No planeta de gelo Cham os primitivos chamiros, homens peixes, estão na luta pela sobrevivência contra o clima severo e as tensões entre as tribos hostis de chamiros. Um dos chamiros é um telepata, e, assim, um bem valioso da sua tribo. Quando Hamart recebe, em uma de suas viagens de reconhecimento, gritos de socorro de outro telepata, ele faz o seu caminho para libertá-lo de sua angústia. O outro telepata acaba por ser a lula gigante Guyl. Os dois se tornam amigos e estão a caminho para explorar uma das mais antigas lendas dos chamiros: uma estação no fundo do mar.

No caminho eles também puderam encontrar o telepaticamente talentoso Dronal, e o trio pode localizar rapidamente a estação ganjásica. Guyl abre um caminho para eles. Durante a abordagem desperdiça-se a última chance de elucidar o mistério da estação, Dronal e Guyl destroem furiosamente os robôs e Hamart explora a cúpula, onde opera os controles de forma indiscriminada. Ele também ativa o alarme dos ganjos e desperta um coletor, que descansava na crosta do planeta Cham. O coletor se ergue do mar, com o que ele muda de forma maciça a superfície do planeta.

A MARCO POLO chega ao planeta, e Perry Rhodan pode explorar o local. Gucky questiona Dronal em primeiro lugar, que é o único que ainda está na estação no fundo do mar, e pode salvar Hamart do coletor graças às descrições feitas por ele. Depois de um questionamento na MARCO POLO, quando verifica-se que o alarme só foi acionado acidentalmente, Hamart é devolvido a Cham. Gucky também conhece a lula gigante Guyl, que fica com uma impressão duradoura sobre ele.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.