Um pouco mais tarde, um dos grandes painéis laterais de 150 × 150 metros se abre para oeste, um outro painel lateral se abre mais tarde para o norte. Depois, ao meio-dia, um pelotão de cerca de uma centena de guerreiros fortemente armados, deixa a pequena nave e segue exatamente para o norte, seguido por outros trezentos carregados com peças de maquinário. Outro grupo de quarenta purpurinos se move para o oeste, carregado com uma estrutura de aço, que possui uma bola de aço amarela de quatro metros.

Horas mais tarde o comboio para o norte encontra um obstáculo: cerca de uma centena de pequenas aldeias de Exota Alfa. Mas o comboio segue em frente. O que estiver em seu caminho, sejam árvores, animais ou pessoas, é literalmente pulverizado com feixes de alguns metros de largura feitos por armas de radiações, para desimpedir o caminho. Atrás dos guerreiros purpurinos, ficam somente destroços.

Há apenas dois imunes em todo o planeta. O primeiro é um homo superior chamado Thamar Ben Kassan, parte da tripulação de onze membros de uma base terrana. Desde o início da idiotização, ele luta com todas as suas forças para educar as pessoas em Exota Alfa e ensinar-lhes os métodos mais simples de agricultura. O outro é Sandal Tolk, filho do senhor Feymoaur Asan Sandal Crater. Ele é, provavelmente, o melhor caçador e guerreiro em Exota Alfa. O resto da população, que está em um nível medieval, está idiotizado.

Sandal Tolk percebe, para seu horror, que um dos pelotões marcha direto para castelo de seu pai. Há muitos purpurinos, para que ele pudesse detê-los, então ele decide abandonar o castelo e trazer todos os moradores para a segurança. Mas nem todo mundo quer sair do castelo. O avô de Sandal, também chamado de Sandal, morre na frente do castelo em ruínas. Seu pai Feymoaur tenta um ataque aos purpurinos e é alvejado. E também a sua noiva Beareema fica no caminho dos invasores e perde sua vida. Sandal Tolk se sente impotente, mas ele jura vingança. Ele segue os purpurinos e com vinte flechas ele mata vinte deles. Então, ele vai na direção do espaçoporto.

Os purpurinos se dirigem agora para todas as quatro direções, e eles começam a montar, a partir dos itens que eles carregam, um equipamento técnico. Um grupo está construindo uma enorme estrutura, em forma de cogumelo. Um segundo grupo constrói um dispositivo que se parece muito com um radar. Quando todos os dispositivos estavam montados, os purpurinos voltam para Discoverer, que parte logo em seguida.

Ben Kassan envia um pedido de ajuda que é atendido pela GOOD HOPE II. Um space-jet pousa, e há uma reunião entre Perry Rhodan, Atlan, Thamar Ben Kassan e Sandal Tolk. Há uma breve batalha entre Atlan e Sandal Tolk, Atlan com uma maior experiência tem vitória fácil, mas assim ele ganha o respeito do jovem caçador. Perry Rhodan também precisa mostrar a Sandal Tolk que é superior em combate desarmado. O space-jet leva os restos de alguns purpurinos – que Sandal Tolk tinha matado – para estudar, a nave retorna com Sandal Tolk à GOOD HOPE II.

Os dispositivos montados pelos purpurinos começam a trabalhar e começam a transmitir uma radiação desconhecida, todos os dispositivos são aniquilados pela GOOD HOPE II. A nave em forma de esfera voa para realizar mais uma exploração. Não se percebe que a Discoverer desacelera e voa de volta para Exota Alfa.

Nota: Este resumo é baseado no conteúdo do Volume de Prata 56 “A Batalha dos Imunes” e é possível ter diferenças em relação ao PR 511 da 1º edição.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.