Fartuloon age como criador de máscaras e dá a [[Atlan]] uma nova face. O Príncipe de Cristal deve aparecer como Satago Werbot em Trumschvaar. Tirako Gamno também foi transformado e agora é chamado Sonper Tesslet. Ambos aparecem como ex-tripulantes da HEKUAH, que queriam escapar da monotonia da vida a bordo e são enviados com uma nave auxiliar a Trumschvaar para experimentar aventuras emocionantes.

A nave de Fartuloon opera em várias transições até a vizinhança do sol Trumsch e infiltra a nave auxiliar com Werbot e Tesslet a bordo. Em seguida, a nave esférica desaparece no labirinto de estrelas da Via Láctea. A nave auxiliar penetra no sistema Trumsch e em breve é solicitada a se identificar por uma nave de guarda dos kralasenes. Werbot e Tesslet contam a sua história e recebem permissão para pousar em Trumschvaar.

Durante a aproximação ao espaçoporto de Uzruh, Werbot e Tesslet notam uma estranha nave espacial destruída. Ela tem a forma aproximada de um cubo com um comprimento de 300 metros de lado.

Nota: De acordo com as descrições, poderia ser um fragmento de uma nave espacial dos pos-bis.

Depois de uma breve incursão na estranha nave cúbica, onde eles encontram um cone cheio de plasma aparentemente senciente, [[Atlan]] e Gamno encontram Horkate. O kralasene leva os dois homens, depois de uma viagem alucinante com o planador, para o escritório de triagem. Lá eles são apresentados a Guurth de Afkunis, que é quem tem que decidir sobre a sua inclusão na força mercenária. O kralasene de rosto mutilado, Arunt, leva [[Atlan]] e Tirako para uma sala de treinamento. Lá eles atravessarão uma paisagem de aparência estranha, que mantém muitos perigos para os dois homens. Em seu caminho eles são atacados por lutadores humanoides com machados de batalha e espadas. Os atacantes são projeções e são desligados através de um emissor de pulsos, escondido no equipamento secreto, que Werbot e Tesslet carregam consigo.

O próximo ataque ocorre através de animais gigantes que são semelhantes ao gado park arcônida. Dois touros correm em direção aos dois homens que se defendem com suas bestas. Eles conseguem matar ambos os animais com as setas, que são equipados com ogivas explosivas.

No final da pista de treinamento Werbot e Tesslet são recebidos por Arunt que os leva novamente para Guurth de Afkunis. Ele os leva para os mercenários de Sofgart o Cego e aloca-os no exército das forças de terra. Esta decisão arbitrária desagrada Parthos que preferia os ter atribuído às tropas de blindados voadores. Há uma altercação verbal entre Guurth e Parthos, na qual Parthos tenta impor sua vontade pela força das armas. Mas Werbot e Tesslet lutam ao lado de Guurth o que faz com que Parthos saia da sala furioso.

Os dois novos kralasenes saem voando de Arunt para os bairros da área de pouso da Sétima Brigada e se apresentam ao comandante Soltharius. 25 kralasenes que estão na área de pouso da Sétima Brigada e não concordam com o reinado de terror de Sofgart o Cego, fizeram os preparativos para fugir de Trumschvaar. Werbot e Tesslet se juntam aos homens de Soltharius. Quatro espaçonaves foram razoavelmente preparadas e estão prontas, só a libertação de Kelatos ainda está pendente.

O grupo em torno de Guurth de Afkunis quer usar [[Atlan]] e Gamno para matar o líder Kelatos em uma suposta tentativa de fuga. Mas [[Atlan]] vê através do jogo duplo que é operado por Guurth e Soltharius. Satago Werbot desenvolve um plano e vai como um suposto traidor na sede de Parthos. Ele é preso na prisão de Kelatos. O resgate de Kelatos começa no meio da noite. Tesslet vem com um blindado voador e tira Kelatos e Werbot da prisão. Ao mesmo tempo o quartel-general de Parthos é atacado pelos homens de Soltharius. Mas Parthos não fica inativo e ataca a sede de Guurth de Afkunis.

No meio da noite, uma explosão nuclear ocorre no centro da cidade. Trumschvaar é atacada de fora. Dez naves de desembarque dos maahks soltam as suas tropas. Os kralasenes surpresos começam a resistir violentamente. As diferenças internas são encerradas imediatamente. A nave de Guurth de Afkunis é atacada pelos maahks, mas não com a dureza e falta de consideração que é característica da guerra diária entre metanitas e arcônidas. Parthos vem com os seus homens para ajudar Guurth. Mas o almirante só é encontrado morto. Provavelmente sua fuga bem-sucedida do cativeiro dos maahks foi o ponto de erupção para a operação de desembarque. Os metanitas não poderiam deixar essa desonra acontecer e vão para Trumschvaar encontrá-lo e levá-lo de volta em suas mãos. A nave-mãe dos maahks e abatida pela nave capitânia de Sofgart o Cego, que aparece em Trumschvaar.

[[Atlan]] e Tirako Gamno acompanham Kelatos que foge em uma instalação subterrânea. Em uma das salas subterrâneas é localizado no teto uma representação de um sistema estelar com dez planetas. O desenho tem aproximadamente 30.000 anos de Árcon. Em outra sala há o mesmo sistema estelar, mas desta vez com apenas nove planetas e um anel de asteroides representado o lugar do quinto mundo. Este mundo foi aparentemente destruído no decorrer de uma guerra.

[[Atlan]] revela sua identidade e se surpreende ao descobrir que Kelatos é na realidade Trontor Semian, filho do Primeiro Conselheiro para assuntos de defesa de [[Gonozal]] VII. Depois que ele jurou lealdade a [[Atlan]], ele pode descobrir que Farnathia está a bordo da nave capitânia de Sofgart, que quer entretanto desembarcá-la em Ganberaan, o mundo da tortura, para preparar uma armadilha para o Príncipe de Cristal. [[Atlan]] quer correr o risco e libertar sua amada das mãos de Sofgart o Cego.

Na proteção de um grande festival, que é realizada a pedido de Sofgart o Cego, [[Atlan]], Tirako Gamno, Kelatos e outros quatro seguidores conseguem entrar na nave de Sofgart. Quando dois dos homens de Kelatos são detectados com armas escondidas, um alarme é disparado. Kelatos e um de seus homens morrem no bombardeio concentrado com desintegradores. [[Atlan]] e seus homens restantes fogem da nave. Kralasenes, que não concordam com o reinado brutal de Sofgart o Cego, acreditam que chegou a sua hora e atacam os guarda-costas de Sofgart. Eles são repelidos com canhões pesados da nave. Os rebeldes sofrem enormes prejuízos. Tirako Gamno também sofre pesadas queimaduras. [[Atlan]] consegue alcançar, em segurança, com seu amigo a estranha nave cubo na borda do espaçoporto de Uzruh. Antes mesmo que ele possa fornecer-lhe a emergência médica, Tirako exala seu último suspiro de vida.

A paz reina novamente em Uzruh. Fortemente vigiado, Sofgart o Cego deixa sua nave. Os líderes das tropas individuais foram presos e executados diante dos olhos dos kralasenes derrotados. Os rebeldes remanescentes tentam se aproveitar deste momento de brutalidade, e partir com as quatro espaçonaves preparadas, mas apenas uma delas escapa para o espaço.

Os kralasenes se afastam para seus aposentos. Satago Werbot foi descoberto na comporta da nave cúbica. Ele conta uma história aos homens de Sofgart e consegue ser contratado como engenheiro de testes para os campos de pressão do reator na nave de Sofgart. A espaçonave decola de Trumschvaar e define curso para Ganberaan.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.