Nesse meio tempo houve cinquenta anos de série Perry Rhodan onde o truque foi repetido. Muitas vezes, as mudanças foram escondidos atrás de saltos no tempo, ou seja, você deu de cara no livro, com a informação de que, em relação à faixa anterior, passaram 993 anos e estamos no futuro, e já meio que se resignou com a ideia de que a “sua” série mudou apenas em partes e ainda pode ser reconhecida. Além do salto mencionado apenas do volume 399 no ano 2437 para o volume 400 no ano 3430, houve o mesmo aplicado nos volumes 1399-1400, porém em uma extensão ainda maior. Embora este caso foi por “apenas” 695 anos, mas depois do salto no tempo não havia praticamente nenhuma pedra sobre pedra.

Por que os Exposé-autores fazem uma coisa dessas? Para o primeiro dos dois exemplos acima podemos citar Karl Herbert Scheer: “Só este período de tempo poderia permitir a presença súbita de novas técnicas, novas nações com estruturas estatais cósmica estabelecidas e ao desenvolvimento de uma substância de conflitos, que ainda não tinham ocorrido na série PR” em resumo: foi a procura de novas maneiras de tornar a história mais emocionante.

O corte acentuado após o volume 1399, no entanto, foi atribuído supostamente ao então editor-chefe Dr. Florian Marzin, a superestrutura cósmica estava muito fora de controle. Enquanto Kurt Mahr já tinha tentado “por um freio” no 1300 com a separação dos Cosmocratas e introdução dos Viajantes da Rede, trazendo a história a um nível viável. A transferência, em seguida, realizada de uma galáxia inteira e o volume 1400 planejada ameaça todo o universo “terminal” (seja lá o que teria eventualmente ocorrido) não tinha necessariamente indicado melhoria. Então, aqui houve um corte como um ponto de partida para a simplificação da trama.

Mas, você vai dizer agora, por que isso é impossível: Para saber que um novo ciclo se inicia com completamente novas condições, mas é emocionante – como podemos com Perry Rhodan juntos explorar o novo mundo. Mas agora – agora tudo é reescrito no ciclo atual! E temos de acompanhar!

Mas já houve mudanças múltiplas. Por exemplo, no volume 650. Com a Lares veio o Concílio dos Sete e o primeiro ciclo com um invencível invasor – você sabe o padrão.

E então... o inimigo prova ser realmente avassalador. Os terranos enviam a Terra por um transmissor solar para a segurança. Isso não funciona, e a terra sai em algum lugar. Enquanto isso, na Via Láctea, o Império Solar ficou desmantelado. Mais profundamente do que foi no enxame, onde você já havia pensando, agora não poderia ficar pior. E os terranos colocam com dificuldade (e com a ajuda de terceiros) a Terra em órbita de um novo sol.

Tudo isso é feito em cinquenta volumes.

Então: uma volta no tempo. Ah, você pensa consigo mesmo, os terranos vão fazer uma reviravolta, entretanto, agora os lares vão ser colocados na coleira. E o que aconteceu? Perry Rhodan e seus homens são expulsos da Terra, a SOL está vagando através do universo. Os cinquenta próximos volumes passam e eles ainda não está de volta na Via Láctea. Mas a terra mergulha no turbilhão e é despovoada. E se perde num novo universo. Além disso, os autores mataram Ovaron, porque eles notaram que ele com seu poder realmente significava (de novo) com um retorno a Via Láctea, mais uma vez sua salvação.

No volume 750 há o retorno de Perry Rhodan à Via Láctea, mas lá eles não querem sua presença. Há até mesmo um conflito com Atlan, que chegou a um acordo com o Lares. Então, o nosso herói parte novamente para os confins do universo. Você não vai vê-lo na Via Láctea até o volume 999. E os quatro ativadores celulares, desde o volume 150, não encontrados também são eliminados pelo campo destruidor de ativadores dos Lares.

Estas foram as principais mudanças que os leitores testemunharam passo a passo: a despedida de quase tudo o que eles estavam acostumados. Ao mesmo tempo, em que eles participaram da conversão completa da filosofia de Rhodan da visão de Scheer para visão de Voltz.

Às vezes me pergunto: Se tivesse havido uma internet, determinadas reações de leitores teria sido quase que imediatamente disponível – como teria sido observado o retorno nos fóruns? Haveria uma furiosa tempestade dos discípulos de Scheer contra a destruição do “seu” amado Perryverso?

Disso: não são tão ruins as mudanças em curso; eles aparecem para nós só porque podemos compartilhar sobre como nos direcionar. Os autores atuais gostam do Exposé-autor, onde apenas se diz o tipo diferente de histórias, mas deles se exigem outras condições. Precisamente como obter as histórias na visão de Voltz com o poder do Império Solar que somente a visão de Scheer poderia ter contado.

infotransmitter de 17/04/2015

Tradução divulgada no Informátivo Galáctico (IG) Especial, em Abril de 2015.