peregrino 3Ambur–Karbush

A única cidade de Peregrino era Ambur–Karbush, denominada de Cidade das Máquinas. Nela se encontrava o fisiotron, onde eram tomadas as duchas celulares. Além disso, encontrava–se também em Ambur–Karbush uma lareira de transferência da rede poliporte. (PR 2397 em diante)

Nota: Amburdium (do latim amb–: ao redor de; urbs: cidade)

Curso pelo Cosmo

Peregrino não fazia parte de nenhum sistema solar, mas se movia em uma órbita elíptica de 7.600 anos–luz de circunferência ao redor de 31 sistemas solares. Os pontos focais desta elipse eram os sistemas do Sol e de Vega. O sistema de propulsão do mundo artificial o movia numa velocidade constante de 1.150 km/s pelo espaço interestelar. Para uma revolução completa, o mundo artificial levava cerca de dois milhões de anos. (PR 1501)

Diversos

Um campo energético invisível de estrutura desconhecida fazia com que Peregrino não fosse descoberto por quem não estivesse autorizado; somente encontrava Peregrino quem [[AQUILO]] queria.

peregrino 4Especulação: um possível modelo para a ideia desse mundo pode estar no tríptico de Hieronymus Bosch “O Jardim das Delícias”. A folha externa do tríptico mostra a imagem de um globo terrestre transparente. Ele representa o terceiro dia da história da criação: Deus separou a água e a terra e criou as primeiras plantas.

História

1945 – Início da Charada Galáctica
Após [[AQUILO]] ter despertado em [[Perry Rhodan]], com nove anos de idade, o desejo pelas estrelas, a superinteligência deslocou o semiplaneta 10.000 anos no passado para o sistema [[Vega]] para a posição entre o nono e o décimo planetas. Aí se iniciou a Charada Galáctica. (PR 1000)

1976 – Imortalidade dos Terranos
No fisiotron, que estava na Cidade das Máquinas Ambur–Karbush em Peregrino, [[Perry Rhodan]] em 17 de janeiro de 1976 recebeu sua primeira ducha celular, que detinha o processo de envelhecimento biológico com 39 anos. [[Reginald Bull]], como único companheiro, também recebeu a ducha celular. (PR 20) Até o ano 2326, eles tinham que ir a Peregrino a cada 62 anos para a renovação da ducha celular.

Nota: Em Peregrino, o tempo transcorria muito mais lento do que na Terra. Ao regressar era registrado em vez de 29 de janeiro de 1976, como indicado nos relógios de bordo da STARDUST III, 24 de maio de 1980. Assim o ano 1980 foi usado para o cálculo para o término da ducha celular.

2042 – Preso no semiespaço
Peregrino desviou–se de sua órbita na região de uma zona de sobreposição com o Universo Vermelho dos druufs e ficou aprisionado no semiespaço entre os dois universos. Dois jatos espaciais da DRUSUS penetraram através de um salto de transmissor fictício para este semiespaço, entre outros estavam [[Perry Rhodan]] e [[Reginald Bull]] cuja primeira ducha celular estava prestes a expirar. Após a DRUSUS também pousar em Peregrino, [[AQUILO]] ganhou energia suficiente para fazer Peregrino retornar ao universo normal. (PR 68)

2326 – Destruição
Em janeiro de 2326, Peregrino foi destruído com um incêndio atômico por [[AQUILO]], quando o ser espiritual fugiu de uma ameaça desconhecida, que inicialmente foi interpretado como o despertar potencial dos suprahets, mas que depois acabou sendo o surgimento do enxame manipulado. No lugar da órbita do planeta artificial, foi atraído um pequeno asteroide do tamanho aproximado de uma casa, com a massa de Peregrino. (PR 151)

Nota: de acordo com o PR 2522, o planeta artificial assumiu apenas uma nova forma. Assim, o asteroide foi constituído da matéria condensada com planeta artificial. Esta fonte posterior não toca na questão do incêndio atômico e da destruição resultante. Esta afirmação é encontrada também de forma similar em PR 2523 – Comentários.

3441 – Peregrino–Beta
Em janeiro de 3441, Peregrino–Beta foi a sede da superinteligência AQUILO.
Nota: não está claro quando foi criado o novo mundo artificial, por quanto tempo foi usado por [[AQUILO]] e qual a relação dele com as demais versões de Peregrino.

peregrino 21169 [[NCG]] – Peregrino II
Em 30 de setembro de 1169 [[NCG]], como parte do Chamado à Imortalidade provocado por Homunk, os portadores de ativadores celulares foram chamados para ficarem por 14 dias em Peregrino, para devolverem os ativadores celulares. Homunk ignorou as objeções, de que o mundo artificial fora destruído há muito tempo. (PR 1500)

Em 15 de outubro de 1169 [[NCG]], [[Perry Rhodan]], [[Atlan]], [[Alaska Saedelaere]], [[Gucky]], [[Homer G Adams]], [[Icho Tolot]], [[Julian Tifflor]], Michael Rhodan, [[Reginald Bull]] e [[Ronald Tekener]], a bordo da EIDOLON, descobriram na órbita do antigo Peregrino uma cópia fiel nos mínimos detalhes do planeta artificial, Peregrino II. (PR 1501, PR 1502)

Especulação: Visto que no âmbito geral da história não está claro quando surgiu Peregrino II, pode–se especular que não se trata do Peregrino destruído de uma realidade paralela. Como falado acima, Peregrino II também poderia ter sido criado da matéria do “primitivo” Peregrino. Mas também é possível que o planeta artificial seja completamente novo.

1291 [[NCG]] – Peregrino III
Em 28 de março de 1291 [[NCG]], Peregrino apareceu como um disco de apenas 4.800 km de diâmetro no horizonte de eventos de Dengejaa Uveso (o gigantesco buraco negro do centro da Via Láctea). Esta versão é denominada Peregrino III (PR 1974)
Após a destruição da matéria, a [[SOL]] trouxe Peregrino de volta e com ela Monkey¹ para DaGlausch (galáxia Cata–vento).

¹ Monkey – oxtornense com um ativador celular e chefe da [[USO]] desde janeiro de 1292 NCG.

1463 [[NCG]] – Em Far Away
Em 1463 [[NCG]], Peregrino encontrava–se nos Lugares Remotos². Devido o estado depressivo de [[AQUILO]], Peregrino foi “envolvido” por um frio severo. [[Perry Rhodan]] apareceu em 24 de janeiro de 1463 [[NCG]] em Peregrino na Cidade das Máquinas Ambur–Karbush para uma audiência com [[AQUILO]], que durou até 10 de março de 1463 NCG. (PR 2522)

² Lugares Remotos – parte da concentração de poder da superinteligência TALIN, que antes eram de AQUILO.

Desde o início de maio de 1463 [[NCG]], a tripulação da JÚLIO VERNE viu com uma probabilidade que beirava a certeza, que Peregrino tinha tomado o lugar de um mundo–disco de Talin Anthuresta. Para os dispositivos de monitoração do stalwart³ Agrester, este mundo–disco era um “ponto cego”, visto com o atributo “hipergelado”. Além disso, um objeto foi localizado nas proximidades de Peregrino, que externamente tinha grande semelhança com um Titã dos kybbs4. (PR 2582)

³Stalwart (inglês – partidário, adepto, leal, firme) – título do guardião da estrela comercial de Talin Anthuresta.

4Titã dos kybbs – grandes naves espaciais cibernéticas vivas dos kybbs (povo cibernético).

Em 7 de maio de 1463 [[NCG]], [[Atlan]], vindo de Talanis, alcançou Peregrino, envolvida por um profundo inverno. Na praça principal de Ambur–Karbush, ele encontrou um avatar de [[AQUILO]] congelado. Além disso, também encontrou ali Homunk, que entrega a [[Atlan]] dez dispositivos adicionais para penetrar a cúpula da névoa5 e que deveriam permitir alcançar Talanis. Após Homunk também ter sido congelado, [[Atlan]] retorna para Talanis. (PR 2576)

5Cúpula da névoa – pontos de contato de AQUILO.

peregrino 5Em torno de 9 de maio de 1463 [[NCG]], [[Perry Rhodan]] e Mondra Diamond partiram de Talin Anthuresta para Peregrino. Durante o transporte, pousaram brevemente em um espaço branco e ali tiveram um contato com [[Ernst Ellert]], que lhes deu alguns indícios da situação atual, antes que a operação de transporte prosseguisse. (PR 2583) Em Peregrino, eles se depararam com Piet Rawland6. Este disse aos dois que tinha sido treinado por [[AQUILO]] para ser o timoneiro do amigo do setor7 QUEEN OF ST. LOUIS. A QUEEN OF ST. LOUIS acabou sendo o objeto que Agrester tinha localizado nas proximidades de Peregrino e que o fazia lembrar de um Titã dos kybbs. Com o auxílio de um guia mnemônico, Rhodan e Diamond conheceram a história dos amigos do setor. Após isso Rawland, Rhodan e Diamond foram para bordo da QUEEN OF ST. LOUIS. (PR 2586)

6Piet Rawland – bandido do Velho Oeste (século 19) repetidamente revivido por AQUILO.

7Amigo do setor – grande espaçonave cibernética biomecânica dos anthurianos. Mais tarde foram usadas com o nome Titã dos kybbs.

Pouco tempo depois Rhodan e Diamond retornaram outra vez a Peregrino, trazendo o reforço de 489 vamus8 encarcerados em krathviras9, todos vatrox10, de Andrômeda. [[AQUILO]] agradeceu por esta ajuda, mas voltou a ressaltar que para curá–lo permanentemente era necessário o Arsenal Paralox.11 (PR 2586)

8Vamu – a alma de um vatrox que fazia oposição a Monarquia da Frequência depois da morte.
9Krathvira – armadilha da alma, era uma arma contra os maahks das sombras, maahks fundamentalistas.
10Vatrox – povo da Monarquia da Frequência, que tentou dominar a rede poliporte.
11Arsenal Paralox – gigantesco agrupamento de matéria psíquica.

1469 NCG
No ano 1469 [[NCG]], [[AQUILO]] com Peregrino, devido ao choque de divisão não é mais alcançado pela cúpula da névoa.