Perry Rhodan Neo

Perry Rhodan Neo é o título da nova série de romance em formato de livro de bolso do universo Perry Rhodan. Como seu subtítulo diz: “O futuro recomeça.”

Até 04 de agosto de 2011, o projeto também foi conhecido pelo codinome “Projeto segredo-X.” O primeiro volume foi lançado na Alemanha em 30 de setembro de 2011.

A série é um reboot da série principal. Ela começa com uma reinterpretação do primeiro livro de Perry Rhodan.

Enquanto a série principal iniciou-se pelos acontecimentos geopolíticos do mundo real e ficou sem metade do século 20, iniciando sua ação em um futuro próximo, Perry Rhodan Neo, inicia sua ação 50 anos depois do mundo real, no século 21, e também começa em um futuro próximo.

Perry Rhodan voa para a lua não em 1971, mas em 2036. A ação, assim, toma um curso alternativo, devido à alteração da posição inicial. Os motivos clássicos da série também são deslocados para um futuro próximo e interpretado em conformidade. Há a introdução de novos personagens e personagens conhecidos são mostrados sob uma nova luz.

A série não é fiel canônica em relação à série clássica. Segundo o testemunho de Klaus N. Frick, responsável pelo conteúdo editorial de toda a série Perry Rhodan, na quinta Weltcon 2011 em Mannheim, não há sobreposição ou referências entre as séries, como há na série Atlan. Perry Rhodan e Perry Rhodan Neo têm, cada uma, seu formato cósmico único. Desde 09 de janeiro de 2014 Perry Rhodan Neo tem o seu próprio web site. (http://perry-rhodan-neo.net/)

A série está em formato de livro de bolso e sai também como e-book e áudio livro. O Exposé-autor e também autor do primeiro volume é Frank Borsch. As capas são Dirk Schulz e Horst Gotta. Elke Rohwer assume a edição da série.

Cada livro de bolso é completo em si mesmo. Juntos, os romances contam uma história contínua, definida no futuro próximo do ano 2036. A série é dividida em temporadas (ciclos), com as três primeiras temporadas cada uma compreendendo oito livros de bolso, da quarta temporada em diante, este número passou para doze livros.

Em 30 de setembro de 2011 foi lançado “Visão Terrânia”, o primeiro romance da nova série Rhodan NEO. A série é publicada duas vezes por mês e foi planejado inicialmente para ter apenas oito livros de bolso, mas com o obvio sucesso foi então continuada desde então sem interrupção.

As temporadas (ciclos) inicialmente não tinha um nome próprio. Em novembro de 2012, os editores fizeram uma votação, em que os leitores puderam fazer sugestões para os nomes. A decisão veio em meados de dezembro de 2012. Posteriormente, os nomes foram fixados para as quatro primeiras temporadas.

No Brasil a série começou a ser lançada em janeiro de 2013, com periodicidade de um volume por mês e a partir do lançamento de setembro de 2014 (pré-lançamento em jun/14) tem três volumes lançados a cada 2 meses.

Como funciona Perry Rhodan NEO?

c neo21Desde 1961, a série PERRY RHODAN é escrita de uma maneira que se mostrou eficaz: os episódios são escritos por uma equipe que conta atualmente com onze autores, chefiada por um coordenador. Nas conferências dos autores, os rumos da ação são definidos em termos gerais.

O mesmo se aplica à série PERRY RHODAN NEO: um coordenador concebe o enredo de cada episódio, que então é escrito pelo respectivo autor. Com isso, são evitadas contradições e, portanto, o universo de PERRY RHODAN NEO permanece uniforme.

A diferença fundamental é que Frank Borsch, como coordenador, participa antecipadamente de negociações muito intensas com os escritores: por telefone ou “a quatro olhos”, que hoje em dia, graças ao Skype, é mais viável do que no passado. Nessas conversas preliminares, os dois autores desenvolvem juntos as ideias do coordenador para o episódio. As propostas do autor são aceitas e incorporadas sempre que possível e o coordenador revisa a sinopse.

Quando o autor termina seu episódio, ele o envia primeiro para Frank Borsch. Este verifica se há coerência quanto à substância e os dois discutem intensamente o texto.

Somente quando Borsch está satisfeito, o manuscrito vai para a editora. O manuscrito é revisado por Helmut Ehls, que, na condição de freelancer, trabalha novamente os detalhes de linguagem e conteúdo — só então o manuscrito é considerado acabado.

Em outras etapas da produção, o arquivo com o manuscrito é enviado para o departamento de reprodução da editora, isto é, o manuscrito é convertido para o padrão a ser seguido na impressão. Este, por sua vez, é encaminhado para as impressoras que finalmente concluem o trabalho.

Como surgiu PERRY RHODAN NEO?

c neo001As discussões iniciais sobre um possível reinício da série PERRY RHODAN foram feitas pelo autor Frank Borsch e o editor Klaus N. Frick já no início de 2000. Ambos amam quadrinhos norte-americanos e Frank Borsch tinha traduzido anteriormente algumas destas séries — assim, era natural que eles fossem inspirados pelos colegas norte-americanos. Por exemplo, séries como “Batman” ou “Homem-Aranha” sempre eram recomeçadas, com o intuito de atualizar a série e torná-la mais atraente, por exemplo, para uma adaptação cinematográfica.

Para a série PERRY RHODAN, uma ruptura radical com o passado naturalmente estava fora de questão: a série semanal ainda é um grande sucesso, tem dezenas de milhares de leitores, e não faria sentido simplesmente interromper esta história ficcional do futuro da Humanidade. No entanto, na redação se discutiu várias vezes como reiniciar a série PERRY RHODAN.

Com o quinquagésimo aniversário da série se aproximando, um possível novo começo estava perto. Em muitas discussões na editora, foi estabelecido um direcionamento geral enquanto Frank Borsch começava a elaborar o conteúdo. O autor, que já tinha mostrado em sua trilogia “Terra Alienígena” o quão bem sabia lidar com o “futuro próximo” levantou as questões fundamentais: como seria a Terra no futuro próximo, entre 2036 e 2037? Alguns desenvolvimentos atuais continuariam progredindo como até agora? Surgiriam conflitos e catástrofes naturais e o mundo ainda seria abalado por crises financeiras e terrorismo?

Deste modo, Frank Borsch extrapolou as estruturas existentes na Terra, tanto de natureza social quanto política, e refletiu como tudo isso poderia se desenvolver em um quarto de século. Como os humanos se comportariam em um período de crise e com uma nova guerra iminente, caso um humano se encontrasse com um alienígena?
Este homem era e é o astronauta Perry Rhodan, que também está no centro da ação em PERRY RHODAN NEO. O Rhodan da série NEO é mais do que um “teamplayer”, um homem do futuro próximo, que joga a responsabilidade para os ombros dos outros e, por exemplo, se comporta de forma muito pouco convencional quando se trata da imortalidade.

Durante o ano de 2010 surgiram inúmeras sinopses e, na primavera de 2011, os primeiros autores começaram seu trabalho. Dirk Schulz desenvolveu o projeto da arte de capa e a editora decidiu empregar até mesmo a publicidade televisiva para a nova série. Em paralelo, os parceiros na área de audiobooks e de e-books opinaram sobre a nova série. Todos trabalharam em conjunto em direção a uma data: 30 de setembro de 2011.

Paralelamente à Perry Rhodan-WeltCon 2011, que foi visitada por cerca de 2.700 pessoas no Centro de Congressos Rosengarten em Mannheim, foi publicado o primeiro episódio de PERRY RHODAN NEO. A resposta da imprensa foi enorme e os fãs de Rhodan no evento ficaram emocionados.

E uma nova série de ficção científica começou sua própria história de sucesso...

Como vai continuar PERRY RHODAN NEO?

Até agora PERRY RHODAN NEO seguiu em linhas gerais os temas da série “original”. Apesar de povos como os fantans ou os mehandors serem descritos de maneira diversa dos episódios clássicos dos anos 60, o enredo básico foi semelhante. No quinquagésimo volume, a série NEO se afasta ainda mais do original; nesse livro foram apresentadas algumas indicações muito claras disso.

Se mostra muito mais sobre quem é Perry Rhodan, um homem comum que viveu uma infância relativamente normal. Mas também vimos, sobretudo, que poderes alienígenas tentaram continuamente influenciar o menino.

A misteriosa Luta, que já foi mencionada várias vezes em PERRY RHODAN NEO, tem algo a ver com Rhodan; já em sua infância, poderes até então desconhecidos aumentam sua influência sobre a Terra. No curso dos próximos episódios, tanto Perry Rhodan quanto o leitor vão saber mais sobre a Luta...

PRNeo0081 - Sombras de Callibso

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

c neo81

Título Original: Callibsos Schatten

Autor: Michelle Stern

Tradutor: Dirceu Alvir Rudnick

Revisor: Marcel Vilela de Lima e Marcos Roberto Inácio Silva

Artista da capa alemã: Dirk Schulz / Horst Gotta

Publicação na Alemanha: 24/10/2014

Publicação no Brasil: 2/2016

Época: início de dezembro de 2037

Local da ação: Setor América do Norte, Terra

Resumo

Perry Rhodan, Thora da Zoltral, Reginald Bull e seu novo companheiro, o robô caçador Tai’Targ, continuam na pista das marionetes de Callibso. Com a ajuda deles, Perry deve destruir seu modelo, feito no Mundo Elísio, que dá luz a muitas duplicatas que sofrem um destino doloroso na Luta. A única pista que eles atualmente possuem é Jenny Whitman. Ela tentou forçar Perry Rhodan a sair do programa de astronáutica. Talvez ela também seja uma criatura de Callibso.

Imprimir Email

PRNeo0082 - Fragmentos do Passado

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

c neo82

Título Original: Scherben der Vergangenheit

Autor: Rainer Schorm

Tradutor: Cleber Zeferino

Revisor: Marcel Vilela de Lima e Marcos Roberto Inácio Silva

Artista da capa alemã: Dirk Schulz / Horst Gotta

Publicação na Alemanha: 07/11/2014

Publicação no Brasil: 3/2016

Época: dezembro de 2037, 10 mil anos atrás

Local da ação: Terra, Disnomia no cinto de Kuiper, Iskolart no setor de nebulosas

Resumo

Quiniu Soptor é enviada pela Free Earth para Pico junto com John Marshall. Na ilha dos Açores, eles devem encontrar uma pessoa de contato da organização, que os levará para um esconderijo seguro. Para surpresa de John, é Gucky quem os recebe. Quiniu, por outro lado, expressa o maior espanto ao ver um ilt na Terra. Quando Gucky descobre que ela não viu um ilt pela primeira vez, ele fica ansioso pela continuação da história da meio arcônida. Finalmente, ele se teleporta junto com Quiniu e John para a IQUESKEL, a nave bareonense, com a qual Crest da Zoltral, Thora da Zoltral, Mildred Orsons, Julian Tifflor e os dois Guias Che’Den e En’Imh voltaram de Derogwanien, que está estacionada dentro do vulcão ativo Ponta do Pico. Com as habilidades dos dois Guias, a espaçonave foi salva, para uso dos terranos, antes da ocupação arcônida. Lá a targelonense recomeça seu relato.

Imprimir Email

PRNeo0083 - Na Pista de Callibso

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

c neo83

Título Original: Callibsos Fährte

Autor: Alexander Huiskes

Tradutor: Marcel Vilela de Lima

Revisor: José Antonio e Marcos Roberto Inácio Silva

Artista da capa alemã: Dirk Schulz / Horst Gotta

Publicação na Alemanha: 21/11/2014

Publicação no Brasil: 3/2016

Época: meados de dezembro de 2037

Local da ação: América do Norte, região de Tunguska / Rússia

Resumo

Perry Rhodan, Thora da Zoltral, Reginald Bull e Tai’Targ estão com sua prisioneira Stacy Allan, também conhecida como Jenny Whitman ou ainda como Sannasu, em um hotel perto do Grand Canyon. Rhodan quer interrogar a marionete Sannasu sobre Callibso e seu próprio papel na Luta. Mas ela nega conhecer todo o quadro desta disputa cósmica. Qualquer coisa que ela possa dizer apenas descreveria uma pequena parte da Luta e levaria a mal-entendidos. Uma coisa é clara para Rhodan, as frentes não são tão claras quanto parece. Sua principal tarefa será resolver o mistério desta disputa universal. Por enquanto, a independência terrana em relação ao confronte tem de ser conduzida por colegas como Homer G. Adams, Allan Mercant ou Bai Jun.

Imprimir Email

PRNeo0084 - O Espírito de Marte

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

c neo84

Título Original: Der Geist des Mars

Autor: Rainer Schorm

Tradutor: Marcos Roberto Inácio Silva

Revisor: José Antonio Cosenza e Marcel Vilela de Lima

Artista da capa alemã: Dirk Schulz / Horst Gotta

Publicação na Alemanha: 05/12/2014

Publicação no Brasil: 4/2016

Época: de meados a finais de dezembro de 2037

Local da ação: Marte

Resumo

John Marshall, Sid González, Sue Mirafiore e o ilt Gucky, que ouviram a história de Quiniu Soptor na escondida espaçonave IQUESKEL, fazem um acordo. Os dourados são a chave para a Crise Gênese. Pranav Ketar, em particular, é suspeito de ter usado seu anel, entregue para Sergh da Teffron, a fim de infectar os mutantes terrestres com um vírus. O caos que se seguiu custou a vida de vários mutantes, muitos perderam suas paracapacidades ou estas foram alteradas.

Imprimir Email

PRNeo0085 - As luzes de Terrânia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

c neo85

Adams recorre a um expediente incomum - ele convida os invasores para uma festa de Natal.

Título Original: Das Licht von Terrania

Autor: Oliver Plaschka

Tradutor: Eduardo José Corrêa de Carvalho

Artista da capa alemã: Dirk Schulz / Horst Gotta

Publicação na Alemanha: 19/12/2014

Publicação no Brasil: Outubro de 2017

Época: Final de dezembro do ano de 2037

Local da ação: Terrânia

Personagens principais: Satrak, Perry Rhodan, Thora da Zoltral, Reginald Bull, Homer G. Adams, Jemmico, Chetzkel, Bai Jun, Sannasu.

Resumo

No palácio do Zelador em Terrânia.

Satrak, o Zelador do Protetorado da Terra alcançou seu objetivo. Na Sibéria, ele capturou Perry Rhodan, Thora da Zoltral e Reginald Bull. No entanto, eles parecem não querer cooperar. Ele deixa cada um preso em uma aranash, uma espécie de vegetal psicoativo, onde as lembranças e os sonhos dos indivíduos são roubados e registrados. Mal Satrak entrega os prisioneiros às suas árvores, ele é surpreendido pela visita de Jemmico. Sua assistente artificial Aito tinha dito anteriormente que o reekha Chetzkel e o Coordenador para a Segurança Jemmico conduziam conversações secretas. A visita de um dos adversários do Zelador agora indica, com certeza, que estão na pista do seu segredo. Até estão ele conseguira manter a captura de Rhodan em segredo. Como o tempo é curto, ele chama a ara Leyle. Ela já o conhecera quando do seu estratagema com o idoso Rhodan. Satrak libertou-a da sua dependência financeira da Geshur. Agora ela deve acelerar o interrogatório dos três. Ele também quer que ela examine o quarto achado da Sibéria: um cadáver estranho, como o próprio Satrak em sua ampla experiência nunca viu. Mas só então, quando está muito ocupado, o Zelador recebe uma chamada do Administrador Homer G. Adams. Um convite para o Natal na Torre Stardust. Como, de acordo com Adams, também Chetzkel e Jemmico estarão presentes, ele não pode faltar. Ele também demonstra seu interesse pelos costumes terranos e assim concorda em ir.

Imprimir Email

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.