Tatcher a Hainu está irritado com uma intriga de seu superior Dalaimoc Rorvic que aparentemente colocou purê de frango na fechadura magnética do capacete de seu traje espacial, de modo que o capacete não pode mais ser fechado. O a Hainu é instruído a buscar Rorvic em sua cabine e, como de costume, está meditando e é acordado pôr a Hainu com um golpe de bule de café contra a cabeça. Eles vão a uma reunião com Bully, onde são comunicados sobre os eventos ocorridos anteriormente. Como suspeita-se que os cynos estão envolvidos nos acontecimentos, Rorvic voluntária o Comando de Descoberta de Cynos para a missão em Heytschapan.

O CDC voa num space-jet para Heytschapan. Durante o voo, a Hainu tem flashbacks a respeito da missão. Quando o jet sai do espaço linear diante de Heytschapan, uma radiação é descoberta a partir do planeta, segundo a qual 11% do planeta teria que ser composto de hovalgônio, muito mais do que era conhecido. Após uma discussão, a Hainu interpreta a radiação grandemente aumentada como aparentemente sendo um chamariz para atrair os controladores do Enxame, de modo que o sistema seja incluído no Enxame. Rorvic planeja voar diretamente para o planeta e coloca o jet sob o campo defensivo antilocalização ajustado de modo que ele emita uma radiação próxima a do hovalgônio, para que o jet possa pousar na proximidade dessa fonte de radiação. Em uma cratera vulcânica, há uma fonte de radiação e a equipe ganha acesso a uma estação com sinistras instalações e efeitos psíquicos, e a Hainu ativa acidentalmente um transmissor. Assim, a Hainu vai parar na estação de Ayai, que o convida para uma carne ensopada com manjerona. Tatcher adormece e é cumprimentado na manhã seguinte por um café da manhã com ovos fritos, torradas e café. Ayai lhe disse algumas coisas sobre os nativos do planeta e realiza uma visita a eles em seguida. Para isso, ele organizou duas montarias, tschapans, que a Hainu troca pelo traje de combate. Então, eles montam os tschapans semelhantes a camelos e vão para um assentamento onde Ayai estabelece contato com Chiguen Ogrupue, a líder da tribo deste assentamento. A Chiguen Ogrupue começa a gostar de a Hainu, levando-o com um marido guel. Há uma discussão com a matriarca, na qual ela ataca a Hainu com um chicote e é nocauteada por ele. Em Tatcher faz aos outros guels uma palestra em que ele expõe como a escravidão do matriarcado é indigna. Os outros guels o fazem perceber que ele derrubou a Chiguen Ogrupue e que agora outra Chiguen vai reivindicar o papel de liderança. Com a promessa de ensinar os outros guels como eles poderiam alimentar-se através da caça, Tatcher consegue atraí-los para o seu lado. Ayai desaparece. Os guels e a Hainu cavalgam para o deserto, onde Tatcher é orientado por uma projeção psi de Rorvic para restaurar a velha ordem na tribo. Como resultado, é criado o plano de cavalgar para a tribo Lapargue para emancipar os homens lá também. Mas a Chiguen Lapargue da tribo foi de alguma forma alertada de modo que os guels e a Hainu foram para uma armadilha montada no oásis da tribo Lapargue. Depois de uma breve troca de palavras com a Chiguen Lapargue, a situação melhora, e depois de algumas horas de negociações, a Chiguen Lapargue é convencida completamente.

De repente, Rorvic aparece e toma conta da situação. Por acaso Rorvic bebe uma bebida que era para a Hainu e desmaia. Quando as chiguens levam ele para longe com uma plataforma antigravitacional fica claro que as chiguens não podem ser nativos, mas provavelmente cynos, porque apenas os cynos podem se disfarçar tão perfeitamente na forma de outros seres. Tatcher decide resgatar Rorvic e segue a plataforma antigravitacional até um edifício. Lá, ele encontra um cyno que identifica o dispositivo como uma estação de ativação de inteligência de Heytschapan. O cyno disse que o vinho envenenado, geralmente fatal, foi mitigado pelos poderes psíquicos de Rorvic e que Rorvic ainda está vivo, mas que por ele ser um mutante tão poderoso, não tem outra escolha a não ser matá-lo. Mas Tatcher poderia permanecer vivo, se ele cooperasse. No entanto, Tatcher ataca o cyno e fica inconsciente. Quando ele acorda com uma laceração e dor de cabeça, finalmente percebe o que os cynos queriam. Eles querem injetar os 220.000 livres-mercadores em Heytschapan como um fator perturbador no Enxame. Ele tentou escapar, mas é capturado novamente rapidamente e vê como Rorvic é levado para um local de execução. Os nativos existentes são mentalmente influenciados, de modo que nenhuma ajuda pode ser esperada. No entanto, Oronk Ayai aparece e passa a Hainu um pacote com o traje de combate, junto com a arma. Ele destruiu um projetor de campo de energia e encontra-se pouco depois em queda livre 5.000 pés acima de um oceano novamente. Tatcher recebe água no rosto, e encontra-se frente a frente com Rorvic novamente, e verifica-se que a Hainu tinha ficado à margem de uma luta a nível psíquico entre Rorvic e os cynos, em que Rorvic ganhou.

Os cynos fogem em uma nave-disco preta e até mesmo destroem a estação de ativação da inteligência, para que os moradores de Heytschapan mudem de novo, também termina a radiação de hovalgônio artificialmente aumentada. O plano dos cynos foi frustrado.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!

Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..