PRNeo0021 – O Divisor de Mundos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

c-neo21

Temporada: O Mistério Galáctico (3ª)

Título Original: Der Weltenspalter

Autor: Alexander Huiskes

Tradutor: Delgado

Revisor: Projeto Traduções: Marcel Vilela de Lima e Marcos Roberto Inácio Silva

Artista da capa alemã: Dirk Schulz / Horst Gotta

Conversão da capa brasileira: José Antonio

Publicação na Alemanha: 06/07/2012

Publicação no Brasil: Agosto/2014

Época: Guerra do metano, cerca de 7990 aC, e outubro de 2036

Personagens principais: Tatiana Michalovna, Crest da Zoltral, Gal-Enn, Oger-214, Agidus da Andeck, Nurghe, Eric Manoli, Julian Tifflor, Mildred Orson, Skelir.

Local da ação: Kedhassan / Vagabundo, Terra e Berenger IV.

Curiosidades: 

Visão Geral

Resumo

A expedição acompanhante de Crest da Zoltral foi levada pelo Thort a um transmissor de Ferrol e transportada para a contraestação fora do sistema de Vega. Ela está localizada em uma abandonada Estação de Pesquisa arcônida. Fora da estação eles veem um campo defensivo perolado sobre uma cidade. Enquanto eles ainda estavam olhando para a cidade à distância, se aproxima deles com um planador desconhecido que lhes fazem honras militares arcônidas. Do planador descem três criaturas – Crest nuca as viu – que os acolhem em 'Kedhassan' e os recebem como uma 'Alta Comissão'.

Tatiana Michalovna pode ler as mentes dos seres insectoides. Chamam-se orghs e são, obviamente, subordinados ao Grande Império. Sua terminologia é estranha, a motivação dos orghs ocorre em diferentes níveis, que depende principalmente do bem-estar das espécies. Ela aproveita a oportunidade e, tendo recebido a indicação mental de Crest, se apresentou como 'Alta Inspetora' Tiara da Efelith que deve, acompanhada de seus dois Derengar, Crest e Trker-Hon, verificar o avanço dos orghs em Kedhassan.

Na Terra em 06 de outubro de 2036 a viagem de motocicleta de Fulkar pelo deserto é interrompida por Sid Gonzáles, que tem pressa, e teletransporta o médico para o espaçoporto de Terrânia. Lá está a NESBITT-BRECK vinda de Titã. Teletransportado a bordo por Sid, Fulkar encontra o Dr. Frank M. Haggard, que lhe informa que os membros da tripulação Dr. Eric Manoli e Gucky estão muito doentes. Um diagnóstico, com o analisar universal de bordo, demonstra um forte aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial para ambos, apesar de serem de espécies muito diferentes. Ainda enquanto Fulkar com o Dr. Haggard discute a situação com outro membro da tripulação, Cyr Aescunnar, inicialmente Sid desmaia e depois o próprio Fulkar.

Em Kedhassan a alegada Alta Comissária é levada para a cidade, que é designada pelo orgh como 'Cidade Brilhante' Sua marcante característica arquitetônica é uma pronunciada simetria triangular. O Destino é uma pirâmide quadrada, no topo havia uma espécie de cone de vidro, posteriormente adicionado pelos orghs na construção da cidade, o 'dormitório 3-4'. Obviamente, os orghs não são os construtores da cidade. Chegando a seus aposentos, Tatiana, Crest e Trker-Hon podem relatar suas descobertas. Os orghs são uma espécie que tem uma comunicação telepática natural que são forçados, pelo Grande Império, a realizar um projeto de pesquisa para os militares arcônidas: nome de código 'Divisor de Mundos'. Crest e Trker-Hon debatem qual poderia ser o pior inimigo dos arcônidas a qual poderia ser dirigida esta arma. Crest fala sobre a chamada guerra do metano, em que os arcônidas tiveram uma horrível e longa guerra há cerca de 10.000 / 11.000 anos. Por isso, ele acredita que eles alcançaram, através do transmissor, o tempo da guerra do metano, só que Crest não sabe sobre nenhuma arma conhecida chamada de Divisor de Mundos, que é classificada pelos próprios orghs como potencialmente decisiva para a guerra. Eles chegam à conclusão de que os testes neste mundo, neste momento, são para evitar o uso desta arma, porque isso nunca foi conhecido em seu passado.

No 50º andar da Stardust Tower, em Terrânia, uma reunião de emergência é realizada. O Administrador Adams, o prefeito Bai Jun, o advogado de defesa William Tifflor, Julian Tifflor, Mildred Orson, Michael Ott e John Marshall, conectados com o Dr. Haggard na NESBITT BRECK aconselham-se como proceder com os agora quatro pacientes em estado crítico. A causa da doença é um mistério, mas John Marshall pode fazer duas observações importantes: os pacientes têm um forte desejo de deixar a Terra e todos pensam no termo Besun. Eles chegam à conclusão de que eles foram infectados pelos fantans que, provavelmente, poderiam ajudar com esta doença. No entanto, os fantans fizeram um acordo de deixar a Terra e o sistema Vega e não há coordenadas de mundos fantans conhecidos.

Os orghs atendem à insistência da Alta Comissária e leva-os para o local do Divisor de Mundos. No caminho, eles descobrem que a origem dos orghs é o planeta Orghum e que eles dependem de sua rainha, que está lá. Obviamente, ela é usada pelo Grande Império como refém para forçar os orghs na pesquisa sobre o Divisor de Mundos. Este acaba por ser um disco de metal enorme, com um diâmetro de cerca de um quilômetro e uma espessura de quinze metros. O interior que foi em grande parte destruído, foi pesquisado e reparado novamente pelos orghs. Eles são guiados até a central de pilotagem dentro do Divisor de Mundos e veem a apresentação de uma simulação do funcionamento da arma: esta é uma espaçonave especial, que é capaz de estender uma enorme, com milhares de quilômetros de comprimento, lâmina de pura energia, a qual pode partir um planeta no meio. Enquanto Crest, Trker-Hon e Tatiana, ainda estão processando as impressões deixadas pelo Divisor de Mundos, há um caso intermediário: os orghs matam um animal, com armas energéticas, que tinha jogado uma pedra com grande força sobre eles. Para sua surpresa, os orghs chamam esse ser de ilt.

Na borda do sistema Vega começa a bordo da SREGAR-NAKUT a preparação de uma armadilha para fantans, um chamado de socorro em um cargueiro ferrônio. Jenves e Skelir não podem resistir à tentação e vão em uma nave auxiliar para pesquisar a bordo do cargueiro por Besun.

A doença de Crest se agrava, ele sofre de dores severas e desfalece à noite no quarto de dormir. Tatiana pode parar a queda e pede ajuda médica para os orghs. O orgh que lhes foi atribuído, 'Oger-214', mostra-se inicialmente impressionado, já que para sua espécie a morte de um indivíduo tem uma prioridade mais baixa, mas promete ajuda se Crest sobreviver até de manhã. Crest dorme intensamente e parece recuperado na parte da manhã. Pouco tempo depois, o líder do orghs, 'Gal-Enn' aparece, e lhes oferece a oportunidade de visitar um outro projeto. Eles são levados para um prédio com centenas de gaiolas, há um ilt em cada. O orgh classifica os ilt como animais semisselvagens e considera-os como um sistema de armas orgânicas por causa de suas paracapacidades. Por reprodução programada, eles querem reforçar isso, a fim de criar lutadores paradotados para o Grande Império. Depois de um combate forçado, para os convidados, de vida e morte entre dois ilts, eles voltam chocados para seu alojamento.

A bordo do cargueiro ferrônio RADESSORA estão escondidos Julian Tifflor e Mildred Orsons, esperando pelos curiosos fantans, trata-se de uma armadilha proposta por Julian. Em espera, a TOSOMA está pronta para interceptar os fantans. De fato, um linguado fantan aparece e dois fantans entram na nave e finalmente dirigem-se a central de comando. Quando eles testam os reatores de propulsão, o inesperado acontece: uma usina de energia na vizinhança dos dois terranos explode.

Oger-214 mantém a sua palavra e no dia seguinte leva Crest, Trker-Hon e Tatiana ao interior da cidade. No caminho Tatiana decide revelar-se para ele e entra numa estreita ligação telepática com Oger-214 para ganhar a sua confiança. Na parte baixa da cidade eles encontram um grupo de ilts guerrilheiros. Eles ameaçam matá-los, a situação torna-se mais e mais ameaçadora até que Nurghe, outro ilt, aparece e pede as razões para a sua presença, ao que Crest responde que ele está buscando ajuda, porque ele está morrendo. Na superfície, enquanto isso, uma nave esférica arcônida pousa. É o couraçado PESKAR de 500 m sob as ordens do comandante Agidus da Andeck. A nave, em sua viajem, caiu em um ataque dos metanitas e foi seriamente danificada, e os integrantes da Alta Comissão a bordo morreram. A frota regional sob o comando do almirante Goslo Shavino foi informada por Agidus da Andeck sobre o ataque, mas não sobre a morte da comissão, uma vez que esperava diminuir está falha com uma bem-sucedida aquisição do Divisor de Mundos.

Crest aprende de Nurghe que os ilts não chamam o mundo de Kedhassan, mas sim Vagabundo e que ele está morrendo, porque o ar é mais fino de ano para ano. Eles são finalmente levados a um centro médico na cidade. Porque a doença já está bem avançada, não é possível curar Crest, apesar da avançada tecnologia de cura. A máquina só pode fornecer remédio para aliviar a dor. Por fim, as tropas dos orghs atacam o estabelecimento, uma vez que se tornou claro que a Comissão não era real.

A bordo da RADESSORA, Jenves e Skelir são capturados pelos tripulantes da TOSOMA.

Agidus da Andeck dá ordens para que a tripulação da PESKAR apoie a luta dos orghs contra os ilts, assim ele pode ser levado ao Divisor de Mundos.

Os prisioneiros fantans são levados ao Dr. Haggard, em Berenger IV, no planeta Berenger, a maior lua de Vega. O terrano que construiu um hospital improvisado a espera dos fantans pede ajuda na cura dos doentes. Para os fantans torna-se imediatamente claro o que é. A doença é causada por nanomáquinas fantans, um mecanismo de bloqueio secreto dos fantans que evita a fuga de Besun. Para Skelir é claro que o Besun desaparecido Sue Mirafiore, a quem ele se sente pessoalmente muito conectado, deve estar sofrendo agora, portanto, ele decide confiar no Dr. Haggard para salvar Sue.

O Divisor de Mundos está pronto para ser usado, Agidus da Andeck vê as suas possibilidades na simulação realizada. Ele decide testar o uso em Suley, o planeta mais distante do sistema Ked. A tripulação da nave auxiliar PESKAR-XXV agora persegue os ilts. Crest age como chamariz e é visto pela tripulação. A nave abre a comporta inferior, para levá-lo a bordo e os ilts aproveitam a oportunidade para atacar. Há uma batalha feroz. No entanto, os ilts conseguem derrotar os arcônidas.

Skelir é libertado pelo Dr. Haggard, ele leva os quatro pacientes a bordo de seu linguado e voa com eles para outra lua do planeta Berenger. No voo ele usa um robô BesunMed escondido a bordo da nave auxiliar para neutralizar as nanomáquinas no corpo dos pacientes e os livra de sua 'compulsão Besun'. Em primeiro lugar, o Dr. Eric Manoli é curado, os outros três ainda não estão conscientes. Skelir não perde tempo e leva Manoli ao secreto e valioso Besun fantan do sistema Vega. Skelir confia que ele vai salvar Sue e envia Manoli pelo transmissor.

O Divisor de Mundos está se aproximando do mundo de gelo Suley, Agidus da Andeck recebe uma chamada de sua primeira oficiala, Auriga da Kamar, que informou do ataque dos ilts na própria PESKAR. Da Andeck não leva o incidente muito a sério e a manda se livrar dos ilts, afinal os ilts não são metanitas, ele os queimará no teste da arma. A divisão do planeta ocorre com êxito, mas Andeck instrui a não formarem o campo de energia que estabiliza as metades. Como resultado, as metades de Suley explodem. Da Andeck tem a sua arma de destruição. Finalmente, notou ainda, que algo está errado a bordo de sua PESKAR. Ele ordena aos orghs a bordo a ação do Divisor de Mundos contra a PESKAR. No entanto, estes decidem, conscientemente, desativar o campo defensivo do Divisor de Mundos. A PESKAR, capturada pelos ilts destrói o Divisor de Mundos e retorna para Vagabundo.

A bordo da PESKAR-XXV, Crest, Trker-Hon e Tatiana veem a vitória dos ilts e a destruição do Divisor de Mundos. Nurghe aconselha-os ainda a darem uma olhada em Vagabundo antes de deixar o sistema. A visão de Vagabundo faz com que o segredo seja aparente: Vagabundo é apenas um hemisfério, cercado por um envoltório energético, que pode impedir cada vez menos de escapar a atmosfera. O Divisor de Mundos não tinha sido escondido aleatoriamente neste mundo. Antes mesmo de a tripulação poder fazer mais conjecturas, chegam seis naves arcônidas de guerra, enviadas pelo Almirante da Shavino, como reforço contra os metanitas. A PESKAR-XXV consegue escapar por meio de uma transição.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir