Ciclo 25 - Os Ayindis

Episódios 1700 a 1749 – Período da história: 1216 a 1218 NCG (4803 a 4805)
Data de publicação na Alemanha: 1994 a 1995
Ciclo ainda inédito no Brasil


Nos protoplanetas, situados em volta do Grande Vazio, os seres-fuso abrem uma passagem para o Arresum, o outro lado do nosso universo. No Arresum o povo de Moira, os ayindis, trava desde milhões de anos atrás uma batalha sem esperanças contra o poder cristalino do Abruse, que transforma regiões cada vez maiores do Arresum em desertos sem vida. Cumprindo um plano de “Aquilo”, os portadores de ativador celular, que são os únicos que conseguem penetrar na zona mortal do Abruse, não só destrói o poderoso ser cristalino como também estabelecem as bases para a propagação da vida no Arresum. Marte, que havia sido ocupado por cristais do Abruse, é trocado por Trokan, um planeta vindo do Arresum. Enquanto isso surge na Via Láctea uma caravana comercial dos hamamesch. Esta caravana veio da minigaláxia Hirdobaan para vender na Via Láctea os Artigos Marcados, produtos semelhantes a drogas.



No Grande Vazio, Perry Rhodan reconhece que as maravilhas da criação ainda estão muito longe de serem totalmente compreendidas: Moira diz a ele que o universo consiste de um lado menor e um maior, chamados Arresum e Parresum.

Desta maneira, o mistério do Grande Enigma Cósmico é solucionado: o lado menor do universo, chamado Arresum, opõe-se ao nosso lado, chamado Parresum. Com base numa velha abstração do matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius, é descoberta a razão do universo ser formado por grandes aglomerados de galáxias, sendo estas colossais paredes de matéria separadas por gigantescos espaços vazios no meio do cosmos – estes vazios são o caminho para o Arresum, o “outro lado do universo”.

No século XIX, Möbius criou a chamada Fita de Möbius, uma fita de papel enrolada na qual aparentemente há dois lados distintos. Contudo, se alguém passar o dedo por um lado, verá que ele chegará ao ponto de partida do outro lado da folha, contrariando a lógica tradicional. Apesar de simplificado, este exemplo ilustra a união entre Arresum e Parresum – estão sempre separados, mas, ao mesmo tempo, estão unidos. Cada porção de matéria, no nosso universo, possui um vazio correspondente no Arresum, e vice-versa. É no equilíbrio invisível entre Arresum e Parresum que localiza-se a estabilidade gravitacional do universo, procurada há séculos pelos astrônomos.

Ambos os lados estão conectados numa Fita de Möbius, e no Arresum existe um perigo cuja influência destrutiva também ameaça o lado maior do universo, conhecido até aqui pelos terranos como universo normal. Este perigo foi reconhecido pelos Cosmocratas há dois milhões de anos e tanto eles como o complicado plano da superinteligência “Aquilo” (ennox, irmãs espelho, etc) tem por objetivo remover a ameaça.

Perry Rhodan e seus companheiros começam a investigação do Arresum e percebem com espanto que os ayindi são os únicos seres vivos que ainda podem desafiar uma entidade chamada Abruse. Esse Abruse cobre o lado menor do universo com uma radiação mortal que mata qualquer forma de vida que dela se aproxime, ressuscitando esta vida em forma cristalina.

O povo de Moira defende com ardor um último enclave não-cristalino, uma esfera espacial com três milhões de anos-luz de diâmetro ameaçada pela frota de miríades de naves cristalinas. Todos sabem que a derrota definitiva dos ayindi é inevitável, sendo somente uma questão de tempo. Esta luta sem esperanças vem sendo travada desde dois milhões de anos atrás, e durante este tempo o Abruse inexoravelmente tem transformado as regiões habitadas do Arresum numa zona de morte cristalina.

Quando os galáticos demonstram ser imunes à radiação mortal, eles são equipados pelos ayindi com naves raias tecnicamente superiores e empreendem os primeiros avanços na zona árida do Arresum. Em pouco tempo torna-se claro que o Abruse não domina todo o lado menor do universo, somente separa em várias partes a gigantesca área.

Certamente este novo poder, em sua forte pressão expansionista, chegará à região limítrofe entre Arresum e Parresum. Quando esta região limítrofe for rompida, ocorrerá o encontro de ambos os lados do universo – e com um gigantesco colapso, será o fim do cosmos conhecido.

“Aquilo” surge e convida Perry Rhodan a levar os nocturnen, um forma de vida exótica da galáxia Fornax, para o Arresum. Os nocturnen foram os ajudantes do nascimento de “Aquilo”, apesar de ainda ser desconhecida a real importância deste título. Pelo tom da superinteligência, os nocturnen deverão desempenhar um importante papel na luta contra o Abruse.

Também a Via Láctea não ficou impune aos acontecimentos no Arresum. O Sistema Solar, a pátria da Humanidade, é colocada subitamente no centro dos interesses. Entre o planeta Marte e o mundo do Arresum Oosinom no sistema Aariam, a pátria dos ayindi, havia um portal de ligação estável, criado há milhares de anos. Ele foi produto das primeiras tentativas dos ayindi de abandonar seu ameaçado espaço vital e de fugir para o Parresum.

Permanoch von Tanxbeech, um Cavaleiro das Profundezas, atacou o intruso e destruiu Oosinom. Apesar disso, a ligação entre os dois lados do universo nunca foi destruída definitivamente, e assim uma fatalidade começa a ocorrer.

Quando Perry Rhodan defende um grande ataque do Abruse ao sistema Aariam, os destroços de uma nave cristalina destruída chegam a Marte através do portal já mencionado. O planeta cristaliza-se em poucos dias e cria a temida radiação mortal, que em poucos meses também deverá chegar à Terra. Todas as tentativas de resolver este problema fracassam, e a evacuação da Terra é preparada.

Da galáxia Hirdobaan (NGC 4793), situada a 118 milhões de anos-luz de distância, local onde durante a primeira expedição para o Grande Vazio em 1204 NCG alguns galáticos descobriram armadilhas mortais e contraíram uma desconhecida doença infecciosa, chega uma caravana comercial dos hamamesch na Via Láctea. Os hamamesch, seres semelhantes a peixes, oferecem em seus bazares produtos inúteis, que contudo oferecem um irresistível encanto a seus compradores, tornando-os viciados. Desta maneira, é percebida a natureza dos Artigos Marcados (ou artigos com a marca psiônica).

No Arresum, a luta contra o Abruse chega ao seu ponto culminante. Perry Rhodan e alguns dos outros imortais encontram o coração do Abruse, uma nuvem de poeira cristalina que na verdade é o próprio inimigo. Os poderes das irmãs espelho Mila e Nadja Vandemar, aliados à influência dos nocturnen, provocam o fim do Abruse. Sua verdadeira natureza e origem ainda são desconhecidos para todos.

“Aquilo” surge com o planeta artificial Peregrino no Arresum e liberta as 20 bilhões de consciências que ele havia absorvido no tempo de Aphilie. Com novos corpos, estes homens devem formar o embrião de um novo povo no lado menor do universo, que com o tempo ocupará os espaços recém-libertados da radiação mortal.

Antes que os ayindi fechem todos os acessos para o Parresum definitivamente, o planeta Marte, cristalizado, é transferido pelo portal existente no Sistema Solar para o Arresum, sendo substituído pelo mundo arquivo Trokan. Moira despede-se dos galáticos e retorna para seu povo.

Veja abaixo os detalhes em nossos resumos!

PR1700 - Möbius

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

PR1700

"O plano tem dois milhões de anos – os seres do eixo e sua grande tarefa"

Título Original: Möbius

Autor: Robert Feldhoff

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 24/03/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1216 NCG

Local da ação: Charon, STYX, BASE

Personagens principais: Perry Rhodan, Moira, Voltago, Mila Vandemar, Nadja Vandemar, Alaska Saedelaere.

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Os terranos a bordo da STYX descobrem através de Moira a verdade sobre o Grande Vazio. Há dois milhões de anos atrás existia no Grande Vazio uma passagem entre os dois lados do universo. O conceito da “Fita de Möbius” é estabelecido, sendo uma fita fechada em si mesma que divide os dois lados do universo – o nosso lado chama-se Parresum, e o lado menor chama-se Arresum.

Imprimir Email

PR1701 - Os Ayindis

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1701

"Após a transferência para Charon – o primeiro contato de Moira com os volks"

Título Original: Die Ayindi

Autor: Peter Griese

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 31/03/1994

Publicação no Brasil: 

Época: 1216 NCG

Local da ação: Grande Vazio

Personagens principais: Perry Rhodan, Moira, Atlan, Hamiller, Manuel, Vedat

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Rhodan e seus companheiros fazem o primeiro contato com os ayindis, a raça que vive no Arresum e que desempenhou um importante papel no Grande Vazio há dois milhões de anos atrás. Eles conhecem mais detalhes sobre o Arresum e o Parresum, bem como sobre a passagem novamente existente.

Imprimir Email

PR1702 - Caçada à STYX

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1702

"Moira foge para o caos – sozinha contra todo o Arresum"

Título Original: Jagd auf die STYX

Autor: Horst Hoffmann

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 07/04/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1216 NCG

Local da ação: Arresum

Personagens principais: Moira, Iaguul, Perry Rhodan, Atlan

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

A STYX e a ODIN separam-se, para encontrarem-se novamente num ponto de encontro. A nave de Moira é seguida e constantemente atacada pelos ayindis, mas ela consegue escapar novamente de seus perseguidores.

Imprimir Email

PR1703 - A Zona Mortal do Abruse

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1703

"Eles são caçados impiedosamente – só resta a eles uma rota de fuga"

Título Original: Todesbezirk der Abruse

Autor: Peter Terrid

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 14/04/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1216 NCG

Local da ação: Arresum

Personagens principais: Mertus Wenig, Boro Shufman, Tonja Cinistrella, Louis Densson, Philip

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

A ação muda para a ODIN. Na contínua fuga das naves ayindis, a tripulação precisa usar todos os truques para escapar das naves-raia.

Imprimir Email

PR1704 - Entre os Fronts

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1704

"Batalha espacial sobre Noman – A BASE na luta contra dois adversários"

Título Original: Zwischen den Fronten

Autor: Arndt Ellmer

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 21/04/1994

Publicação no Brasil: 

Época: 1216 NCG

Local da ação: Sistema Daffish, sistema Aariam

Personagens principais: Hamiller, Leon Zoldan, Homer G. Adams, Nina Trak, Perry Rhodan

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Nova mudança de cenário, novembro de 1216 NCG, desta vez novamente na BASE.

Imprimir Email

PR1705 - No Mundo dos Cristais

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1705

"Presos em Thyssan – a tripulação da ODIN luta por suas vidas"

Título Original: Auf der Welt der Kristalle

Autor: Peter Terrid

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 28/04/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1216 NCG

Local da ação: Sistema Thyssan, Arresum

Personagens principais: Mertus Wenig, Magkue, Gucky, Reginald Bull, Michael Rhodan, Boro Shufman, Tonja Cinistrella, Louis Densson

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

O local dos acontecimentos é o planeta Thyssan, localizado profundamente na área de influência do Abruse. Este é um estranho planeta que parece consistir unicamente de cristais.

Imprimir Email

PR1706 - Kibb

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

PR1706

"Perry Rhodan e Atlan testados – Moira busca um segredo no ar"

Título Original: Kibb

Autor: Ernst Vlcek

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 05/05/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1217 NCG

Local da ação: Ruulem, Arresum

Personagens principais: Moira, Kibb, Perry Rhodan, Atlan, Algaan

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Após o terrível destino da ODIN, um clima depressivo prevalece entre os galáticos. Moira surge na BASE mais uma vez e entrega a Rhodan e Atlan um convite dos ayindis.

Imprimir Email

PR1707 - O Ataque do Abruse

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1707

"Os ataques da frota de cristal – Armageddon no Arresum"

Título Original: Attacke der Abruse

Autor: Robert Feldhoff

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 12/05/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1217 NCG

Local da ação: Sistema Daffish, sistema Aariam

Personagens principais: Perry Rhodan, Hermes Exigari, Moira, Myles Kantor, Streep

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

A STYX retorna para a BASE, que ainda encontra-se em órbita do Sampler Noman. Os ayindis precisam voltar com suas frotas do Parresum, pois ao que parece está sendo organizada uma ofensiva de naves cristalinas no Arresum.

Imprimir Email

PR1708 - Assunto Secreto Gender

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1708

"Um homem morto está vivo – ele é o visitante de Nowhere"

Título Original: Geheimsache Gender

Autor: Robert Feldhoff

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 19/05/1994

Publicação no Brasil: 

Época: 1216 a 1217 NCG

Local da ação: Sistema Solar

Personagens principais: Duabe agh Intells, Koka Szari Misonan, Timmersson Gender, Boris Siankow, Geo Sheremdoc

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Final de dezembro, 1216 NCG, Sistema Solar. Um homem estranho, chamado Timmerson Gender, surge na Terra. Ele tem um comportamento estranho, algumas vezes confuso, e fala continuamente de uma importante tarefa.

Imprimir Email

PR1709 - O Guardião da Areia Vermelha

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1709

"Dois milhões de anos atrás – o legado de um cavaleiro"

Título Original: Der Wächter von Rotsand

Autor: Arndt Ellmer

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 26/05/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1217 NCG

Local da ação: Sistema Solar

Personagens principais: Permanoch de Tanxbeech, Rhoubil, Boris Siankow, Geo Sheremdoc, Timmersson Gender

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Em Marte cai um outro bloco cristalino, muito maior que o primeiro. Isso leva a uma rápida cristalização de uma grande área, da qual emana a partir de agora uma radiação mortal.

Imprimir Email

PR1710 - Missão em Magalhães

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1710

"Seguindo os passos do orbite – eles acham os planos dos poderes cósmicos"

Título Original: Mission in Magellan

Autor: H. G. Ewers

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 02/06/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1217 NCG

Local da ação: Grande nuvem de magalhães

Personagens principais: Dilja Mowak, Geo Sheremdoc, Muns Betterford, Mooram Grujic, Duramosch

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Os galáticos decidem enviar uma missão à Grande Nuvem de Magalhães para encontrar a fábrica cosmocrata Gondarak.

Imprimir Email

PR1711 - Marte, o Planeta de Cristal

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1711

"A pesquisa de uma nave fantasma – em um mundo em declínio"

Título Original: Kristallplanet Mars

Autor: Peter Griese

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 09/06/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1217 NCG

Local da ação: Sistema Solar

Personagens principais: Geo Sheremdoc, Boris Siankow, Lafalle, Alan Patuschka, Ikarus.

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Em 30 de janeiro de 1217 NCG começa um sinistro acontecimento no Sistema Solar. Um novo bloco cristalino, com aproximadamente cem metros de comprimento, materializa-se em Marte.

Imprimir Email

PR1712 - A Fuga de Voltago

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1712

"Retorno para o Parresum – Perry Rhodan recebe três naves da Roche"

Título Original: Voltagos Flucht

Autor: Horst Hoffmann

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 16/06/1994

Publicação no Brasil: 

Época: 1217 NCG

Local da ação: Grande Vazio

Personagens principais: Voltago, Moira, Daron Boone, Perry Rhodan, Algaan.

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Fevereiro de 1217 NCG no Grande Vazio. Na BASE, Perry Rhodan e seus companheiros aguardam ansiosamente por Moira. O terrano deve receber três naves-raia dos ayindis para poder efetivamente atacar o Abruse.

Imprimir Email

PR1713 - No Domínio do Abruse

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

PR1713

"Os Imortais na zona da morte – e a ação das gêmeas Vandemar"

Título Original: Im Bann der Abruse

Autor: Susan Schwartz

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 23/06/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1217 NCG

Local da ação: Arresum

Personagens principais: Mila e Nadja Vandemar, Perry Rhodan, Alaska Saedelaere, Reginald Bull, Gucky

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

A CADRION ainda mantém sua rota, bem dentro da área de influência do Abruse. Na nave está tudo calmo, e então as irmãs Vandemar decidem contar ao restante da tripulação sobre os acontecimentos com a STYX durante as primeiras incursões pelo Arresum.

Imprimir Email

PR1714 - Os Beausoleils

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1714

"Eles são voluntários – o esquadrão da morte dos Cajuns"

Título Original: Die Beausoleils

Autor: Ernst Vlcek

Tradutor:

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 30/06/1994

Publicação no Brasil:

Época: 1217 NCG

Local da ação: Arreesum

Personagens principais: Joseph Broussard jr., Michael Doucet, Dewey Balfa, Koraus, Moira, Perry Rhodan.

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Após o desaparecimento da CADRION, Perry Rhodan tenta de todas as formas encontrar seus amigos. Nesse meio tempo a BASE começa a fazer uma série de pequenas expedições às regiões próximas.

Imprimir Email

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.