Mas antes que possam chegar lá, eles observam uma grande batalha espacial, na qual as forças superiores arcônidas derrotam seus adversários. Rhodan envia uma das novas Gazelas para observar a ação mais de perto. Eles resgatam uma das naves que estavam sendo atacadas pelas naves de Árcon e trazem o cadáver do piloto para dentro da GANYMED, onde Crest começa a examinar o corpo determinando que era um motunês, uma raça não-humanoide de respiradores de metano que habitam os planetas de um extenso sistema solar na borda do seu aglomerado planetário. Este fato preocupa Rhodan porque os motuneses foram tratados de forma implacável e até mesmo Crest é perturbado por esses acontecimentos.

Quando a GANYMED é atacada, eles decidem deixar o campo de batalha e continuar seu avanço a Árcon. Abrindo o caminho através de seu transmissor fictício e usando-o para transportar bombas a fim de explodir algumas naves-chave, eles rapidamente saem do cerco de mais de 3.000 naves de guerra arcônidas.

Thora chega à ponte de comando e quer saber por que fugiram da frota arcônida. Crest explica que eles se identificaram com o código apropriado, mas foram ignorados. Rhodan especula que uma mudança fundamental deve ter ocorrido em Árcon e no Império durante sua ausência. Comandantes de naves arcônidas aparentemente foram ordenados a olhar para todos os que atravessam em seu caminho como inimigos. Nem mesmo os antigos sinais de código funcionam mais.

Para aproximar-se das 5.000 plataformas, que cercam o sistema Árcon e que são armados com a mais pesada artilharia concebida, não foi fácil. A GANYMED se aproxima do anel de defesa a 60% da velocidade da luz, transmitindo o sinal de código da nave sem cessar, junto a outras mensagens de rádio. As plataformas não respondem. Uma barragem de artilharia pesada irrompe em vastas rajadas de energia concentrada em direção a GANYMED que, numa explosão de aceleração, se coloca a mais alguns segundos-luz de distância. Após desviarem dos últimos disparos, Rhodan reduz a velocidade da GANYMED. Depois de tentar contatá-lo através do intercosmo, uma sombra sinistra aparece sendo uma nave de guerra da classe da STARDUST II! Thora tenta contatá-la pelo interfone, dizendo-lhe para não atirar porque tinham finalmente conseguido falar com Árcon!

Thora está indignada com a chegada da nave de guerra que os atacou. Ela e Crest contatam com a nave e se identificam. A nave para de atacar e Thora avisa ao comandante que se não parassem, eles seriam destruídos. O desconhecido não acreditou nela, mas diz-lhes para esperar por outra nave de escolta e se afasta. Pouco tempo depois, seu novo acompanhante aparece.

Entram em contato com a nave e ficam chocados ao ver que a nave era ocupada por naats! Rhodan e a tripulação são 'capturados' por um raio de tração e rebocados para o porto espacial de Naatral em Naat, onde ele e sua espaçonave são apreendidos e imobilizados sob insuperáveis campos energéticos. Eles devem contatar a autoridade arcônida em Naat, O administrador Sergh, para negociar sua liberação a fim de que possam continuar com seu objetivo.

Após várias horas de espera, Rhodan leva Bull e Tako Kakuta ao espaçoporto para fazer uma visita ao administrador. Eles chegam ao prédio do administrador em forma de funil e Tako se teleporta para dentro olhando ao redor. É tomado por uma força que o empurra violentamente para cima e que esqueceu-se de redefinir seu terno de gravidade nulificadora. Depois de cair em um canteiro de flores, começa sua investigação. Ele não sabe que está sendo observado e cuidadosamente estuda a estrutura da casa de funil tentando localizar escadarias ou corredores verticais que ligam os vários níveis da estrutura, mas não encontra e logo retorna a seus companheiros para relatar o que viu.

O jovem assessor de Sergh, Ghorn, observa o canteiro danificado. É como se alguém tivesse caído a partir de uma altura considerável. Ghorn então relata suas descobertas para o administrador. Ele inspeciona os danos e as pegadas e diz ao assessor para segui-lo até a estação de segurança.

Tako relata a Rhodan e diz que irá se teleportar de volta para dentro do prédio e abrir o portal para que ele e Bull entrem. Tako salta de volta, abre a porta e aguarda seus amigos. O trio localiza o eixo gravitacional e flutua até o próximo andar continuando sua busca pelo administrador.

Ghorn monitora seu progresso enquanto Sergh relata a Árcon os últimos acontecimentos. Bull surge do nada e 'cumprimenta-o' com seu radiador de impulsos exigindo falar com o administrador. Ghorn contata Sergh e afirma que tem um problema importante para apresentá-lo. Depois de fechar a conexão, Ghorn vê mais duas figuras aparecendo no monitor: Tako e Rhodan.

Ghorn leva-os a Sergh, que no primeiro momento se assusta com a visão deles, mas acalma-se o suficiente para que eles possam se sentar e conversar. Rhodan exige a imediata libertação da nave e Sergh afirma que não os detém, mas a própria administração arcônida faz. Rhodan quer que a nave seja liberada antes que precise lutar para abrir passagem. Sergh não pode cumprir esse pedido.

Enquanto isso, Thora e Crest são convidados para uma visita ao administrador. Chegam flutuando para conversar com Sergh. Ele lhes diz o que se abateu sobre o Império desde que partiram. A grande máquina que foi construída no passado, projetada para cuidar das funções importantes no funcionamento do Império, desde que seus governantes humanos chegaram ao nível mais baixo de decadência e letargia. O maior de todos os computadores positrônicos agora comanda o Império de Árcon!

Thora está horrorizada e Crest entra em desespero. Eles deixam Rhodan e seus companheiros sozinhos com o administrador e seu adjunto. Rhodan pede aos dois que permaneçam na nave até que eles possam liberá-la. Eles passam por uma série de eixos antigravitacionais descendo andar por andar cujo plano é subitamente alterado e todos são puxados para baixo com força irresistível e atirados contra o chão do andar imediatamente inferior. Um mento-monitor havia registrado urgentes pensamentos ansiosos de Sergh e tinham prontamente reagido a eles. Sergh tinha escolhido essa passagem de propósito porque sabia que suas paredes tinham este monitor os guardando.

Sergh, Ghorn e Tako perdem a consciência, como resultado do acidente, mas Rhodan e Bull foram apenas atordoados até que o gás de nervos paralisante se espalhe pela sala. Todos inalam o gás e são paralisados, mas Rhodan e Bull permanecem conscientes e em transe. Doze soldados surgem a partir dos quatro eixos antigravitacionais e capturam os homens imobilizados, transportando-os para cima. Eles são separados dos dois arcônidas e colocados em um quarto escuro sendo desligados totalmente do mundo exterior sucumbindo à fadiga causada pelo gás.

Quando desperta, Rhodan não tinha ideia de quanto tempo havia se passado. Eles trabalham em um plano para escapar e envia Tako para reconhecimento. Ele discute um plano para localizar e destruir os geradores de tração e controles, para evitar Serge de mantê-los ou de quaisquer outras naves. Tako retorna e relata que estão no andar 43, no que parece ser uma prisão ou área de detenção. Ele ordena Tako para levar o radiador de impulsos, pular para fora e cuidadosamente disparar na fechadura da porta.

Tako desaparece e logo a porta está aberta permitindo a Rhodan e Bull sair correndo da sala. Ele envia Bull e Tako para localizar a sala de vigilância, em seguida, Tako voltará para ele. Rhodan espera até Tako e Bull desaparecerem, em seguida, sai em seu próprio caminho para confundir o adversário. Ele atira em duas janelas, dispara um alarme, corre rapidamente até o interior do funil onde as forças inimigas o aguardam em outra sala, em seguida, usa um dos eixos antigravitacionais do andar de baixo para escapar. Isso deve confundi-los! Ele atinge o 10º andar sem problemas, mas depois a sua sorte se esgota e o eixo explode!

Um homem usando um uniforme atira para fora de um túnel inferior que é parte do palácio da guarda de Sergh. Ele enfia a mão no bolso lateral para pegar uma arma ou uma unidade de comunicação. Rhodan salta em sua frente e o derruba, deixando inconsciente. Ele avança lutando contra arcônidas em todos os andares, até que atinja o túnel antigravitacional levando para a haste do funil, aonde chega até o andar para esperar Tako.

Bull passa por uma série de salas privadas de Sergh, até que finalmente chega à sala que Tako descreveu. Ele ativa os instrumentos de vídeo e as telas se acendem usando um deles para pesquisar a sala superior da haste do funil encontrando Rhodan e Tako. Rhodan pede para manter o controle sobre eles.

Rhodan envia Tako a frente para procurar cada sala e descrever as máquinas em cada uma, procurando os controles do campo de tração. Leva seis saltos para conseguir localizá-lo. Ele diz a Tako para destruir um dispositivo que interfere com as suas comunicações. Bull observa os monitores e assiste quando Tako levanta o radiador térmico de impulsos. De repente ouve um ruído em seu receptor e descobre que o dispositivo começou a ativar suas reservas energéticas. Ele avisa que o dispositivo tem um detonador que acaba explodindo e deixando os três inconscientes com o impacto.

Perry desperta surpreso na enfermaria da GANYMED. O Dr. Manoli lhe diz que Bull e Kakuta estão na cabine ao lado e que todos tinham chegado pelos planadores não tripulados, acompanhados por robôs. Ele descobre que a permissão de Thora e Crest voltar para Árcon foi negada pelo regente. Rhodan se desculpa com Thora, mas ela diz para não se preocupar porque acredita firmemente que ele vai encontrar outra maneira de conseguir regressar a Árcon.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!

Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..