Atlan

As origens da série

Em 1969, quando a série Perry Rhodan já estava no início do ciclo “Os Cappins” (episódios 400 a 499) na Alemanha, sua editora pediu a K.H. Scheer que criasse uma nova série, na qual o personagem Atlan, um dos preferidos dos leitores, tivesse uma participação mais ativa. Dessa forma Scheer concebeu a série Atlan, que seria publicada mensalmente e que se concentraria no dia a dia de Atlan como chefe da USO.

O primeiro episódio, “O Sindicato Galático”, foi publicado em outubro de 1969, quando a série Perry Rhodan já estava em seu 424º episódio. Devido à pressão dos leitores e da própria editora, a série passou a ser quinzenal a partir do seu 17º episódio, e a periodicidade semanal foi finalmente adotada a partir do seu 79º episódio, publicado em abril de 1973.

A estrutura cíclica da série

Ao contrário da série Perry Rhodan, a série Atlan não teve uma estrutura de ciclos regular e padronizada. Normalmente os ciclos começavam e terminavam em números “quebrados”, podendo durar entre dois e cem episódios. Além disso, os ciclos normalmente não seguiam uma seqüência cronológica, dando grandes “saltos” de tempo tanto para o futuro quanto para o passado.

Por este motivo, o Projeto Traduções resolveu adotar a estrutura temporal, traduzindo assim a história de Atlan pelo periodo em que acontece e não pela sequência de lançamentos.

Os autores da série

Naturalmente os autores da série Atlan foram os mesmos de Perry Rhodan, com algumas poucas exceções. Normalmente Atlan era utilizada como um “teste” para autores que tivessem interesse em escrever para a série mãe. Se o autor que começasse a escrever para Atlan fosse bem-aceito pela redação da série e pelo público, era apenas uma questão de tempo até que ele fosse chamado a escrever para Perry Rhodan.

É interessante observar que o criador da série, K.H. Scheer, escreveu apenas três livros para a mesma (episódios 1, 2 e 100), pois preferiu concentrar suas atividades no planejamento geral dos ciclos. Isso também foi consequência de vários problemas de saúde que teve na época, os quais eventualmente o afastariam da série por completo.

O cancelamento da série

Entretanto, durante a publicação do quinto grande ciclo, a editora percebeu um acentuado declínio nas vendas da série, que ocorreu basicamente devido ao fato dos fãs de Perry Rhodan e Atlan não terem tempo nem dinheiro para acompanhar tudo que era publicado simultaneamente naquele momento: cinco edições semanais de Perry Rhodan, duas de Atlan e, como se não bastasse, duas edições mensais da coleção dos romances planetários.

Assim, ela acabou sendo cancelada em 1988 após a publicação de 850 episódios, o que naturalmente desagradou bastante os fãs de longa data da série, especialmente aqueles que gostavam mais de Atlan do que da própria série Perry Rhodan.

Dessa forma a longa história dessa série irmã de Perry Rhodan parecia ter chegado ao seu fim definitivo...

Os miniciclos de Atlan

Apesar da “Atlan Fanzine Serie” e das compilações em capa dura, os fãs da série Atlan sempre pediam à editora um retorno “oficial” da mesma, com novas histórias escritas pela equipe de redação de Perry Rhodan. Devido a isso e também ao fato de que os livros Zeitabenteuer ajudaram a popularizar ainda mais a figura de Atlan entre os novos leitores de Perry Rhodan, a VPM decidiu, em meados de 1998, publicar um novo ciclo da série. Dessa forma os autores Robert Feldhoff e Rainer Castor conceberam o ciclo “Traversan”, que foi publicado entre outubro de 1998 e janeiro de 1999. Após o grande sucesso do ciclo “Traversan”, os leitores começaram a exigir da VPM uma continuação, já que a história e a estrutura do ciclo foram muito bem recebidas pelos fãs. Contudo, somente em janeiro de 2003 os fãs tiveram seus desejos atendidos: nesse mês começou a ser publicado o ciclo “Centauri”, que, assim como seu antecessor, teve doze episódios.

A partir de então, este passou a ser o padrão dos miniciclos de Atlan, com o lançamento dos ciclos: Obsidiana, em 2004; O Senhor da Justiça, em 2004/2005; A Estrela Negra, em 2005, Mundo Intra, em 2005/2006 e Poeira estelar em 2006.

Os microciclos de Atlan

Em 2006, a série passou por uma nova modificação da estrutura. A série passou a ser composta por microciclos de 1, 3 e até 6 livros de bolso, tendo predominados os microciclos de 3 livros.

Foram então lançados os microciclos: Lepso, em 2006/2007; Rudyn, em 2007; Illochim, em 2007/2008; Rico, em 2008; Monólito, em 2008/2009; Mundo do Inferno, em 2009/2010; Marasin, em 2010; Fragmento estelar, em 2010/2011 e Polychora, em 2012.

Houve também a microssérie Atlan X, composta pelos microciclos Creta em 2009 e Tamaran em 2010, ambos com 3 livros de bolso.

Minissérie Creta 1 – ATA11a – Piloto no Mar de Areia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

cRP25 ATA11a(Creta1)

"Primeiro volume da Trilogia Creta"

Título Original: Lotse Im Sandmeer

Autor: Hans Kneifel

Tradutor: Dirceu Alvir Rudnick

Revisores: Marcel Vilela de Lima e Marcos Roberto

Artista da capa alemã: Arndt Drechsler

Publicação na Alemanha: Junho de 2009

Publicação no Brasil: Março de 2017

Época: 1976 a 1975 aC.

Local da ação: Terra, Hapi

Personagens principais: Amenemhet, Asyrta-Maraye, Atlan, Cheper, Horus, Ipet-Amun, Ka-aper, Rico, Siren, Sokar-Nachtmin

Resumo

O espia Ipet-Amun está enterrado na areia em uma colina e vê uma caravana contrabandista da terra de Kush, que transporta através do deserto Tjehenu ouro, presas de elefante, peles de leão, penas de avestruz, tábuas de madeira de heboni e escravos nas costas de burros. A caravana é acompanhada por homens armados em carroças puxadas por cavalos. Ipet-Amun se apressa, da maneira mais rápida, para relatar ao seu superior Sokar-Nachtmin em Itch-Taui. Os contrabandistas prejudicam a economia florescente do país dos rômets, Tameri e, assim, o Faraó Amenemhet.

Imprimir Email

PR-RP05 – ATA01 – Irmão dos Lobos de Aço

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

cRP05-ATA01(056)

"Um arcônida entre bárbaros – o Solitário do Tempo luta para ter a chance de voltar ao seu império estelar"

Título Original: Bruder der Stählernen Wölfe

Autor: Hans Kneifel

Tradutor: Marcel Vilela de Lima

Revisores:
Augustus César
Marcos Roberto

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Conversão da capa brasileira: José Antonio

Publicação na Alemanha: 1985

Publicação no Brasil: Abril/2013

Época: 2420, 7888 a 7887 aC.

Personagens principais: Dra. Ayala D'Antonelli, Atlan, Rico, Truc, Asher e Katya.

Local da ação: Vale do Ródano na Terra.

Curiosidades:

Resumo

2420: Nas escavações no vale do Ródano alguns artefatos notáveis surgiram, cuja origem só pode ser explicado pela presença de membros de uma civilização tecnicamente avançada no meio de depósitos da Idade da Pedra. A Dra. Ayala D'Antonelli, uma das cientistas responsáveis pela escavação, suspeita que Atlan esteja por trás disso. Ela entra em contato com ele e dispara um impulso de memória. O arcônida diz...

Imprimir Email

PR-RP07 – ATA02 – A Fuga dos Androides

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

cRP07-ATA02(147)

"Criaturas do planeta Peregrino invadem a terra – e o Solitário do Tempo torna-se o executor."

Título Original: Flucht der Androiden

Autor: Hans Kneifel

Tradutor: Augustus César

Revisores:
Delgado
Marcos Roberto

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Conversão da capa brasileira: José Antonio

Publicação na Alemanha: 1975

Publicação no Brasil: Setembro/2013

Época: 5020 aC.

Personagens principais: AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
, AQUILOAQUILODefinição: Entidade, espécie de superser formado de energia pura. É a superinteligência do Grupo Local de Galáxias, ao qual pertence a Via Láctea. Consiste na consciência coletiva de uma raça antiquíssima que voluntariamente despojou-se de seu corpo físico. No ano de 1976, tinha por residência o planeta Peregrino. Nessa ocasião, concedeu à Humanidade um prazo de vinte mil anos no qual ela deveria provar seu valor....
, androide Alyeshka, androide Aiv.

Local da ação: Terra, Saara.

Curiosidades:

Resumo

Mais de dois mil anos se passaram desde que AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
deixou a cúpula de fuga após o afundamento de Atlântida, pela primeira vez. (RP05-ATA01 /TB 56) Novamente ele é despertado, mas antes que ele é esteja plenamente consciente, ele é deslocado a partir da cúpula para um deserto escaldante. Enquanto ele luta para sobreviver, ele reconhece que um velho amigo lhe trouxe a esta situação, a fim de usá-lo para seus próprios fins: a superinteligência AQUILOAQUILODefinição: Entidade, espécie de superser formado de energia pura. É a superinteligência do Grupo Local de Galáxias, ao qual pertence a Via Láctea. Consiste na consciência coletiva de uma raça antiquíssima que voluntariamente despojou-se de seu corpo físico. No ano de 1976, tinha por residência o planeta Peregrino. Nessa ocasião, concedeu à Humanidade um prazo de vinte mil anos no qual ela deveria provar seu valor....
, da qual ele pouco antes da destruição de Atlântida recebeu o ativador celular e, portanto, a imortalidade relativa, requer seus serviços em troca. Ele deveria caçar treze androides que conseguiram escapar do planeta Peregrino, e salvar a humanidade da opressão pelos androides imortais de Peregrino. AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
aceita o pedido.

Imprimir Email

PR-RP09 – ATA03 – O Dilúvio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

cRP09 ATA03(149)

"AQUILO faz dele uma ferramenta – é para quebrar o poder dos deuses de Ur"

Título Original: Die Große Flut

Autor: Hans Kneifel

Tradutor: Delgado

Revisores: Marcel Vilela de Lima, Marcos Roberto

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 1976

Publicação no Brasil: Janeiro de 2014

Época: 4024 – 4021 aC

Local da ação: Terra, Mesopotâmia.

Personagens principais: Atlan, AQUILO, Alyeshka, Shar-gal Nisobar, Rico, Kharg, Imohag, D'Agana.

Curiosidades:

Resumo

Cerca de mil anos depois de sua luta contra o 13 voláteis androides de Peregrino (PR-TB 147) Atlan é novamente arrancado do sono criogênico por AQUILO. Mais uma vez, dois androides conseguiram escapar, e também eles desembarcaram na Terra. Na Mesopotâmia, eles se deixam adorar como deuses, e construir de forma despótica um império em torno da cidade de Ur. AQUILO não tolera esta profunda intervenção na evolução da Humanidade e encomenda a Atlan a destruição de suas criações.

Imprimir Email

PR-RP10 – ATA04 – O Templo dos Mortos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

cRP10 ATA04(063)

"O Solitário do Tempo luta contra criminosos do espaço"

Título Original: Die Tempel des Todes

Autor: Hans Kneifel

Tradutor: José Antonio

Revisores: Marcel Vilela de Lima, Marcos Roberto

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 1969

Publicação no Brasil: Fevereiro de 2014

Época: 3485 – 3484 aC, cerca de 2400

Local da ação: Terra, Mesopotâmia e Egito.

Personagens principais: Atlan, Rico, Nidaba-an, Lu-Basher.

Curiosidades: A datação do tempo atual em cerca de 2.400, provavelmente, refere-se à menção de mais de 400 anos de idade dos parques em Terrânia.

Resumo

Em uma operação especial da USO no planeta Cassin, alguns ‘cientistas’ espaciais foram pegos realizando vivissecção em nativos. As informações da operação foram entregues a Atlan, para que ele defina a penalidade. A documentação desencadeia um impulso na memória do imortal e ele relata eventos semelhantes que ocorreram na Terra, na Mesopotâmia.

Imprimir Email

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.