Perry Rhodan

Perry Rhodan é o título de uma série de livros de ficção científica do gênero espace opera1 publicada desde 1961 na Alemanha. Décadas de sucesso comercial tornaram a série um fenômeno. Perry Rhodan mostra uma crítica feroz à realidade atual, fazendo-nos refletir em 1960 sobre a Guerra Fria, em 1970 sobre a New Age e em 1980 sobre o movimento pacifista nas entrelinhas da sua história. A série tem capturado os principais pensamentos da elite científica da Alemanha e influenciou de forma pungente todos os escritores de ficção científica alemães e do mundo.

Escrito por uma equipe de autores que se alternam, “Perry Rhodan” é um periódico semanal (novela) de tradição germânica (Heftchen), um tipo de livro de bolso pulp2.

A série foi criada em 1961 por K. H. Scheer e Clark Darlton. Inicialmente concebida para ser uma trilogia, ela se tornou um sucesso duradouro, ultrapassando o número de 2.750 histórias em 2014. Houve diversas reedições, incluindo edições totalmente revisadas em formato de capa dura. Significativamente relacionadas a ela, estão as séries “Atlan” e “Romances Planetários” (“Novelas Planetárias”), nas quais os temas da série têm um desenvolvimento mais pormenorizado. Nas décadas que se seguiram ao seu lançamento, surgiram histórias em quadrinhos, numerosos itens de colecionador, várias enciclopédias, áudios, canções etc. A série foi parcialmente traduzida para diversos idiomas. Ela também foi passada para o cinema com o filme Mission Stardust (1967), muito criticado pelos fãs.

A história começa em 1971 com o primeiro voo tripulado à Lua por membros da Força Aérea dos Estados Unidos. O major Perry Rhodan e sua tripulação descobrem, em nosso satélite, uma espaçonave extraterrestre acidentada. Apropriando-se da tecnologia extraterrestre, eles conseguem a unificação da humanidade e iniciam a conquista da galáxia e do cosmos pela humanidade. Enquanto a série prossegue, algumas personagens adquirem a imortalidade virtual, fazendo a história cruzar os milênios, incluindo flashbacks, viagens no tempo, universos paralelos etc.

A série usa uma estrutura de narrativa em “ciclos” (arcos de história). Um ciclo pode se estender de 25 a 100 números, devotados a explicar uma era. Alguns são agrupados em ciclos subsequentes, criando-se um grande ciclo.

1 - Espace opera (também referida como ópera espacial) é um sub-gênero da ficção especulativa ou ficção científica que enfatiza a aventura romântica, cenários exóticos e personagens épicos.

2 - Pulp ou ainda pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade (a "polpa") a partir do início da década de 1900.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PR0001 – Missão STARDUST

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

PRBR-0001

"A humanidade no limiar de nova era! A Terra prepara-se para conquistar seu lugar na Galáxia"

Ciclo: A Terceira Potência (1º)

Título Original: Unternehmen STARDUST

Autor: K. H. Scheer

Tradutor: Richard Paul Neto.

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 08/09/1961

Publicação no Brasil: 1975

Época: Jun – Jul/1.971

Local da ação: Terra e Lua.

Personagens principais: Major Perry Rhodan, Capitão Reginald Bull, Capitão Clark G. Flipper, Dr. Eric Manoli, General Lesly Pounder, Dr. Fleeps, Allan D. Mercant, Crest, Thora, Professor Lehmann

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

001-0119 de junho de 1971, a guerra fria entre comunismo e capitalismo está em um 'beco sem saída'. Em Nevada Fields a história está para ser feita. Quatro homens estão para ser enviados na primeira missão tripulada para pousar na Lua. O major Perry Rhodan é físico nuclear e especialista em motores iônicos, e é o comandante de STARDUST. O segundo em comando é o capitão Reginald Bull, técnico de eletrônica e especialista em motores iônicos. O navegador é o capitão Clark G. Flipper, matemático com especialização em astronomia. O membro final da tripulação é o tenente Eric Manoli, médico e geólogo.

Imprimir Email

PR0002 – A Terceira Potência

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PRBR-0002

"Perry Rhodan – traidor, espião... ou alguém muito preocupado com o futuro da Humanidade?"

Título Original: Die dritte Macht

Autor: Clark Darlton

Tradutor: Richard Paul Neto.

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 15/09/1961

Publicação no Brasil: 1975

Época: Jul/1971

Local da ação: Terra.

Personagens principais: Major Perry Rhodan, capitão Reginald Bull, capitão Clark G. Flipper, Dr. Eric Manoli, general Lesly Pounder, Allan D. Mercant, Crest, professor Lehmann, major Perkins, Marschall Roon, Dr. Frank M. Haggard, Klein, Li-Tschai-Tung, Peter Kosnov

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Um dia após retornarem da Lua, Perry Rhodan discute a situação com os outros membros da tripulação Stardust e Crest, que se sente um pouco melhor na atmosfera da Terra. Ele diz a Perry que Thora enviou junto com um gerador de campo de força três radiadores de impulsos capazes de influenciar a vontade de uma pessoa em menor potência ou paralisar uma pessoa se usado com força total, um vídeo foi transmitido para a comunicação com a nave arcônida na Lua e o neutralizador de gravidade. Bull informa a Perry que há alguma interferência com a recepção de rádio – eles estão apenas escutando uma transmissão chinesa dizendo-lhes que a ajuda está a caminho.

Imprimir Email

PR0003 – A Abóbada Energética

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PRBR-0003

"Talvez a Humanidade não estivesse preparada para servir-se da novíssima e incrível tecnologia."

Título Original: Die strahlende Kuppel

Autor: K. H. Scheer

Tradutor: Richard Paul Neto.

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 22/09/1961

Publicação no Brasil: 1975

Época: Jul/Ago de 1971

Local da ação: Terra.

Personagens principais: Perry Rhodan, Reginald Bull chamado de 'Bully', Dr. Eric Manoli, Dr. Frank M. Haggard, Crest, Thora, Klein, Li-Tschai-Tung, Peter Kosnov, Allan D. Mercant

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

29 de julho de 1971. O major Perry Rhodan, comandante da STARDUST, dita um relatório em um gravador: envolve o encontro com os arcônidas, a pesquisa da nave acidentada na Lua e alguns dos eventos que se seguiram. Durante este tempo, o Dr. Eric Manoli, médico da STARDUST, e Dr. Frank M. Haggard, que veio por sua própria vontade da Austrália, começam a tomar conta de Crest, um dos arcônidas, que sofria de leucemia. A STARDUST e sua tripulação estão atualmente sitiadas pela Federação Asiática que bombardeia intensamente a cúpula energética que os protege. Rhodan está preocupado e quer saber se a abóboda feita pelos arcônidas é capaz, a longo prazo, de resistir ao bombardeio intenso que está sendo submetido. Rhodan decide fazer contato por rádio com Thora, que ainda está no comando da nave de pesquisa arcônida que permaneceu na Lua.

Imprimir Email

PR0004 – O Crepúsculo dos Deuses

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PRBR-0004

"A cúpula energética de Rhodan resiste aos ataques maciços dos exércitos da Terra."

Título Original: Götterdämmerung

Autor: Clark Darlton

Tradutor: Richard Paul Neto.

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 29/09/1961

Publicação no Brasil: 1975

Época: Ago/Set de 1971

Local da ação: Terra.

Personagens principais: Perry Rhodan, Reginald Bull, Dr. Eric Manoli, Dr. Frank M. Haggard, Crest, Thora, Klein, Li-Tschai-Tung, Peter Kosnov, Allan D. Mercant, Ivan Kosselov, Mao-Tsen, Tako Kakuta

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Na base da Terceira Potência, o bombardeio incessante está chegando ao fim. Além disso, o Dr. Manoli diz que Crest está com a saúde perfeita depois de sua luta contra a leucemia. Thora e Rhodan discutem sobre os seus planos para os arcônidas poderem voltar para casa, mas Perry explica que eles devem corrigir a situação na Terra para que os terranos estejam prontos a dar seu grande passo para a conquista espacial. Os chefes dos três serviços secretos realizam uma reunião secreta para discutir a situação no deserto asiático. Eles são Alan D. Mercant da Agência de Inteligência da OTAN, Ivan Kosselov do Bloco Oriental e Mao-Tsen da Federação Asiática.

Imprimir Email

PR0005 – Alarma Galáctico

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PRBR-0005

"Só a Terceira Potência pode dominar a nova crise.."

Título Original: Atom-Alarm

Autor: Kurt Mahr

Tradutor: Richard Paul Neto.

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 06/10/1961

Publicação no Brasil: 1976

Época: Fim de 1971

Local da ação: Terra.

Personagens principais: Perry Rhodan, Reginald Bull, Tako Kakuta, Crest, Thora, Jesse Morgan, capitão Zimmerman, Allan D. Mercant.

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Perry atribui a Tako Kakuta a responsabilidade de fazer negócios com empresas industriais para que os planos da Terceira Potência sejam cumpridos. Enquanto isso, Perry e Bull retomam seu treinamento hipnótico na Lua. O plano é visitar os destroços bombardeados da base arcônida para ver se algo pode ser salvo. Enquanto os dois camaradas estão inconscientes, Thora decide então impor sua vontade sobre a Terra e forçar Rhodan a construir uma nave para levar ela e Crest de volta para Árcon. Crest desperta Rhodan e Bull a fim de impedi-la. Thora desmaia quando percebe que eles estão invadindo o centro de comando para impedir seu plano. O cientista arcônida revela que arriscou a vida dos dois interrompendo a sessão de treinamento hipnótico, o que é um crime grave em Árcon.

Imprimir Email

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.