O mehandor Simodes é um conciliador nas cidades celestiais. Ele discutiu com o governador Verek da Derem sobre a irritação que a guarnição está causando entre os mercadores. Simodes protesta contra o que ele considera interferência ilegal com os direitos mehandors. O governador, por outro lado, refere-se aos direitos soberanos do Grande Império e da lei marcial e se recusa a retirar a guarnição. Pouco depois da reunião Simodes é chamado por seu assistente Tavariun para um incidente em Gath’Etset’Homen. Quando chega lá, ele fica sabendo sobre o roubo. Ele fica enfurecido, porque só agora Tavariun lhe fala sobre o ataque planejado na guarnição em Gath’Etset’Moas. No caminho de volta, o VakTrans tem uma parada de segurança automática. Simodes chega muito tarde para prevenir o ataque. Quando a Simodes chega, Verek da Derem também está presente. O governador dá ao mehandor um ultimato: a rendição dos rebeldes dentre vinte e oito horas ou a frota ocupará as outras cidades celestiais. Ele também impôs uma parada comercial para as cidades no espaço. Uma frota do Império está esperando fora de seus portões para reprimir um levante.

Atlan e Belinkhar estão explorando a cidade celestial que agora é chamada de Gath’Etset’Moas, após 10.000 anos. Eles se instalam em um restaurante em frente à guarnição. Belinkhar conta, como ela e Simodes se encontraram, como se uniu a alguns mehandors em um ataque amador planejado na guarnição. Atlan capta a situação imediatamente e leva Belinkhar ao restaurante em segurança. Eles veem quantos atacantes são mortos, e quando um único mehandor escapa para o restaurante. Atlan delibera brevemente e decide que ele e a sua companheira também deveriam se afastar. Seria prejudicial para a sua missão cair nas mãos das autoridades arcônidas. Eles podem escapar graças ao conhecimento de Atlan sobre os planos de construção da cidade. Quando estão em segurança, os dois se separam. Atlan da Gonozal tenta se encontrar com Charron da Gonozal, que também atracou com a TAI’GONOZAL. Belinkhar tenta visitar Simodes. A caminho do conciliador, a mehandor sofre um colapso. Ela não consegue lembrar de nada ou de ninguém. Na clínica na qual ela desperta, o médico Helinbaran explica que seu cérebro estava sobrecarregado. Ele só sabe disto de arcônidas que ativaram seu sentido extra. Quando ele descobre que Belinkhar também passou na Ark Summia com sucesso, ao mesmo tempo fica surpreso e fascinado. Ela é o primeiro mehandor com sentido extra, conhecida por ele.

Theta chegou em Gath’Etset’Moas. Ela também quer entrar em contato com Simodes. Sobre seu antigo amante, Theta está tentando puxar o mehandor em uma tentativa de golpe do lado de Sergh da Teffron. Ela quer garantir a sua importância e, assim, também a sua ascensão no futuro Império. Quando ouve sobre o ataque à guarnição, ela vê nele a chance de coletar material que torne o mehandor mais acessível. Sua viagem para o local do problema termina rapidamente para ela. Ela cai e perde a consciência. Quando Theta finalmente volta a si, ela está em uma clínica. Os médicos dizem que seus ferimentos internos foram tratados. Mas sua maior preocupação é seu rosto, seu maior trunfo como cortesã e seu acesso ao poder.

Simodes tenta novamente, sem sucesso, chamar seu assistente Tavariun para a administração. Quando ele finalmente consegue, eles discutem outra ação. Uma reunião com o chefe mehandor das cidades não ajuda o conciliador. Ele está procurando pontos fracos na biografia do governador para pressioná-lo. Ele não encontra nada. Nisso, Theta o chama e se oferece para atualizar seu antigo relacionamento. A propósito, ela diz a ele que compartilha a cama com a Mão do regente. Simodes fica surpreso. Ainda mais do que ela diz que, desde Teffron não está satisfeito com o reinado do regente. Quando Theta informa que conhece um segredo do passado de Verek da Derem, o conciliador está inclinado a pagar qualquer preço que Theta exigir. Em uma reunião com o Yerath’Khor, o conciliador descobre com o líder do grupo, Magralon, que eles estão planejando uma tentativa de assassinato contra o governador. Ele deveria se ligar aos rebeldes se quiser apoiá-los. Belinkhar, que o espera pouco depois, diante do seu escritório, quer persuadi-lo a liderar a insurreição dos mehandors e a não deixar o Yerath’Khor. Simodes atinge seus limites. Ele quer entrar em contato com o Yerath’Khor mais uma vez. Mas uma mensagem automática diz que é tarde demais. Ele sabe o que isso significa. Simodes quer avisar o governador. Tavariun ameaça seu superior com um radiador. Tavariun é Magralon. Subitamente, uma explosão sacode Gath’Etset’Moas.

Theta fez questão de ser recebida por Verek da Derem. Com o conhecimento do seu passado, ela persuadiu o governador a pensar novamente sobre o ultimato e a presença da frota. Quando ela reaparece com ele e ele está pronto para ceder, uma violenta detonação abala o gabinete do governador. Os Yerath’Khor cometeram o ataque. Muitos mehandors morrem. Os campos defensivos fazem com que Derem e Theta fiquem levemente feridos.

Atlan, através de um flerte com uma linda mehandor da administração de visitantes, pode enviar uma mensagem criptografada para a TAI’GONOZAL. Porém, a tentativa de fazer uma conexão para na resoluta assistente de Charron. A atraente mehandor faz uma oferta de ajuda para que ele ainda possa chegar ao seu último parente, quando duas violentas explosões sacodem a primeira cidade celestial. Uma espaçonave se solta da doca e atinge a cidade celestial.

Uma fuga selvagem começa na cidade. O governador, que estava prestes a retirar suas medidas após o ataque à guarnição, está mais aborrecido agora. A frota pousa na cidade. Naats e arcônidas estão tentando trazer a situação de volta ao controle. Atlan está procurando por Belinkhar. Ele segue seu conhecimento e é conduzido para uma armadilha. Ele fica preso em um campo de imobilização. Está ficando escuro em torno dele. Theta e Belinkhar estão entre os fugitivos tentando escapar do caos. A tecnologia e a frota parecem ser capazes de estabilizar novamente a cidade. O mediador Simodes só quer acelerar a evacuação, quando um novo incidente faz com que Gath’Etset’Moas finalmente entre em colapso. Ele é empurrado para dentro de uma cápsula de evacuação e ainda pode se afastar da cidade a tempo. Todas as outras cidades celestiais cortaram seus laços com Gath’Etset’Moas. Belinkhar também está na cápsula. A partir dali Simodes vê o trabalho de sua vida, queimando em um inferno, caindo em direção a Árcon II. Também lá, a cidade em queda trará uma morte mil vezes maior.

Atlan acorda em uma sala metálica escura. Quando a porta se abre, lá está Ihin da Achran com um radiador em ataque e quer saber quem ele é. Ela só o conhece como o Gha’essold Geramur da Findur do comboio do Regente, que prometeu o TIA’IR a ela. Atlan da Gonozal escolhe contar a verdade. Ele é o filho de Gonozal VII, que governou 10.000 anos atrás. Ihin abaixa a arma.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.