Perry Rhodan está no sistema Tafor onde uma nave fragmentária dos pos-bis, que tinha ajudado os membros da Divisão III e os saltadores locais na repressão do ataque aconense, pediu para contatar os terranos. O administrador, não querendo correr riscos desnecessários, envia uma equipe de comando composta pelos mutantes John Marshall, Ras Tschubai e Tama Yokida e pelos cientistas Van Moders, Bryant e Riesenhaft a bordo da nave pos-bi para viajar ao Mundo dos Duzentos Sóis. Quatro outras naves pos-bis aparecem e forçam a nave fragmentária a fugir antes de a TEODORICO forçá-las a se retirar. A equipe de comando terrana é abalada pela súbita aceleração seguida de uma forte transição e o doutor Bryant fica gravemente ferido no processo.

A nave pos-bi foi danificada pelo ataque e acaba caindo em um planeta desconhecido. Neste planeta vive uma raça onde a tecnologia encontra-se na máquina a vapor que desempenha um papel importante em sua sociedade. A explosão causada pelo choque da nave pos-bi instiga o medo nos habitantes locais. Os pos-bis deixam sua nave e começam a semear a destruição entre os foles – o nome dado aos nativos – enquanto atacam e destroem suas máquinas a vapor. Na confusão que se seguiu, os pos-bis confundiram as máquinas a vapor com seus irmãos que não se submeteram ao protoplasma central no Mundo dos Duzentos Sóis.

Enquanto isso, o cérebro de protoplasma do comandante da nave pos-bi morre depois de ter confirmado aos cientistas Van Moders e Riesenhaft que a destruição do circuito de ódio feita por Rhodan e Atlan provocou uma instabilidade do hipercircuito de interação. Enquanto os outros terranos ajudam os foles em sua desesperada luta pela sobrevivência, os dois cientistas usam o hipercomunicador da nave para pedir ajuda.

A equipe de comando é finalmente resgatada pelas naves da frota solar e Rhodan soube de tudo o que aconteceu por Marshall e Van Moders. A tentativa de Rhodan de destruir o circuito do ódio para garantir a paz no Universo acabou em uma encarniçada e violenta guerra civil entre os próprios pos-bis e a Via-Láctea volta a correr um sério perigo. Rhodan precisa agora terminar de uma vez por todas com esse impasse entre os robôs. Enquanto isso, os laurins assistem a tudo de camarote só esperando o momento certo para desferir o golpe decisivo tanto nos terranos quanto nos pos-bis. Quem vencerá essa guerra?

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!

Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..