Pouco depois do início da jornada para casa, um membro da tripulação fica doente e morre 24 horas depois de uma doença desconhecida. No decorrer dos próximos dias, fica claro que toda a tripulação está doente. Os membros da tripulação morrem em curtos intervalos de tempo, sem que os sobreviventes possam fazer algo sobre isso.

Balton Wyt é realmente muito talentoso, mas preguiçoso. Ele pode controlar a DOLDA a partir de sua cama. Quando o último homem da tripulação morre, Wyt tem que procurar um planeta, uma vez que não pode gerenciar sozinho por muito tempo a DOLDA. O propulsor não funciona de forma confiável. Até a área do império solar, a decrépita DOLDA já não dará mais conta. Além disso, a espaçonave está contaminada, de modo que nenhum planeta iria permitir a aterrissagem.

Ele dirige a espaçonave até o aglomerado de estrelas EX-2830. No miniaglomerado de estrelas, com quase 100 sóis, existe apenas um planeta de oxigênio: Techma, um planeta semelhante a Marte, com desertos frios e secos e um teor de oxigênio correspondente à Terra em 8.000 metros acima do nível do mar.

Durante a abordagem, o propulsor começa a falhar, Wyt faz um pouso forçado, mas sobrevive ileso. Na atmosfera de Techma, Wyt precisava de uma máquina de oxigênio. Em uma primeira viagem ele descobre a cidade. A cidade acolhe Balton Wyt. Após hesitação inicial, se desenvolveu algo como uma amizade entre Wyt e o robô Munkunk. Wyt tem a sensação de que apenas algumas semanas passam na Galáxia, no entanto, se passaram mais de 300 anos.

Balton Wyt percebeu apenas gradualmente que a cidade o mudou fisicamente. Seu peito cresceu, ele tem pulmões maiores e sem dificuldades com a pressão atmosférica de Techma. Ele também descobre que se tornou um telecineta. A cidade ativou seções latentes em seu cérebro.

Em 3438, Balton Wyt é um telecineta perfeito. Ele se acostumou à cidade. Para ele, apenas alguns meses se passaram; no entanto, na Via Láctea, mais de 300 anos. Wyt assume a manutenção na cidade, chegando a um acordo. Mas então, chegam astronautas estrangeiros em Techma. Eles desenvolvem uma apressada atividade de construção. Para ele rapidamente se torna claro que os estrangeiros montam um fuso pré-construído. Em pequenas doses, Wyt recebe informações de bastidores da cidade. A cidade foi construída pelos ganjásicos como uma estação de controle há 200.000 mil anos. Os astronautas são os takeres da galáxia Gruelfin e estão montando um pedogoniômetro em Techma.

Balton Wyt tem sucesso em fazer uma chamada de emergência com a estação de rádio da cidade. A chamada de emergência é recebida pela nave Explorer EX-8211, do coronel Menry Kabish, apenas parcialmente. A palavra-chave, noite de dezembro, é claramente entendida e refere-se a um ataque direto ao Império Solar. A ligação de rádio é encaminhada para a Terra, juntamente com a posição galáctica aproximada do emissor.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.