Os ayindis perceberam nesse meio tempo que os galáticos, e principalmente os portadores de ativador celular, podem ser valiosos aliados na luta contra o Abruse.
Com a STYX, Moira, Rhodan e [[Atlan]] vão mais uma vez ao Arresum e aproximam-se de Ruulem, um planeta educacional dos ayindis. Durante o voo Moira fala sobre sua juventude e os portadores de ativador conhecem um pouco mais sobre o Abruse, o antigo povo dos bayarens e a eterna luta dos ayindis contra o incompreensível Abruse.
Em Ruulem, a coordenadora local apresenta uma interessante oferta aos dois galáticos: Rhodan receberá naves-raia ayindis, caso concorde em lutar contra o Abruse. Rhodan concorda, embora afirme que seu povo não está em condições de controlar mentalmente as naves ayindis. Durante as experiências os dois terranos entram em contato com uma projeção Abruse pela primeira vez. Moira revela outro segredo: seu “esplendor capilar” é na realidade um ser vivo. Este ser – chamado Kibb – tem sido seu simbionte desde dois milhões de anos atrás. Kibb dá a ela a imortalidade e a salvou naquela época da morte certa no Parresum, pois somente Kibb permite a Moira a estadia indefinida no Parresum.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.