Farye Sepheroa, o oxtornense Siad Tan, o analista xenotécnico Osmund Solemani, o siganês Sholotow Affatenga (“Tenga”) e Zemina Paath partem num grupo avançado com um jet LAURIN para Ollfa e coletam informações sobre as condições atuais da Via Láctea. Os cairanenses podem proporcionar paz, mas a astronáutica na era cairanense é um negócio perigoso porque os ladhonianos atacam repetidamente as espaçonaves e cometem atos de pirataria. Os hipercristais tornam-se gradualmente escassos na Via Láctea. A LGL, a Nova Tamânia tefrodense e a República Aconense fizeram um pacto chamado de Aliança Lemurense. O barão estelar arcônida fundou no ano de 1750 NCG uma nova confederação: o baronato estelar Thantur Unido. O Conselho de Cristal é o Barão Thantur (de fato, um imperador), atualmente no comando de Larsav da Ariga. Uma terceira grande potência é o Gatasium, a plataforma de trabalho dos povos juelziishs.

Rhodan segue o grupo avançado apenas quando Zemina deixa claro: o sistema Olubnea está livre de sondas mentais cairanenses. Um pouco mais tarde, uma espaçonave mercante de Olubfan, a GLUTOBAT III, aparece no sistema. A nave é abordada por ladhonianos. Eles atiram no “comandante”, roubam a carga e sequestram parte da tripulação; possivelmente eles terão que fazer trabalho forçado em minas de hipercristais. Depois disso, os ladhonianos desaparecem novamente. A GLUTOBAT, semidestruída, chega em casa com suas últimas forças, mas está correndo agora sem rumo para Konoll, uma das duas luas de Ollfa. Farye (fingindo ser Sirne Caliko) parte com uma corveta da BJO BREISKOLL e resgata os sobreviventes. Ologbon, o novo comandante da GLUTOBAT, agradece em pessoa e a leva, junto com Rhodan – que se disfarçou como precaução – para uma importante cerimônia em que seu filho Ofilor participará.

Uma espaçonave de cunha dupla dos ladhonianos voa para o sistema Olubnea. É a POD-2202 sob o comando de Bodh Aputhar, a mesma “unidade de fornecimento” que já invadiu GLUTOBAT. Um “transporte de tropas” conhecido como um pontão espacial pousa perto do local onde Rhodan e seus companheiros estão. Os ladhonianos começam a saquear imediatamente. Há confrontos com a população e há mortos, porque apenas os que não resistem são deixados em paz. Os ladhonianos sequestram alguns jovens olubfanenses. O filho de Ologne é morto a tiros por um ladhonianos enquanto ele tenta resistir. Rhodan ordena que Tenga se infiltre no pontão espacial para descobrir a localização da nave de carga. A BJO BREISKOLL segue a POD-2202 quando sai do sistema.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.