Vida privada

Ela cuida de [[Ronald Tekener]] depois que ele perde tragicamente sua esposa Jennifer Thyron em 1.147 NCG. Seus sentimentos pelo terrano são intensos, até que finalmente encontra seu amor em 1.179 [[NCG]], no planeta Hollerdass em Hangay. Em 1.331 [[NCG]], ela se apaixona por Ron-Sha-R'itt e abandona seu parceiro. Mesmo após terminar com Ron-Sha-R'itt, sua relação com Tekener não é retomada.

Nota: Devido à semelhança externa da kartanin Dao-Lin-H'ay com os gatos terranos, sua relação com Tekener é considerada bestial por algumas pessoas. Esta posição, no entanto, pode ser considerada como antropocêntrica e racista.

[[Ronald Tekener]] finalmente se cansa das sugestivas perguntas de outros terranos, que querem saber como é dormir com uma kartanin. Então, ele resolve mostrar como é: ele lhes dá socos nos músculos das costas e os empurra para baixo.

Dao Lin1Habilidades

Dao-Lin é uma esper talentosa do povo kartanin. Graças às Lágrimas de N'jala ela é uma poderosa telepata. Mais tarde, verifica-se que ela também é uma telepata natural, que pode usar esta capacidade mesmo sem as lágrimas.

HISTÓRIA

Protetora

Dao-Lin-H'ay é uma habilidosa e talentosa astronauta e esper do Império Kartanin. Pode-se supor que ela esteve em combate na Terceira Guerra do Ar Venenoso. Mas ela não fala sobre isso. Em 429 [[NCG]] ele assume o comando da nave de longa distância MASURA.

Ela é encarregada de retomar os voos regulares de abastecimento de Lágrimas de N'jala para a galáxia [[Fornalha]], interrompidos pela Terceira Guerra do Ar Venenoso. Em [[Fornalha]] ela encontra os representantes da Liga Hanseática, que estavam colhendo paratau para os nocturni.

Determinada a manter o monopólio da colheita para seu povo, ela captura à força um dos Colhedores que os galácticos usam para obter o paratau, cuja tecnologia supera em muito a kartanin. Agindo com extrema audácia, ela invade o escritório da Liga Hanseática em [[Fornalha]] e rouba quase 90% do paratau armazenado. Quando os perseguidores ameaçam alcançá-la, ela leva a MASURA para um local inesperado para os terranos, diretamente para a Via Láctea.

Dao Lin5Em março de 3.677, a MASURA é rastreada por Stalker. O mestre da intriga tenta usá-la para seus propósitos.

Ele e quatro companheiros a infiltram em Árcon I, onde ele pretende ter a oportunidade de sequestrar Homer G. Adams. Oficialmente, trata-se de levar os kartanins e a Liga Hanseática à mesa de negociações; mas, na verdade, o que ele quer é alimentar o conflito. Mas Dao-Lin o engana. Ela captura Adams e recupera a MASURA por meio de uma deflagração controlada do paratau, o que causa uma tempestade psi no sistema Árcon e impede o golpe mortal planejado por Stalker.

Com a ajuda das Lágrimas N'jala – e correndo grande risco – ela leva a MASURA para o sistema Guunen na galáxia [[Cata-vento]], onde ela presencia o início da Quarta Guerra do Ar Venenoso. Mas, graças a 10.000 unidades da frota galáctica, que tinha seguido o rastro da MASURA, esta guerra é evitada.

Logo depois, a Voz de Ardustaar encarrega Dao-Lin de levar a CAPTORA para uma base secreta. Lá, ela recebe o comando de uma frota de naves espaciais de longa distância do Projeto Lao-Sinh.

Dao Lin2Lao-Sinh

Após dois anos de voo, Dao-Lin chega ao [[Tarkanium]], na concentração de poder de [[ESTARTU]], e se torna protetora da colônia Lao-Sinh.

Mais tarde, Dao-Lin recebe a injustificada ordem de entregar a liderança da colônia para Mia-San-K'yon e voltar a M-33. Depois de preparar sua sucessora por um ano, ela parte em 444 [[NCG]] com a nave SANAA, da classe UMBALI, de volta para casa. Quando ela chega à orla de [[Cata-vento]], a nave é capturada pelas unidades galácticas lideradas por Nikki Frickel. O objetivo é obter informações. Mas Dao-Lin consegue escapar das garras dos galácticos.

Voica

Depois da fuga bem-sucedida, Dao-Lin é incluída no clã Voica, a borda da [[NARGA SANT]], com a missão de substituir o falecido antecessor. Mas ela se sente excluída todo o tempo pelos demais 17 Voicas, pois não está a par de todos os seus segredos. Seu novo nome, Dao-Lin-Voica, não lhe diz nada.

Após o paratau perder sua eficácia como ampliador psi, os demais 17 Voicas ficam loucos e querem destruir a [[NARGA SANT]], mergulhando-a em um sol. Apenas com a ajuda de [[Nikki Frickel]] e de [[Gucky]] isso pode ser evitado. Com isso, termina a era da Voz de Ardustaar.

Dao Lin4Tarkan

Dao-Lin-H'ay viaja para o universo [[Tarkan]] com a Força Expedicionária Galáctica.

Imortal

Dao-Lin-H'ay recebe um ativador celular em 1.174 NCG.

Em 1.179 [[NCG]] ela deixou o [[Humanidrom]] e segue para Hangay, atendendo pedido da Grande Senhora Mei-Mei-H'ar para mediar um conflito entre os vennoks e os mamositus. Com a chegada de Tekener, os dois decidem trabalhar juntos pela unidade de Hangay com Cata-vento.

Hangay

A partir de 1.290 [[NCG]], Dao-Lin toma parte das missões [[SOL]] em Segafrendo, Dommrath, Wassermal e no Turbilhão Estelar. Depois de uma breve escala na Via Láctea, ela e Tekener lideram uma expedição da [[SOL]] para Hangay. Após a chegada da [[SOL]] a Hangay, em 1.330 [[NCG]], eles lideram as primeiras negociações entre kartanins e karapônidas.

Após o pouso forçado da [[SOL]] em Ultrablue, em 1.331 [[NCG]], ele estabelece boas relações com os kartanins cinzas. Ela se apaixona pelo líder Ron-Sha-R'itt e deixa tanto a [[SOL]] quanto Tekener para viver com os kartanins cinzas. Ela explora a estação solar dos vaccaos. Quando, 12 anos depois, a [[SOL]] tem de fugir do sistema Ultra devido à chegada de uma flotilha dos awours, Dao-Lin-H'ay decide deixar Ron-Sha-R'itt e voltar para a nave de gerações. Mas seu relacionamento com Tekener não é retomado. Tekener só aceita isso depois de alguns meses.

Quando a [[SOL]] alcança Hangay em meados de 1.343 [[NCG]], mesmo contra as ideias de Tekener, Dao-Lin-H'ay começa a organizar a resistência dos povos de Hangay contra a Coluna Traitor. Depois de um encontro secreto dos povos de Hangay em 1.344 NGC, desbaratado por ciclone entrópico, Dao-Lin deixa a [[SOL]] a bordo de um space-jet. Ela nunca mais avista a SOL. Mas se torna a força motriz por trás da Noquaa-[[Kansahariyya]] (NK) e cria uma amizade especial com Afa-Hem-F'ur, a porta-voz da Floresta Viva Quamoto.

Dao Lin3Em um momento desconhecido, o aglomerado estelar Segarenis é convertido em uma protocélula caótica, processo acompanhado pelo NK há vários anos. Dao-Lin parte para investigar o local e desaparece, pois sua nave é seriamente danificada por uma estação espacial pirata. Ela é capturada pelo líder deles e é torturada durante mais de um ano. Apenas em 1.346 [[NCG]] as tropas de desembarque da RICHARD BURTON conquistam a estação. Ela conta a história da [[SOL]] para [[Atlan]], tanto quanto ela a conhece. Ela o acompanhou, em Kosichi, até o coração de Alomendris e aprende a história das Florestas Vivas.

A partir do final de 1.346 [[NCG]], ela supervisiona a instalação da base Win-alpha.

Um ano depois, ela viaja com a CS-1 para Vatucym, a fim de levar a Floresta Viva local para a região para além da parede do núcleo da galáxia. Ela descobre a existência do Esquadrão Vibratório. Durante a tentativa de entrar em contato com a Floresta 126, ela é acompanhada por alguns kartanins deste esquadrão. Eles são confrontados pela presença de três legados e colocados em perigo devido à superioridade mental de KOLTOROC. Ela retorna com sérios ferimentos causados por uma cápsula de veneno escondida em seu corpo, que foi implantada por razões de segurança.

Em novembro ela parte com a CS-1, a pedido de [[Perry Rhodan]], para o centro de Hangay, fazendo um voo de reconhecimento. A CS-1 encontra a [[Última]] Frota. Dao-Lin convence sua comandante Log-Aer-M'in a se colocar sob as ordens de Perry Rhodan.