Após esse incidente, a SOL continua seu voo sem problemas. Shabazza começa a revelar a 1-Korrago alguns detalhes de sua missão. Assim, o robô fica sabendo que Shabazza tem a tarefa determinada de evitar a formação da coalizão Thoregon. 1-Korrago descobre ainda que a coalizão possui um tipo de ligação desconhecido com a interseção das galáxias DaGlausch e Salmenghest – a chamada caldeira. Shabazza descreve-se como um “infiltrado” na coalizão. Suas ações despercebidas contra a organização Thoregon resultam do fato de que cada membro dela detém apenas uma parte limitada do conhecimento total a respeito da coalizão. Shabazza explica que um dos seus objetivos é evitar o Ano Constituinte. Ele mostra a 1-Korrago nove nanocolunas, que pretende usar como arma contra a coalizão.

Quando a SOL chega a DaGlausch, Shabazza procura um planeta adequado para servir de base e dá a 1-Korrago a missão de estabelecer ali sua civilização de robôs. Forma-se o planeta Century I. Depos que Shabazza volta a Century I depois de algum tempo de ausência, ele aparece ao perplexo 1-Korrago em um novo corpo. Dessa vez, ele ainda tem aparência humanoide, porém mais baixo. Além disso, ele usa um cabelo longo e preto. 1-Korrago chega à conclusão de que Shabazza tem a capacidade de mudar de forma ou de assumir o controle de outros corpos. Com um novo corpo, Shabazza começa a infiltrar-se na corporação dos pesquisadores de tremores como Diretor 10, a fim de exercer seu poder discretamente em DaGlausch. Enquanto isso, 1-Korrago tenta em vão avançar com seus robôs na caldeira para desvendar seus segredos. Após um ataque de uma horda de dscherros, que descobrem Century I por acaso, Shabazza concebe o plano de usar os bárbaros para seus propósitos e empregá-los contra Thoregon.

1-Korrago, que é humilhado cada vez mais frequentemente por Shabazza, começa a sentir emoções como “ódio” contra seu Senhor. Shabazza transfere mais e mais tarefas para novos modelos korragos melhorados, com o que deixava 1-Korrago perceber que ele o considerava um modelo ultrapassado. Após outro intervalo de tempo, Shabazza aparece em uma nova forma, envolto por uma nuvem de pássaros – os lamuunis. Shabazza ordena a 1-Korrago para se desativar, já que não precisa mais dele. O colosso negro, por tanto tempo a serviço de Shabazza, segue a ordem de seu Senhor com um turbilhão de emoções e permanece desligado até ser acordado novamente pela intervenção de Trabzon....

Presente, 30 de julho de 1290 NCG: Monkey coloca-se como isca para o gigante korrago despertado por Trabzon. Quando o robô segue o oxtornense, o comando de assalto terrano já está à espera do gigante negro. No tiroteio que se segue, eles não conseguem eliminar o korrago – pelo contrário, os terranos são obrigados a recuar diante do violento ataque do gigante. Quando o grupo de Rhodan, num último gesto de desespero, usa toda a sua energia, o colosso finalmente retrocede, obstruindo porém a única saída da estação de Shabazza. Como uma fuga de volta parece improvável, Rhodan decide fugir para frente e penetra com sua equipe ainda mais profundamente na estação. De todos os lados, korragos começam a cercar os terranos. O grupo de assalto entra em fuga. Lentamente, o colosso negro segue os terranos cada vez mais profundamente nas instalações de Century. Quando quase não há mais saída, os terranos descobrem um planador vermelho e conseguem escapar com ele. O veículo é o planador de Shabazza, uma circunstância que salva a vida dos terranos, pois os korragos não se arriscam a atirar no veículo.

O colosso negro é nada mais nada menos que 1-Korrago. O robô tira uma conclusão errada e considera o grupo de Rhodan como solanenses sobreviventes. Começa uma caçada impiedosa, tendo 1-Korrago o intuito de matar os “solanenses”. Rhodan e o comando de assalto conseguem entretanto escapar mais e mais das garras dos korragos e acabam chegando a um grande centro de observação, que aparentemente reúne toda a informação a respeito de DaGlausch. Para terror dos terranos, encontram-se ali também informações detalhadas a respeito de Alashan – Shabazza está portanto muito bem informado sobre o enclave dos terranos. Rhodan toma consciência da importância dessa descoberta e decide deixar Century I o mais rápido possível para alertar Alashan. Quando os terranos tentam regressar ao quarto de Shabazza para transportar-se à GLIMMER pelo transmissor, são mais uma vez obrigados a enfrentar 1-Korrago. Com a luta, o robô é derrotado e destruído pelos terranos. A fuga pelo transmissor dá certo e a equipe de Rhodan fica em segurança por enquanto.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.