Mullon e seus companheiros estabelecem um acampamento após a quebra do helicóptero. Fraudy é atacada por uma cobra, mas é salva por um animal que lembra muito os macacos rhesus. Estes macacos, que mostram uma certa inteligência, são batizados de mungos. Milligan adoece e é salvo graças aos mungos que preparam um mingau com folhas mascadas e cuspidas por eles.

Harper e Glannon chegam perto do acampamento. Cislarczik se junta a eles, mas acaba morto por Harper. Mullon, atraído por um mungo, descobre e captura os dois terroristas mandando-os de volta para Greenwich. Lá, os dois homens negam ter agido sob as ordens de Hollander, que não demonstra nenhuma preocupação com eles. Logo são condenados a cinco anos de prisão e colocados nos destroços da ADVENTUROUS para cumprirem suas penas na cadeia. Os pacientes de Greenwich são tratados com o mingau preparado pelos mungos.

Mullon lidera outra expedição com a mesma equipe estabelecendo seu acampamento em uma ilha no meio de um grande rio. As baterias do helicóptero estão vazias e eles são testemunhas do aparecimento de milhares de seres de luz que se parecem com o fogo de Santelmo. Na boca de um crocodilo que atacou Fraudy, eles descobrem uma espécie de pano azul que desaparece logo e naquela mesma noite, ocorre novamente os fogos de Santelmo. Os quatro terranos desmaiam e acordam como prisioneiros em uma grande sala cheia de dispositivos desconhecidos. Seus captores são as criaturas que se parecem com trapos azuis cintilantes e são batizados de elmos ou de anões azuis.

Os anões azuis os libertam e os levam para sua cidade situada ao pé do monte. Dotados de poderes paranormais, os anões trazem os quatro terranos de volta para o helicóptero para recarregar as baterias vazias e são capazes de fazer isso na cidade, graças a um gerador de corrente primitivo. Depois de ter destruído o rádio do helicóptero, supostamente por acidente, Pashen revela ser um fiel seguidor de Hollander matando Mullon, aparentemente, com um tiro no coração e fugindo com o helicóptero recarregado.

Mullon é salvo pelos anões azuis e depois de mais de um mês, os anões azuis trazem Mullon, Fraudy e Milligan até perto de Greenwich. Milligan entra secretamente na cidade e descobre que Hollander tomou o poder. Mullon se depara com um homem desconhecido chamado Gunter Chellich que se apresenta como um antigo membro dos ‘filósofo da natureza’. Os anões azuis vêm em busca deles, mas não podem levar todas as quatro pessoas no ar. Em vez disso, levam embora três deles, deixando apenas Chellich, que é, na verdade, um membro da defesa do Império Solar designado para supervisionar os colonos exilados.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!

Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..