permanecia pouco tempo no corpo, tinha perdido a capacidade de viajar no tempo. Em compensação, havia adquirido outra faculdade. Tornou-se capaz de abandonar seu corpo e, transportando-se por espaços inconcebíveis, penetrar em outros seres vivos — na verdade, assumir esses seres. Ellert passou a ser chamado de “regulador”, pois entre suas faculdades se incluía a de se regular em conformidade com inteligências estranhas. Também recebeu um novo braço equipado com uma arma térmica. Depois disso, ele se perdeu novamente no tempo e no espaço. Retornou mais tarde como um concepto duplo, ocupando o corpo de Gorsty Ashdon....
é morto. No entanto, o corpo não morreu, e se conservou como se Ellert estivesse dormindo ou inconsciente.

Primeira parada

Com a explosão Ellert é arremessado através do tempo. Ele corre através do tempo e do espaço, até que ele descobre que pode mudar a direção e até mesmo navegar. Ele faz uma visita a um mundo de gelo, onde encontra a criatura Gorx e toma posse de seu corpo. Ele rapidamente deixa o local inóspito novamente.

Segunda parada

Em seguida, ele encontra um lugar que ele considera a Terra primitiva. Formas de vida simples, em forma rolos, vivem no oceano de magma derretido em brasa. Sua mente pode se esconder dentro do cérebro de um dos seres de fogo. Ellert viveu com os rolos um ciclo de vida completo. Ele já viu de tudo ali, Ellert começa a achar a vida ali muito chata, e ele salta de volta para o fluxo temporal.

Terceira parada

Ele quase chega ao Big Bang, no entanto, muda de ideia e retorna ao sistema que ele referencia como sendo o Sistema Solar. O terceiro planeta, a Terra, ainda é desabitado. Ellert suspeita, no entanto, que as primeiras formas de vida oceânicas já se formaram.

Nota: Aqui se pressupõe que há um erro do autor. Como mostrado mais tarde, o estado observado declaradamente como 60 milhões de anos atrás. Neste momento, até a era dos dinossauros já tinha terminado. Mesmo que isso leve a presumir que Ellert estava em um universo paralelo, a representação de um mundo desabitado é questionável.

Ellert viaja para Marte, onde já há uma primitiva cultura da Idade da Pedra. Novamente, ele não fica muito tempo, por que o 5º planeta, ainda existente, do Sistema SolarSolarDefinição: É a moeda oficial do Império Solar. Com a fundação do Império Solar, acabou o tempo em que a Terra tinha uma quantidade enorme de moedas diferentes. Em toda a Terra, como também em todo o Império, passou a funcionar uma única moeda — o solar. Um solar possui cem sólis. As cédulas, laváveis, são feitas de um plástico de alta qualidade. Todas mantêm uma cor esverdeada, são retangulares no formato e tanto maiores quanto mais alto era o seu respectivo valor. Todas as cédulas trazem estampada, na frente, a efígie de Rhodan e, no verso, uma imagem da Via Láctea, atravessada por frotas de naves espaciais. Embora a fabricação de notas de material plástico seja bem difícil, é absolutamente impossível falsificar a rede de uma espécie de metal tramado, da grossura de fios de cabelos, que cada cédula recebe, impressa de conformidade com um procedimento secreto. Esses arames são tão finos que é impossível senti-los com os dedos. São feitos com o raro metal-luurs....
despertou seu interesse. É Altan, onde já existe uma cultura avançada. Depois de algumas investigações preliminares Ellert encontra um espírito hospedeiro adequado, o altanariano Mal-Das. Ele apoia-o na descoberta de um golpe de Estado, que é preparado pelo chefe de polícia extremamente ambicioso Gar-Lo. Ellert e Mal-Das, no entanto, não podem impedir que Altan seja destruído por armas nucleares.

Quarta parada

Após a morte de Mal-Das, Ellert deixa o tempo correr alguns milhões de anos, mantendo o sistema solar apenas de relance. Ele vê uma civilização avançada em Marte. Em seguida, ele visita a Terra. Lá ele conhece alguns sacerdotes da América do Sul e Atlântico que mantêm a população sob controle através de grandes espetáculos. Ele reconhece que essa cultura dos sacerdotes vem dos descendentes dos marcianos emigrantes que agora regrediram quase completamente, demoliram as naves para construir um templo e não sabem nada da sua origem.

Procurando os ancestrais da humanidade, Ellert encontra um clã de homens pré-históricos. Ele entra no corpo de um homem primitivo, Rabor, que está deitado inconsciente. Assim, não é mais possível para ele sair de Rabor sem violência: ele se funde com a consciência de Rabor. Ellert aproveita ao máximo a situação. Ele ensina as pessoas da Idade da Pedra como eles podem acender o fogo. Ele mostra a fabricação de arcos, armadilhas, rodas e eixos. Por si mesmo, ele ainda faz uma espada. Contra os bárbaros agressivos, Ellert-Rabor forja uma aliança tribal mais forte, com a qual ele defende um ataque. Devido ao excesso de caça, ele expande a área tradicional, com as suas tribos para os territórios mais ricos das áreas selvagens, ele também ensina seus homens a pintura de paredes de pedra, a fim de difundirem melhor, suas ideias. Ellert também desenvolveu um sistema de escrita. Por último, ele é morto por um mamute assustado.

Quinta parada

O espírito de Ellert vaga novamente após a morte de Rabor. Tal como aconteceu durante a morte do seu corpo original, ele é arremessado através do tempo. Ao contrário de antes, ele já não pode influenciar a queda. Ele deixa o universo, que ele considera o universo padrão e entra em um universo paralelo. Lá ele encontra o Sol Hel e seu planeta Bracklar em que existe uma civilização humanoide.

Ele toma posse de Moras, o assistente de um astrônomo. Com a sua ajuda, ele quer descobrir o quão longe ele está de casa. Bracklar está diante de um salto estrelar, o qual Ellert está ansioso para testemunhar. Ellert presencia o salto estrelar, sem saber que ele perdeu uma oportunidade única de voltar ao seu universo nativo. Ele tem que esperar 200 anos para obter esta oportunidade novamente.

Portanto Ellert deixa Bracklar para iniciar uma viagem no tempo de 200 anos. O projeto fracassou, neste universo ele não tem controle sobre o tempo e perde todos os pontos de referência que podem levá-lo de volta para Bracklar. Ernst EllertErnst EllertDefinição: Mutante positivo terrano, de origem alemã. A sua habilidade era chamada de teletemporação e consistia na capacidade de projetar seu espírito para frente no tempo e poder ver os possíveis futuros. Dessa forma, foi incorporado como um dos membros fundadores do Exército de Mutantes da antiga Terceira Potência. Porém, ao participar de uma missão para deter os deformadores individuais, ele sofreu um acidente que alterou o rumo de sua vida. Seu espírito separou-se do corpo e passou a vagar pelas dimensões temporais. Seu corpo permaneceu estranha e inexplicavelmente vivo, desafiando as leis físicas. Perry Rhodan mandou então construir um mausoléu especial para abrigá-lo, pois ele acreditava que um dia seu espírito retornaria. No ano 2044, Rhodan encontrou Ellert novamente. Ele estava sem memória e ocupava o corpo de um cientista druuf. Depois de se lembrar de quem era, ele retornou e ocupou novamente seu corpo original. Entretanto, seu espírito, que permanecia pouco tempo no corpo, tinha perdido a capacidade de viajar no tempo. Em compensação, havia adquirido outra faculdade. Tornou-se capaz de abandonar seu corpo e, transportando-se por espaços inconcebíveis, penetrar em outros seres vivos — na verdade, assumir esses seres. Ellert passou a ser chamado de “regulador”, pois entre suas faculdades se incluía a de se regular em conformidade com inteligências estranhas. Também recebeu um novo braço equipado com uma arma térmica. Depois disso, ele se perdeu novamente no tempo e no espaço. Retornou mais tarde como um concepto duplo, ocupando o corpo de Gorsty Ashdon....
desejou a morte para acabar com sua existência sem sentido.

Sexta parada

Depois de uma leve tempestade cósmica, Ellert encontra uma nave espacial, cujo único passageiro está perto da morte. O estranho astronauta é um explorador de sua espécie, mas foi varrido e contaminado pela tempestade. Ele considera o espírito de Ellert como sendo a morte. Após a morte do estranho Ellert assume seu corpo e leva a nave para o sistema solar mais próximo para explorá-lo. O viajante do tempo tem um corpo para si só, mais uma vez, dando-lhe uma nova vontade de viver.

Depois de alguns meses viajando a velocidade da luz, Ellert atinge o planeta Roster. O pouso não tem êxito, e ele tem que fazer um pouso de emergência no oceano equatorial do planeta. Ele se choca com um barco dos ghorras que retorna de uma invasão no sul do país. O barco de madeira afunda, Ellert pode salvar apenas o ghorra Rusch e leva-o para sua casa, Nordland. Os wasans, seres capazes de materializar projeções, acham que ele é um ghorra incompleto, o que resulta em um julgamento no tribunal arbitral. Mesmo que o jogo ainda vai demorar um ano, é no momento muito favorável para os sulistas.

No julgamento, os wasans reconhecem que Ellert é um ser real. Ele é solicitado a deixar Roster o mais rápido possível. Ao reparar sua espaçonave ele recebe ajuda – o conversor Burman concebido para ele é instalado – mas explode quando é ligado. Mguri, um dos juízes, abrigou por razões desconhecidas rancor contra Ellert e faz um pouco do sol materializar em sua nave. O novo corpo de Ellert não sobrevive à explosão. Mas o seu espírito vai em busca de seu assassino.

Ele descobre que o árbitro Mguri causou o acidente. Ele assume o seu corpo e a materializar com suas habilidades uma espaçonave. Com esta espaçonave Ellert deixa novamente Roster. Com a velocidade da luz, ele voa pelo estranho universo em busca de alguém que pudesse ajudá-lo. Em seguido, contudo Mguris o força a sair do corpo. Ellert deve reconhecer que ele superestimou as paracapacidades do wasan. Com a morte de Mguris também desmaterializa a espaçonave nova de Ellert. Mais uma vez, o mutante imortal entra em desespero.

Quando ele descobre um planeta sem vida, ele assume a consciência de um minúsculo, esporo unicelular. Ele decide ficar ali.

Gostou deste resumo? Então saiba como participar do Projeto Traduções! Este livro está disponível para leitura na integra. 

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Você não tem permissão para comentar. Faça seu login no site ou se registre, caso não tenha um login no site.

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.